TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de se ter um planejamento dentro de uma empresa

Relatório de pesquisa: A importância de se ter um planejamento dentro de uma empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.121 Palavras (17 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho se mostra como uma ajuda aos nossos conhecimentos e aprendizagem sobre o conteúdo através de diversos materiais pesquisados. A importância de se ter um planejamento dentro de uma empresa. Suas diferentes formas, em qual área cada uma delas pertencem, a quem se é atribuído dentro de uma empresa. Com a criação de uma Instituição de Ensino fictícia aprenderemos a teoria e a prática realizada da organização de um evento social por uma empresa. A importância da direção dentro do processo administrativo, reconhecê-la como função do administrador dentro de uma empresa e os níveis de direção. E todas as funções do Processo Administrativo, confrontando a prática com a teoria, a fim de compreender melhor as atividades realizadas e aprimorar execuções futuras.

ETAPA 1-PASSO 1

“ PLANEJAMENTO”

Definição 1- Livro –Administração-Teoria, Processo e Prática-Idalberto Chiavenato

É a primeira função administrativa que servirá de base para todas as outras como organização, direção e controle. É preparar-se de forma mais consistente com ações presentes para as incertezas do futuro e suas mudanças, definindo antecipadamente os objetivos a serem alcançados, como alcançá-los e da melhor maneira possível com o mínimo de esforço e custo. O planejamento não é trabalhado em adivinhações do futuro, mas meio como intuição para que a empresa se prepare deixando-a em alerta para que possa antecipar algumas ações quando necessário para passar por algumas adversidades.

Definição 2- Livro -Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada- Maria Margarida Krohling.

O Planejamento é um processo racional e lógico, onde há estudos, questionamentos, diagnósticos, decisões e ações a serem tomada, determinação de objetivos, plano de ações, utilização de recursos dentro de uma empresa. Não é uma previsão e sim uma percepção do que provavelmente possa acontecer tirando como base o passado.

Definição 3- Livro- Planejamento estratégico: conceitos metodologia e práticas- Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira.

Planejamento é uma das funções da administração de uma empresa, fundamental para que tudo esteja devidamente voltado para o objetivo principal da empresa que é a consolidação desta através de geração de caixa e lucro para aperfeiçoar-la.

Definição 4- Site do Sebrae- Autora Patrícia Lins.

Planejamento é a preparação da empresa para um empreendimento, onde são estabelecidos objetivos, etapas a serem cumpridos, prazos e forma de concretização destes. É organizar informações e dados importantes, necessários e fundamentais tanto para manter a empresa e funcionando, quanto para atingir as metas. Não é uma garantia de sucesso, mas um bom planejamento aumenta as chances e diminui os riscos, que são efetivamente calculados.

ETAPA 1- PASSO 2

“ Veja o futuro antes dos outros”-Roberto Shinyashiki – O passado é visto como conseqüência do presente e futuro. Planejando o presente, planeja-se o futuro. Percebe oportunidades onde a maioria vêem problemas. Visualiza o futuro, vê além, cria competência para aproveitas oportunidades, traçam seus objetivos, programa sua organização, elabora seu planejamento, implanta ,executa e faz a avaliação de seus resultados.

“ O desafio do administrador do futuro”- Prof. Paulo Barreto dos Santos- Não atribui as conseqüências ao passado. Estudo sistemático e contínuo de seus planejamentos e estratégias. Prepara-se para o imprevisível, com racionalidade nas tomadas de decisões. Visa o futuro atual da empresa e planejamento voltado ao futuro.

Analisando o material estudado anteriormente, podemos concluir que o planejamento é de suma importância para funcionalidade de qualquer empresa. Vimos pelos exemplos de Roberto e Paulo, que existem diferentes maneiras de se traçar esses planejamentos e divergentes referências. Mas ambas com a mesma finalidade, melhoria, crescimento, lucratividade e reconhecimento da empresa no mercado.

ETAPA 1- PASSO 3

O que é Planejamento?

O planejamento é a primeira função administrativa dentro de uma empresa, que serve de base para todas as outras. Exige organização, direção e controle. Tem como finalidade o alcance dos objetivos, traçando planos, desenvolvendo-os bem, tendo um maior controle das ações a serem tomadas durante este processo para que tudo possa dar certo da melhor maneira possível, dedução dos problemas que poderão surgir e se antecipar as soluções, aumentando a chance de alcançar os objetivos de foram estruturados, cortando custos, cumprindo prazos, aumentando a qualidades de seus serviços e a satisfação de compradores e fornecedores. Empresa bem planejada e estruturada economiza também tempo e dinheiro e melhora a qualidade de seus serviços e aumenta a satisfação de compradores e fornecedores.

Quais os tipos de Planejamento?

Planejamento Estratégico- Possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Objetivos de longo prazo e com ações que afetam a empresa como um todo. Sozinho é insuficiente já que se trata de longos prazos e não existem ações imediatas que o operacionalizem, tem um grande grau de incerteza por não prever o que pode acontecer. O planejamento Estratégico é elaborado por níveis mais altos da empresa como diretores, vice-presidentes e presidentes da empresa. É a primeira tarefa da empresa, com um conjunto de tomadas de decisões deliberadas e sistemáticas, seu objetivo é o lucro, crescimento da empresa e autonomia. Aumentar a participação no mercado, diminuição de custos e elevar os índices de liquidez da empresa.

Planejamento Tático- Trabalha com a decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico, é como se dividisse o planejamento estratégico e a cada uma dessas divisões fosse desenvolvido outro planejamento. Objetivos de médio-curto prazo, orienta o processo de decisão, otimizando determinadas áreas de resultados com ações que afetam somente parte da empresa. O planejamento tático é elaborado pela parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com