TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da liderança no clima organizacional

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO IMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM GESTÃO PÚBLICA

Marcela Santiago de Souza

A Influência da liderança no Clima Organizacional

Brasília

2015

A INFLUÊNCIA DO LÍDER NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Marcela Santiago de Souza

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PUBLICA DO INSTITUTO IMP

PROF. CONCEIÇÃO REJANE MIRANDA DA CRUZ

ORIENTADORA DE CONCLUSÃO DE CURSO

RESUMO

        Este artigo teve como objetivo demonstrar a influência que a liderança  exerce no clima organizacional. Abordou, ainda, sobre motivação, diferenças entre chefe e líder e estilos de liderança. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, em um estudo sistematizado, desenvolvido através de pesquisas em livros e em materiais de acesso eletrônico disponíveis para o público em geral. Concluiu-se  que o líder com seu estilo de liderança exerce papel fundamental na construção do clima organizacional.

Palavras-chaves: Liderança; Líder; motivação; Estilos de liderança.

ABSTRACT

This article aimed to demonstrate the influence that the leadership exerts in the organizational climate. It also approached about motivation, differences between boss and leader and leadership styles. The methodology used was bibliographic search in a systematic study, developed through research in books and electronic access to materials available to the general public. It was concluded that the leader with his leadership style exerts a fundamental role in building the organizational climate.

Keywords: Leadership; Leader; motivation; Leadership styles.

INTRODUÇÃO

Em virtude das constantes mudanças globais, as organizações foram forçadas a abandonar a visão compartimentada, mecanicista e superficial sobre as variáveis que envolvem a liderança e o clima organizacional.

Nesse contexto, a figura do líder tem se distanciado cada vez mais da figura tradicional do chefe.

Conforme os novos paradigmas, o papel do líder e seu estilo de liderança são de extrema importância para desenvolver e influenciar o clima organizacional; contribuir para o nível de motivação e comprometimento da equipe. Devido ao mercado cada vez mais exigente e competitivo, há uma preocupação crescente das empresas em ter colaboradores mais comprometidos e líderes que influenciem seus liderados para um clima mais favorável ao crescimento da empresa e dos próprios indivíduos. Dessa forma, a abordagem sobre liderança e sua influência na motivação e clima das organizações tem alcançado lugar de notoriedade na gestão administrativa.

Assim, as organizações têm se preocupado cada vez mais com a motivação dos seus colaboradores, não só pela realização pessoal de cada um, mas, também, pelo que isso pode representar em termos de resultados para a própria organização.

Este trabalho abordará assuntos de grande importância para as organizações, como liderança, clima organizacional, e motivação dos colaboradores.

O objetivo geral dessa pesquisa é verificar se e como a liderança influencia o clima organizacional. Os objetivos específicos são:

  • Definir o que é liderança, diferenciando liderança de chefia.
  • Descrever os estilos de liderança.
  • Mostrar a relação entre liderança e clima organizacional.

 

 METODOLOGIA

Este trabalho apoiar-se-á em revisão bibliográfica, em um estudo sistematizado, desenvolvido através de pesquisas em livros e em materiais de acesso eletrônico disponíveis para o público em geral.

Em um primeiro momento, será feita uma abordagem sobre o conceito de Clima organizacional, bem como sobre as definições e os estilos de liderança apresentados pela literatura.

Em outra fase, será feita a análise de como os diferentes tipos de liderança podem ou não impactar no clima organizacional.

REVISÃO DA LITERATURA

Clima Organizacional

Segundo Chiavenato (1997, p.53), “ o clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização”. Destaca, ainda, que o termo Clima Organizacional tem uma relação estreita com as propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aqueles aspectos internos levam a diferentes espécies de motivação nos colaboradores. Destaca, ainda, que “o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades.” O Clima Organizacional exerce influência sobre a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.

Conforme Oliveira (1996, apud Begnami, 2013, p.41):

 O conceito de clima organizacional abriu novas perspectivas para a gestão de pessoas, ao buscar argumentos e compreensão para o desempenho do trabalho humano através de relações entre esse fator e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, motivação, desempenho, rotatividade, entre outros.

Segundo Franco (2008, p.79):

Muito tem-se falado sobre o clima organizacional e sobre a importância dele no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho propriamente dito, e isso certamente leva a uma melhora tanto nas relações interpessoais quanto na produtividade, competitividade e qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos por uma empresa.

Há alguns fatores determinantes do clima organizacional (variáveis de entrada do sistema) tais como: condições econômicas da empresa, estrutura organizacional, cultura organizacional, oportunidades de participação pessoal, significado do trabalho, escolha da equipe, preparo e treinamento da equipe, estilo de liderança, avaliação e remuneração da equipe. Esses fatores impactam diretamente na motivação dos colaboradores, promovendo diferentes  níveis  de satisfação e de produtividade (variáveis dependentes) os quais ocasionam o resultado final em termos de eficiência e eficácia. Algumas da variáveis de entrada  dependem das condições organizacionais, mas outras dependem exclusivamente do gerente (líder), em relação as quais pode agir ativamente  tais como condições de participação das pessoas, significado dado ao trabalho, estilo de liderança, escolha, preparo, avaliação e remuneração da equipe (Chiavenato 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com