TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA3 Sociologia Organizacional

Por:   •  22/2/2017  •  Resenha  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:        Citado por Golias, os elementos intrínsecos à organização que interferem na formação de um contexto social são, conforme abaixo:

Objetivo – é o que uma organização ou indivíduo busca conseguir quando lhe falta, mantém quando possui, se afasta quando lhe é aversivo, e que define o que ela pretende realizar.

Valores – é o modo de ser ou de agir reconhecido como ideal pela coletividade ou por uma pessoa. Podem  chamar a adesão, por comportamentos e virtudes ou serem de expressão simbólica, como os  bens concretos.

Tecnologia – São os meios usados pela organização ou pessoas para alcance dos objetivos pretendidos.  É designada por  resultados obtidos, processos utilizados ou insumos necessários que ao produzir os efeitos esperados causam alteração nos modos e formas impulsionado novas buscas para suprir as necessidade

Estruturas de relações – é o conjunto de formas e modos  que envolvem a relação social. É a referência de comportamento. Segundo a definição clássica, mesmo que uma parte da relação social se altere, as estruturas permanecerão estáveis, ou melhor,  não se alterarão no mesmo nível. A estrutura será modificada de acordo com a quantidade de alterações que ocorrerem nos seus elementos como por exemplo, no objetivo, tecnologias, disponibilidade de recursos ...etc.

Questão 2:        Já os aspectos extrínsecos ao contesto social são, conforme Golias:

Tempo – utilizado na análise de um contexto social        , definindo a época em que se deseja conhecer de uma organização, podendo ainda retroagir ao passado ou projetar o futuro.

Espaço- é a localização geográfica de uma organização e que tem interferência sobre o seu traço social.

Disponibilidade de recursos – é um aspecto fundamental de análise de uma  organização, pois dispor ou não de recursos de qualquer natureza  facilita a convivência e a sobrevivência e alcance de objetivos.

Massa crítica – é a capacidade de voltar-se para a organização e repensar o que está sendo feito no intuito de melhorar e avançar no alcance da eficiência e eficácia.

Questão 3:           Uma determinada organização do ramos de prestação de serviços de manutenção de equipamento médicos, que denominaremos de “Z”, mantinha contrato de exclusividade com a organização “X”, que importava e comercializava os equipamentos diretamente da fábrica de uma conceituada marca. “Z” Iniciou suas atividades com certa timidez, onde os dois proprietários eram os sócios e técnicos. Com o passar dos tempos, há medida que a empresa “X” aumentava suas vendas, consequentemente aumentava o número de clientes da empresa “Z” que passou a atender no país inteiro e não apenas na sua região.  Nesse momento já contava com instalações maiores num grande centro empresarial, com alguns funcionários técnicos e administrativos, uma oficina respeitável  e as viagens e participação em seminários eram constantes.

O parque instalado desses equipamentos ficou tão grande que houve a necessidade da divisão da área de responsabilidade, onde outras duas empresas de manutenção passaram a atuar. Mesmo assim, era bastante lucrativa a atividade exercida pela empresa “Z”.

        Ocorreu que em meio a essa evolução, que prosperava todas as organizações envolvidas, houve o falecimento do proprietário e administrador da empresa “X”. Sem quem desse continuidade substituindo-o, as vendas despencaram e a Marca internacional retirou a representação e parou de comercializar no país. Os familiares sucessores daquela empresa “X”, decidiram então por fechá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com