TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Web marketing para o Mercado Atual

Por:   •  14/5/2017  •  Monografia  •  9.051 Palavras (37 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 37
  1. O MARKETING

Para a Associação Americana de Marketing, “marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, definição de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. Alguns especialistas de mercado, como Kotler, estabeleceram princípios elementares e deram sentido aos fundamentos até então estabelecidos, trazendo demonstração objetiva ao pensamento de marketing, associando definitivamente o produto à satisfação de necessidades dos clientes.

Os autores KOTLER e ARMSTRONG (1993:264) definem marketing “como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”. Descrevem também o conceito de marketing, afirmando que, “para alcançar os objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes”.

Para Drucker “O marketing ensina que são necessários esforços organizados para levar uma compreensão do ambiente externo — da sociedade, da economia e do cliente — para o interior da organização.

O marketing tem sido descrito por alguns autores como um grupo de atividades de negócios; como um fenômeno de comércio; como um processo de ajustamento da demanda e da oferta, e muitas outras coisas. No entanto, após Kotler, e até os dias de hoje, entende-se que fazer marketing é produzir o que o consumidor deseja para satisfazer suas necessidades, e então, a partir dessa linha de raciocínio, estabeleceu-se toda uma cultura daquilo que se entende por marketing moderno.

Para que uma empresa possa atender, satisfazer e manter seus clientes, ela deve administrar eficientemente seus recursos, direcionando-os em busca dos objetivos impostos pelo mercado. Mas deve também estar atenta a cada oportunidade que se apresente, estando sempre atento as necessidades atuais e futuras de seus clientes.

“Marketing e inovação são as únicas funções básicas em uma empresa, no chamado business. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são apenas custos” (DRUCKER, 1999:35).

Por isso, é muito importante estar sempre à frente dos concorrentes, antecipar tendências de consumo, acompanhar variações de necessidades e determinar caminhos rumo à continua satisfação do consumidor. Daí a importância vital de administrar cada passo dado no mercado, tendo sempre em vista quais os seus objetivos estratégicos de longo prazo, e perseverar rumo a eles.

A definição desses objetivos obriga as organizações a refletirem  sobre o que se pretende como empresa; quais meios e recursos efetivamente pode-se dispor para a operação. Há de se estabelecer que mercado se pretende ocupar e manter. Com quais produtos isso será feito com sucesso, no que a empresa pode ser e é melhor ou pior do que os concorrentes.

Para uma operação empresarial que tenha o lucro como objetivo, o campo da administração de maior importância para o alcance desta meta é, sem dúvida, o marketing.

  1. A ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

A função da administração de marketing numa empresa está relacionada ao desempenho de atividades essenciais, tais como: especificar, através de sistema de informações e pesquisas, quais produtos ou serviços são desejados por quais grupos de consumidores, selecionando o sistema de canais de distribuição e gerenciando o esforço promocional.

O marketing possui uma abrangência muito grande participando também da fixação dos padrões de vida em sociedade. Só desenvolver um bom produto não resulta necessariamente em sucesso empresarial, pois o produto precisa atender a várias necessidade do mercado. O sucesso está na capacidade de se desenvolver novos produtos, determinando-se previamente quais as necessidades e desejos dos consumidores em potencial, e especificá-los com vistas a satisfazer tais necessidades e desejos.

A administração de marketing  preocupa-se com:

  • Localizar e mensurar a demanda de um ou mais grupos de consumidores por algum tipo de produto ou serviço em determinado espaço de tempo;
  • Traduzir essa demanda em produtos ou linha de produtos;
  • Desenvolver e implementar um plano que torne o produto disponível sob a forma de oferta;

A essência do marketing dentro da empresa, pode-se ser melhor visualizada, como gestor da movimentação e distribuição de bens do produtor até o consumidor.

  1. O COMPOSTO DE MARKETING

Em síntese, pode-se resumir os vários estudos e teorias sobre a finalidade das ações de marketing e propostas para a formação do chamado composto de marketing em quatro grandes abordagens, resumidas no quadro 1 a seguir:


QUADRO 1 - VARIÁVEIS PROPOSTAS PARA O COMPOSTO DE MARKETING, SEGUNDO I) MCCARTHY, II) LAUTERBORN, III) GONÇALVES E GONÇALVES FILHO, IV) STIL E ZIMMERMAN E V) DUFOUR.

I

PRODUTO

PREÇO

PLACE (PRAÇA)

PROMOÇÃO

Tipo

Qualidade

Design

Características

Marca

Tamanhos

Serviços

Garantia

Devolução

Embalagem

Preço de lista

Desconto

Reduções

Prazo de pagamento

Condições de crédito

Canais

Cobertura

Sortimento

Localização

Estoque

Transporte

Promoção de vendas

Propaganda

Venda pessoal

Relações públicas

Marketing direto

II

CLIENTES

CUSTOS

CONVENIÊNCIA

COMUNICAÇÕES

Atendimento aos anseios e necessidades

Custo do produto para seus clientes

Custo de satisfação

Criação de comodidade para compra

Vendas à distância

Variedade de opções

Segmentação e nichos

Atendimento on-line e off-line

Diálogo com os consumidores

Uso de database

Relacionamento com os clientes

Busca de prospects

III

PRODUTO

PRODUTIVIDADE

PRAÇA

PROMOÇÃO

Expansão do conceito do produto com serviço de atendimento ao cliente

Sistema de monitoramento e controle de qualidade

Atuação em sinergia com a estratégia de negócios: baixar custos, diferenciar ou enfocar

Operacional

Gerencial

De escritório

De informática

Comprar por computadores

Sistema de distribuição

Multiplicação dos pontos de vendas

Telemarketing - televendas

Videocassete, teleconferência, videodisco, CD-ROM

Notebooks

Expert systems

Sistema de vídeo por computador

Código de barras, cartões magnéticos, impressoras de cheque, etc.

Cartões de débito, smart cards

IV

PRODUTO

PREÇO

PRAÇA

PROMOÇÃO

Podem ser criados e produzidos em diferentes locais

Globalização

Uso de software inteligentes

Espaço virtual.

Muda, pois o consumidor passa a ter o controle da informação

V

PRODUTO

PREÇO

DISTRIBUIÇÃO

COMUNICAÇÃO

Novos produtos

Disponibilidade temporal, qualitativa e quantitativa

Serviços pós-vendas on-line

Meios de pagamento eletrônico

Oferece promoções personalizadas

Análise do comportamento de compras

Questões jurídicas e fiscais

Sem intermediação

Vendas à distância

Lojas virtuais

Nova intermediação

Novo suporte publicitário

Multimídia

Comunicação multipartida

Aldeia global permanente

Publicidade interativa

Relacionamento com os clientes

Troca de informações

Medições de tráfego

Estratégias

Fonte: Adaptados de Kotler, 1993; Schultz, Tannenbaum e Lauterborn, 1994; Gonçalves e Gonçalves Filho, 1995; Stil e Zimmerman, 1996; Dufour, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61 Kb)   pdf (479 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com