TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Politica e Sociedade

Por:   •  15/4/2020  •  Ensaio  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 - INTRODUCÃO        3

2 - DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Bem individual e bem coletivo         4

2.2 Liberalismo e Socialismo         5

2.3 Socialdemocracia          6

2.4 Economia Solidária        7

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9, 10


  1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual, abordaremos o momento histórico que o bem individual começou a ser mais enaltecido que o bem coletivo, apresentaremos as diferenças entre Liberalismo e Socialismo, como a Socialdemocracia pode contribuir para construção de um mundo com mais igualdade social e explicaremos as características da Economia Solidária.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 – O bem individual e o bem coletivo

 Durante as Revoluções Burguesas, o bem individual era mais enaltecido que o bem coletivo pois grande parte dos interesses dos burgueses eram individualistas. Dentro do modelo interpretativo do materialismo histórico, de maneira mais clara, então deste modo surgiam as propriedades privadas.

2.2 – Liberalismo e Socialismo

O Liberalismo é uma busca individual por sucesso que uma pessoa tem, e se ocorrer desigualdade nessa jornada, é apenas uma consequência individual. Nisso, é levantada a questão da busca desenfreada por lucro, que se enquadra nos padrões do Liberalismo. A doutrina liberal defende que o homem pobre tem origem pelo seu fracasso pessoal e que a riqueza está disponível a todos, desde que as pessoas adotem uma postura colaborativa e obediente para dar o melhor no trabalho que realizar afim de levantar suas riquezas. Porém, os trabalhadores tem cada vez mais precisões pessoais e familiares, e então realizam longas jornadas de trabalho mesmo recebendo pouco salário, na esperança de assim conseguir pagar as contas.

O Socialismo é um sistema e linha de pensamento criado para confrontar o Liberalismo. Na linha do Socialismo existe uma figura de Estado com fatores de organização e distribuição de riquezas para a sociedade, afim de evitar a desigualdade social. Dentro deste controle, o Estado acaba reduzindo liberdades individuais dos cidadãos. Por exemplo, a pessoa que possuir uma renda mensal de R$ 1.903,99 a R$ 2.826,65, deverá pagar Imposto de Renda de 7,5%, e assim sucessivamente. Isto acontece para ocorrer um equilíbrio social e estes impostos poderem se transformar em meios para que todos possam sempre ter acesso a saúde pública, educação, trabalho, moradia, etc.

O Liberalismo é caracterizado pela liberdade de pensamento e liberdade econômica do cidadão, sem intervenção do Estado na vida econômica, fazendo assim o cidadão viver individualmente sem obrigações a serem pagas. Já as características do Socialismo consistem na intervenção do Estado com leis referentes a atividades econômicas, assim distribuindo rendas equilibradas para cada cidadão evitando divisões de classes.

2.3 – Socialdemocracia

A Socialdemocracia possui fatores como manutenção de regime de emprego e intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, para que assim os cidadãos possam serem beneficiados por igual.

Socialdemocracia consiste de ter governantes e os cidadãos no mesmo “time” para que tenha um entendimento mútuo e colaboração de ambas partes para o país melhorar e se desenvolver com eficácia, sem desigualdade social, respeitando o próximo, tendo empatia, conhecendo a limitação de cada um e dando oportunidade a todos.

2.4 - Economia Solidária

A Economia Solidária é pensar no próximo e nos recursos da natureza, para criação de um ambiente saudável com o bem estar de todos para que assim ocorra um desenvolvimento em cima de esforços justos e incentivos de crescimento, com mais inclusão social. É pensado na valorização do ser humano como foco principal, não na capital. Integrando todos que produzem, vendem, trocam, compram. Existindo assim respeito a natureza, com comércio justo e consumo solidário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com