TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A motivação de pessoas nas organizalções e suas aplicações para a obtenção de resultados.

Por:   •  4/8/2015  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES [1]

Alex Fagundes[2]

Giuliana Alcântara[3]

Raiza Ivo[4]

Tássia Santos[5]

Valter Carvalho[6]

INTRODUÇÃO

O artigo se estrutura em dois capítulos, o primeiro apresenta ao leitor uma introdução sobre o significado de motivação, como motivar os colaboradores e as técnicas para a sua aplicação dentro das organizações. Logo após, são apresentadas duas teorias sobre a motivação, a Teoria de Maslow, conhecida como a hierarquia das necessidades, baseada na expansão das necessidades do homem ao longo da vida e a partir da satisfação destas, outras mais elevadas surgem. Outra teoria analisada no artigo é a de Herzeberg, que aborda os fatores higiênicos e motivacionais na satisfação de uma pessoa no cargo que ela ocupa em uma organização.

O segundo capítulo aponta como é possível produzir a motivação dentro de uma organização, para que os funcionários sintam-se felizes por fazerem parte de uma empresa que tem como principio o bem-estar de seus colaboradores, o artigo também afirma que a motivação é muito além do que melhores salários, e se trata de a pessoa ter reconhecimento e confiança dentro do seu ambiente de trabalho.

De forma interessante o autor colocar que a importância da motivação do indivíduo não vem apenas da vida organizacional, mas também da vida pessoal. Com entendimento da verdadeira motivação, que nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano, assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológico instintivo e psicológicas-emoções. De forma clara e bem embasada e de fácil compreensão o autor apresenta novas abordagens sobre os teorias motivacionais.

As teorias apresentadas no texto contribuem para a estrutura organizacional de uma empresa, ajudam a levar informação a um maior número de pessoas, com uma fácil compreensão e bastante esclarecedor, o texto se mostra uma excelente leitura principalmente para os interessados em expandir seus conhecimentos na área da gestão de pessoas.

Nas organizações a motivação deve ser encarada como forma de valorização do funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não um simples um seguidor de regras.

 Para utilização das ferramentas da motivação de pessoas, a grosso modo não se deve apenas pensar em aumento salarial é suficiente,  melhores salários ajudam a motivar, porém por si só não é um fator determinante para a mudança de comportamento do funcionário, o que satisfaz e motiva os colaborador é o reconhecimento pelo trabalho executado e junto ao reconhecimento vem confiança depositada por seus gestores e colegas.

Motivação apenas mostra-se eficiente quando o individuo sente a sua valorização através de programas de incentivo e de políticas justas presentes no ambiente institucional. Caso as tentativas para a motivação sejam falhas, mal executados ou irrealistas, isto pode refletir na empresa em forma de demissões ou até mesmo de atritos, por exemplo, um funcionário pode ver os outro ser recompensado por um bom desempenho e se sentir de alguma maneira injustiçado, pelo fato de acreditar que também merece o reconhecimento da recompensa.  Os funcionários que não entendem a razão para a motivação ou as estratégias desenvolvidas para tal, por vezes,  não se comunicam o que pode vir a desempenhar emoções contrárias como a angústia,  o que resulta em descaso e desinteresse do individuo pelo seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com