TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria das finanças públicas no capitalismo cap1

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Orçamento e Finanças Públicas 

Professora Elizabeth Matos Ribeiro

[pic 2]

ATIVIDADE: RESUMO DE TEXTO (MATRIZ FICHAMENTOS)

IDENTIFICAÇÃO DO(S)  ALUNO(S): Adriano M S Silva

IDENTIFICAÇÃO REFERENCIAS DO TEXTO (conforme normas da ABNT):

SANTOS, R.S. As Teorias das Finanças Públicas no Contexto do  Capitalismo

MOMENTO 1 - ELABORAR SINTESE INTERPRETATIVA DO TEXTO, A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DOS SEGUINTES ASPECTOS METODOLÓGICOS:

OBJETIVO(S)

Qual(is) o(s) objetivo(s) do texto?

PRESSUPOSTO(S) ou

HIPÓTESE(S)

Qual(is) o(s) problema(s)/pressuposto(s) e/ou hipótese(s) que o texto defende?

TESE(S)/

ARGUMENTO(S)

Qual(is) a(s) tese(s)/argumento(s) defendido(s) pelo(s) autor(es) defende(m) como resposta(s) ao(s) pressuposto(s)/hipótese(s)

levantada(s)?

CONCLUSÕES

Quais as conclusões que o(s) autor(es) ressaltam?

Discutir a contribuição dos principais autores da economia clássica no que tange a análise das finanças e orçamentos públicos.

Smith:

-O equilíbrio do sistema econômico reclama pela não intervenção do estado

Say:

- ênfase maior em demonstrar o caráter improdutivo dos gatos do Estado.

Ricardo:

- A partir da natureza improdutiva dos gastos públicos, tenta demonstrar que a tributação, em última instância, recai sobre a renda e sobre o estoque de capital

- reduz-se o ímpeto da acumulação

Malthus:

- Os gastos, do Estado, de modo geral, e os improdutivos, são necessários para garantir a demanda efetiva e o processo de acumulação de riquezas.

- Impostos são positivos para a distribuição de renda.

Smith:

-A intervenção só nas áreas estritamente necessárias, único meio de se pôr em prática o princípio do equilíbrio orçamentário.

Say:

- A Alocação deve orientar-se com  base na análise de custos e benefício

- A dívida pública retrai o potencial de acumulação pela diminuição dos recursos disponíveis no mercado de crédito e pela elevação das taxas de juros.

Ricardo:

-A tributação deve recair sobre o consumo improdutivo, pois só dessa maneira o impacto negativo decorrente da tributação pode ser anulado mediante igual consumo improdutivo do governo. Preservando o poder de compra.

Malthus:

- A dívida pública passa a ser um importante mecanismo na sustentação da demanda efetiva.

Miglioli:
- É inegável a retrógrada posição de Malthus. Mas aqui devemos observar o seguinte: Era exatamente o fato de ele, apartir dessa posição, opor-se ao capitalismo que deixava livre para ver algumas das contradições desse sistema, contrariamente ao que acontecia com os economistas (progressistas) da época, que acabaram por se tornar apologistas do capitalismo.

- Malthus estava enxergando bem mais longe do que os “progressistas” Smith, Say e Ricardo.

MOMENTO 2 (a) – ELABORAR RESUMO (máximo 15 linhas – texto contínuo, sem parágrafos)

O resumo deve ser elaborado com base na identificação do(s) objetivo(s), pressuposto(s) ou hipótese(s), tese(s)/argumento(s) e conclusões, identificado no Momento 1 da atividade. Após esse exercício acredita-se que o(s) aluno(s) tem as informações mais relevantes sobre a leitura para poder elaborar um resumo sintético e fiel ao texto lido. Lembre-se que um resumo pode ser elaborado com base nas próprias palavras do leitor ou mediante a reprodução integral e/ou parcial de partes do texto lido. 

Partindo dos clássicos o autor aborda pensadores que possuíam ideias complementares, como Smith, Say e Ricardo, e contrárias, como Malthus. Dessa forma podemos ver de forma clara as influências desses pensadores nas questões orçamentárias e Financeiras do Estado.

Os primeiros, defendem um sistema equilibrado sem a intervenção do estado. Para eles os gastos do estado são improdutivos, não gerando retorno para a sociedade ou para os cofres públicos e influenciando de maneira negativa a acumulação de capital pelo setor privado e a sociedade. Dessa forma o governo deve interferir no mercado, ou gastar com a sociedade, somente quando necessário.  Malthus, vindo contra essa vertente, acredita que é necessária a intervenção do Estado. Do seu ponto de vista, os gastos públicos ajudam a garantir uma demanda efetiva e a diminuir o processo de acumulação de riquezas. Ao se construir escolas o governo ajuda no desenvolvimento da população trazendo um retorno futuro para o Estado.

MOMENTO 2  (b) - ANÁLISE CRÌTICA (espaço para o leitor registrar sua opinião/avaliação sobre o(s) texto(s) – máximo 10 linhas

Após a elaboração do resumo o(s) aluno(s) tem condições para fazer uma análise crítica sobre o texto lido. Uma análise critica deve conter a opinião do(s) aluno(s) concordando, discordando e/ou ampliando as ideias defendidas pelo(s) autor(es).

É interessante analisar os clássicos para melhor enxergar os pontos principais no quesito de financeiro e orçamentário do Estado. Dessa forma podemos analisar as principais influências que cercam essas políticas na atualidade e entender o funcionamento do estado.

Indo para o lado dos pensadores, fica claro a importância do pensamento malthusiano para as teorias que se seguem e como analisar os gastos do governo. É muito importante a intervenção do Estado e, além disso, buscar entender as consequências desses gastos na economia e na sociedade.

MOMENTO 2 (c ) - IDENTIFICAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO SOBRE O PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E/OU SOBRE O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA (máximo 15 linhas)

A expectativa é que o(s) aluno(s) reconheça(m) e destaque(m) os elementos mais relevantes identificados no(s) texto(s) para a disciplina de Administração Política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (72.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com