TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos sistemas de informações gerenciais para as organizações

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE PARAIBANO – EESAP

DOCENTE: JOICE ALVES

DISCENTE: MARCELA LINS FIGUEIREDO LUNA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: P3

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

RESENHA CRÍTICA: “A importância dos sistemas de informações gerenciais para as organizações

GUARABIRA(PB) - 2021

PORTO, Maria Alice Guedes; BANDEIRA, Anselmo Alves. A importância dos sistemas de informações gerenciais para as organizações. Disponível em: <https://simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/974.pdf> Acesso em: 17/03/2021.

        O artigo apresenta o tema (SIG) Sistema de informações gerenciais, de forma explicativa com uma linguagem compreensível ao seu público alvo, sobre sua importância para as organizações, bem como seus diversos benefícios quando bem planejado, desenvolvido e implantado, o que implicará diretamente na qualidade das decisões tomadas pelos gestores empresariais.

Com a alta competitividade no mundo dos negócios, com a busca por uma maior lucratividade e menores prejuízos, as organizações vêem a necessidade de implementação desses SIG por serem capazes de alcançar esses objetivos. Dessa forma, o autor confronta através da perspectiva conceitual de vários autores, expondo sua funcionalidade através de informações relevantes e eficazes, que auxiliam a gestão em suas decisões empresariais.

 Aborda a amplitude que as informações demandadas pelos níveis estratégico, tático e operacional de uma organização alcançam, comprovando a necessidade de inserção do SIG como forma de aprimorar e facilitar a comunicação informacional e otimização das atividades executadas entre esses níveis de modo a buscar uma eficácia organizacional. Para isso, é primordial que os responsáveis pelo papel decisório de uma empresa entenda os componentes envolvidos no processo, assim como suas interações, de forma a assegurar êxito em seu funcionamento, que segundo Claver et al (2001 apud TEIXEIRA JUNIOR; OLIVEIRA, 2003), o sucesso dos sistemas de informação nas organizações está condicionado à união de dados, tecnologia da informação e pessoas, sendo estas últimas estabelecidas na condição de indivíduos dentro da cultura organizacional.

Nesse sentido, vale destacar que esse sucesso está vinculado a um planejamento adequado desse sistema de informações, capaz de permitir um maior controle e tomada de decisões assertivas. Segundo Robbins (2001) planejamento é uma função gerencial que engloba a definição das metas de uma corporação, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar estas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos para integrar e coordenar atividades. Sob esse aspecto, a figura humana se evidencia como parte essencial do sistema pelo seu nível de envolvimento.

A concepção e aperfeiçoamento desses sistemas de informações se deve ao fato principalmente do surgimento da internet, responsável por estreitar a comunicação entre pessoas e organizações, tem como pontos positivos para as empresas a disseminação de seus produtos e serviços, facilitar a comunicação entre seus membros e setores, aprimorando o desempenho operacional.

Diante do exposto, pode-se ressaltar que o sistema de informações gerenciais contribui significativamente para as organizações, trazendo inúmeros benefícios, dentre eles maior rapidez nos processos de comunicação, facilidade no acesso às informações, bem como melhoria na tomada de decisões. Assim, é interessante que mais empresas busquem essa ferramenta valiosa, que se bem administrada contribuirá positivamente para os resultados almejados pelos administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (70.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com