TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A missão do administrador

Por:   •  23/9/2016  •  Resenha  •  10.297 Palavras (42 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA

A Missão do Administrador

Administração Como Filosofia de Vida

Stephen Kanitz

Renata Aparecida Vilas Boas Gomes RM: 503

6° Semestre

Prof. Pedro Milton

Jacareí - SP

2016

Resumo do livro:

A Missão do Administrador

Administração Como Filosofia de Vida

Stephen Kanitz

1. A Função do presidente de uma Empresa

A função do administrador é fazer o papel de gestor, ou seja, dar ordens aos empregados e eles tendem a obedecer para garantirem seu emprego. Mas este termo é utilizado de forma equivocada, o significado da palavra gestor vem de gesticular determinando quem fazia o quê e rimava com feitor.

Segundo Kanitz, administração não é nada disso, administrar é um processo independente de pessoas para manter a empresa, um processo em que cada um saiba sua função e obrigações sem a necessidade de pessoas para delegar tarefas.

A função de um presidente de empresa é buscar informações externas, ter visão de tecnologia, mudanças no mercado visando expandir seus negócios.

O ex-Presidente Lula foi um exemplo de Presidente Administrador por viajar pelo mundo afora em constante busca por alianças estratégicas, diferente de Dilma Roussef que passou a administrar o Brasil para dentro, vindo a cobrar resultados, seus ministros e secretários causando perca de tempo com problemas que deveriam ser resolvidos pelos seus ministros. Por isso o Brasil tem que ser governado por administradores, pessoas que pensem no Brasil para fora.

O Brasil necessita de presidentes que sejam menos sobrecarregados de problemas internos, para buscar ampliar negócios do país.

2. Administrar é Ter Acabativa

Iniciativa é a capacidade de uma pessoa de iniciar novos projetos e conceber ideias. Algumas pessoas têm muita iniciativa e outras têm pouca, de nada adianta uma sociedade cheia de iniciativas sem se preocupar com a acabativa.

 Acabativa é a capacidade de terminar algo que foi iniciado ou de concluir aquilo que outras pessoas iniciaram, ou seja, começar algo e ir até o fim.

Empreendedores são aqueles que têm iniciativa e acabativa.Ex.: Thomas Edison, Bill Gates, Steve Jobs, Irineu Evangelista (o Barão de Mauá), e muitos outros.

Iniciativos são os criativos, mas detestam rotina para colocar suas idéias em prática.Ex.: filósofos, cientistas, professores, intelectuais.

Acabativa é o ponto fraco desse grupo. São os Thomas Moore, os Karl Marx, os Augusto Compte, os Rousseau são os sonhadores utópicos, achavam que o amor e a fraternidade resolveriam todos os problemas da sociedade.

Acabativos gostam de implantar projetos, são mais detalhistas do que teóricos. Nesse grupo está a maioria dos executivos, empresários, administradores e engenheiros e são muitos raros, normalmente já vem prontos não dá para formá-los em universidades.

O Brasil deveria estar incentivando a formação de Acabativos, para que possam terminar o que muitos iniciam, mas não terminam, sendo esta a missão do administrador.

3. Administrar é Realizar o Sonho dos Outros

No mundo existem mais pessoas no com ideias, do que pessoas capazes de as implantar. Sabemos que 4 entre 5 empresas quebram nos primeiros 5 anos de vida. Isto é um desastre mundial e brasileiro. Se pudéssemos ter uma classe profissional com talento e treinamento em acabativa este cenário poderia ser amenizado, precisamos motivar e treinar jovens para estarem dispostos a realizar os sonhos dos outros. Aceitar a ajudar os criativos, os intelectuais, aqueles com idéias inovadoras a passarem do papel para a prática, significa treinar pessoas dispostas a implantar as idéias dos outros.

Empreender é saber realizar o seu próprio sonho, é a atitude mais egoísta e egocêntrica que se pode tomar. Não precisamos de faculdades que incentivem o empreendedorismo, mas que incentivem a criação de uma classe de profissionais que esteja disposta a realizar os sonhos dos outros, colocando o seu próprio ego de lado.

O Administrador pode salvar o Economista, o Sociólogo e o Cientista Político do fracasso, porque trazemos para a realidade suas teorias nem sempre malucas, mas normalmente mal executadas quando executadas por eles mesmos.

Realizar os sonhos dos outros requer um tipo de ser humano desapegado de si, confiante o suficiente para deixar os outros brilharem.

O caminho para melhorar o mundo passa por uma classe de profissionais competente em administração e cooperação humana disposta a servir ou outros.

4. Administrar é Nunca Acumular Problemas

O segredo da administração profissional é nunca acumular problemas, quando isso acontece, as soluções ficam mais complicadas, a implementação comprometida e os resultados questionados. Por isto administradores profissionais são necessários em empresas, governos e até para administrar conflitos familiares.

A primeira função do administrador é nunca permitir problemas

Acumularem, se dedicam integralmente facilitando a vida de todos os envolvidos.

As mulheres estão cada vez mais sendo requisitadas para cargos administrativos. Por possuírem a maioria das qualidades que se espera de um administrador moderno.

A maioria dos administradores não consegue provar a sua utilidade nem sabe explicar exatamente o que faz. Por isto, não são valorizados o quanto deveriam.

Uma organização complexa, que é a empresa moderna, requer a cooperação de milhares de pessoas, dentro e fora da empresa.

Não permitir que problemas se acumulem talvez seja a tarefa mais importante para o bom andamento de toda família, empresa e nação.

Adam Smith observou em sua época, quando o mundo era gerido por açougueiros, padeiros e fábricas de alfinetes que não havia problemas muito “acumulados”, nem havia necessidade de contratar administradores tudo funcionava pela mão invisível do mercado.

Atualmente, o mundo é bem mais complexo e rápido, causa da demanda crescente de profissionais em administração.

Toda empresa e nação precisa de um corpo de profissionais treinado e dedicado a resolver os problemas de forma rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.6 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com