TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Por:   •  21/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  3.024 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Amanda Suellen Araújo do Nascimento¹

Giovana Cristina Soares

Irenilde dos Santos Viebrantz

Natércia Hansen Sperber

Sabrina Aline Barcelo

Adriana Giovanela²

RESUMO

Os recursos humanos, através de suas atividades desempenham um papel fundamental nas organizações. É uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos, independente da sua área de atuação. Os profissionais de RH e os líderes das empresas hoje em dia são os principais responsáveis por tornar o trabalho e as demandas mais atrativas aos funcionários. Portanto, para obter bons resultados a equipe de RH pode utilizar várias técnicas e diferentes ferramentas para alavancar uma organização. Ficou pra trás o tempo em que o RH era penas para contratações, pagamentos e demais burocracias. Se tratando da metodologia, realizou-se pesquisas em sites e livros, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica.Conclui-se que o RH abrange boa parte da empresa e que serve como pilar na qualidade, pois com pessoas motivadas e comprometidas conseguimos bons resultados.

  1. INTRODUÇÃO

 A área de recursos humanos vem tendo grande importância, pois são as pessoas que alcançam resultados, tanto se tratando de qualidade, como de produtividade e atendimento, garantindo assim o que a empresa busca no mercado.

Este setor também está para auxiliar e facilitar o desempenho e a organização de um todo para que se garanta eficiência dos colaboradores, identificando possíveis funcionários desmotivados que possam atingir os demais e tentando assim recuperá-los, identificando seus motivos e achando soluções, ou caso contrário, desligá-los.

Nos processos de RH, podemos citar: recrutamento e seleção de pessoal, descrição e análises de cargos, avaliação de desempenho, desenvolvimento organizacional, remunerações e benefícios, entre outros.

   Chiavenato (2009) relata que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. Os recursos humanos são de suma importância para uma organização, para que assim ela garanta sua vitalidade e pleno funcionamento.

  Sendo assim, os recursos humanos são uma maneira de qualificar e gerir a equipe, obtendo um retorno eficiente na produtividade e garantindo assim o trabalho em equipe com qualidade e fidelidade de seus colaboradores.

Por isso, será apresentada qual a função dos Recursos Humanos - RH atualmente, as vantagens; e como o RH pode ajudar a manter a ordem e qualidade na empresa.

  1. RECURSOS HUMANOS

Com a constante evolução das empresas e um rápido avanço tecnológico deixa o mercado cada vez mais competitivo, para enfrentar a concorrência existe a necessidade de um planejamento organizacional. O planejamento pode provocar modificações em pessoas, tecnologia e sistema. As alterações com relação às pessoas correspondem á necessidade de: treinar, desenvolver, substituição e avaliação. As alterações da tecnologia podem ser exibidas através da evolução do conhecimento, pelos novos métodos de realizar os trabalhos. No sistema podem acontecer modificações nas responsabilidades, nos níveis de autoridades, instrução, procedimentos, comunicação, entre outros.

O objetivo do planejamento deve ser maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Procurando assegurar uma situação de eficiência, eficácia e efetividade para a empresa.Para Oliveira (2010, p. 5), o planejamento pode ser conceituado como um processo, “desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”.

Dentro das organizações existe o setor de recursos humanos, onde exerce a função de atrair, contratar, desenvolver, engajar, treinar e manter os colaboradores comprometidos com a excelência e resultados organizacionais. Os recursos humanos é um setor de staff, logo, assessora os demais setores. É um setor que complementa os demais setores, essas complementações equivalem a informações jurídicas, treinamento da liderança para prepará-los e orientá-los a ações e decisões mais assertivas, contabilidade, funções estratégicas e relações humanas, com isso, facilitado e alinhando o processo de planejamento e tomada com os demais setores.

Segundo Chiavenato (2000,p.153), “a função do órgão de gestão de pessoas enquanto staff é assessorar a organização no desenvolvimento de diretrizes e políticas para a solução de problemas específicos de pessoal e suprir de dados que possibilitarão decisões ao chefe de linha”.Como é possível verificar na figura 1.

[pic 1]

Afigura 1 demonstra que cada processo combina e influencia diretamente em outro processo, sendo assim, são processos interligados, harmonizados e claros, com objetivo de construir a melhor equipe, conseqüentemente, o desenvolvimento da empresa. É possível garantir que valores dos funcionários estejam alinhados ao da empresa, resultando em uma boa execução dos objetivos individuais e coletivos. Portanto, conquista um ambiente com clima de cooperação, motivação e convívio saudável, requerem processos e comunicações assertivos.

O quadro de funcionário que possui qualificações e comprometimento resulta no desenvolvimento da empresa, esses processos são essenciais para recrutar pessoas capacitadas, dispostas a desenvolver, transmitir a cultura e regras da empresa, auxiliando e monitorando as pessoas.

Processo de provisão tem como propósito definir quem trabalha na empresa. Seleciona as pessoas qualificadas para abastecer e prover para organização um quadro de funcionários com habilidades necessárias para atender a demanda.

Processo de aplicação desenvolve desenhos de cargos que o profissional exercerá na organização, com requisitos claramente definidos como, responsabilidade, qualificação, experiência e habilidades pessoais. Orientando e acompanhando o seu desempenho na elaboração das tarefas, facilitando a adaptação no ambiente de trabalho e ajudando a exercer melhor sua função, com isso, colocando em prática seu critério de avaliação.

Processo de manutenção cuida da parte de condições ambientais, psicológicas, remuneração, benefícios, higiene e qualidade de vida, mantendo uma boa relação com sindicato. Isso faz as pessoas se sentirem recompensadas e motivadas a exercer suas atividades com compromisso e dedicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (200.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com