TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de capital humano nas organizações

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do capital humano dentro das organizações

Com a 1° revolução industrial houve a mecanização industrial e da agricultura, já na 2° revolução as transformações foram marcadas por grandes fenômenos onde podem ser citada, divisão de trabalho, produção em larga escala e outros caracterizando uma organização capitalista.

Com o capitalismo surgem os proletários, operários que vendem sua mão de obra para os proprietários (empresários) em troca de salário. Era imposta má condição de trabalho aos trabalhadores, pois visavam apenas lucro e aumento na produção.

Com estudo de teorias para solucionar tantos problemas no mundo empresarial, destaca o avanço das ciências humanas, como a psicologia, sociologia e a psicologia do trabalho trouxe essa visão humanística da administração que visa à valorização do trabalho humano.

Com uma visão humanística Elton Mayo vê o homem como um ser social com sua motivação e necessidade de socialização e reconhecimento. A teoria das relações humanas constatou que todos têm necessidades básicas: fisiológicas, psicológicas e autorrealização.

Assim a ciência adotava um sistema cientifico para a organização mecânica e fechada desconsiderando os diferentes ambientes. Sendo que hoje as empresas reagem ao seu ambiente se adaptando com as mudanças que possam vim a acontecer.

Com o desenvolvimento industrial se intensificando surgem necessidades de métodos de planejamento e controle de trabalho, um teórico que se destaca é Frederick Taylor, pioneiro da administração cientifica, com seus estudos de tempos e movimentos padronizaram as tarefas de trabalho, já na administração clássica tem como destaque Henry Fayol este se preocupava com a estrutura organizacional sendo que ambas os operários eram vistos como maquinas.

Dito isso, as organizações que agem de forma mecânica tende a ter dificuldades ao enfrentar mudanças, com o processo racional e técnico de desvalorização de pessoas.

Com a necessidade de mudanças o desenvolvimento das ciências humanas para modificar a forma de trabalho, a estrutura organizacional e os estilos de liderança o homem com tudo passa a ser um ser social resultando num maior desenvolvimento do trabalho.

Nos dias de hoje, na era da informação, o maior capital intelectual é o recurso mais importante das organizações, o dinheiro passa a não ser o recurso mais importante e sim o conhecimento desenvolvendo e aplicando forma adequada à utilização dos recursos materiais e financeiros das organizações. Surge então a sociedade do conhecimento, a qual é marcada pelo aparecimento do capital humano pessoas habilitadas e educadas.

Atualmente quando mais satisfeitos os colaboradores estiverem, mas produtivos e maiores será satisfação dos clientes devido a melhor qualidade do produto oferecido.

A cultura organizacional de uma empresa pode influenciar no comportamento dos colaboradores. O comportamento humano é estimulado que levam a praticar novas ações gerando desta forma posturas e comportamentos inovadores. Desta forma o funcionário deixa de ser simples portador de estruturas sociais para torna-se agente de sua construção.

A qualidade de vida no trabalho não pode ser apenas considerada uma fonte de renda mais também um meio de satisfação de necessidades, com reflexos na qualidade de vida. Sendo assim, as empresas passam a ser mais competitivas diante do mercado global devido à qualidade de vida de seus trabalhadores.

Vendo que o colaborador faz parte do processo estimular seu espírito empreendedor só trará benefícios para a organização, com liberdade de expressão e participação nas decisões trazendo benefícios para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com