TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  12/4/2016  •  Monografia  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

FABRÍCIO DE MELO TENTONI

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

UNIFRAN

1190388

O objetivo e função do administrador dentro de uma organização é realizar o processo de planejar, organizar, dirigir, liderar e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente com finalidade de promover e atingir os objetivos da organização. (CHIAVENATO,2007).

A administração é certamente definida como a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação utilizando de recursos humanos, financeiros e materiais para atingir os objetivos de uma organização através das funções de planejamento, organização, liderança e controle. No entanto a finalidade da administração é estabelecer e alcançar objetivos. (MEGGINSON,      et al.,1998).

A administração também busca maneiras eficiente de atingir a satisfação dos clientes, através de melhorias constantes em seus processos, formulando técnicas e estudos de pesquisas para obtenção de um marketing direcionado, auxiliando a empresa no aprimoramento de seus trabalhos na área comercial, especificamente medindo a qualidade de seus produtos e serviços perante seus consumidores finais.

A empresa a ser apresentada o seu planejamento estratégico é uma distribuidora comercial, sua principal atividade é a venda e revenda de água mineral e outras bebidas, onde a representação de seus produtos aos consumidores é através de vendas por telefone, varejo, atacado e por lojistas revendedores, buscando sempre melhoria no crescimento de mercado com garantia de qualidade no serviço.

As rotinas administrativas da empresa abrange a prestação de serviços aos clientes, distribuição, vendas, compras, marketing, escrita fiscal, departamento pessoal e faturamento, além dessas habilidades incluem a capacidade do administrador de equilibrar as despesas dentro do orçamento e implementar decisões usando habilidades administrativas.

Fundada em 2001 por José Soares da Costa na cidade de Franca - SP, a Adega Água mineral iniciou suas atividades somente no atacado com descartáveis e dois vendedores externos com a missão de expandir a marca DAFLORA PREMIUM no mercado de água mineral.

O grupo Adega Água Mineral está a mais de 14 anos no mercado, vista que foi a primeira empresa a obter sucesso no ramo de entregas, distribuição e revendas de água e bebidas.

A empresa desde o iniciou já tinha uma metodologia para estabelecer seus objetivos onde suas atividades onde foi tudo planejado antes do início das atividades, destacando sempre a definição que planejar é pensar e controlar o futuro através de tomadas de decisões na hora previamente correta.

 Em um pequeno cômodo alugado no centro da cidade com estacionamento próprio proporcionando facilidade aos clientes, a empresa era constituída apenas de cinco funcionários, que logo expandiu seu quadro de empregados com o surgimento das necessidades em prestação de serviços maiores oferecendo agilidade, eficiência e melhor satisfação aos seus clientes.

A figura a seguir apresenta o planejamento estratégico e distribuição de autoridade e responsabilidade em forma de organograma  adotado pela empresa Adega Comércio de Água e Bebidas, onde estão dispostos setores, a hierarquia e as relações de comunicação entre eles.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40]

[pic 41][pic 42][pic 43]

[pic 44]

[pic 45][pic 46]

[pic 47][pic 48][pic 49]

[pic 50][pic 51]

[pic 52][pic 53]

A Adega atua ativamente na cidade de Franca com apenas um estabelecimento a próxima conquista será de até 2017 realizar a abertura de duas filiais na cidade e expandir para a região, sempre com o intuito de proporcionar aos clientes garantia  de qualidade da água, satisfação no atendimento e melhorias continuas nos processos e serviços.

A empresa comercializa água mineral em galões de 10 e 20 litros retornáveis, a linha de descartáveis de 500ml, 5 litros, 10 litros, copo de 200ml e a água gaseificada descartável de 500ml.

A venda dos produtos acima citados é designada a consumidores finais diferentes e conforme a necessidade de cada um como, água mineral no galão de 20 litros retornável é destinado à residências com mais de cinco moradores, indústrias, lojas e comércio em geral . Água mineral no galão de 10 litros retornável é destinada às residências no máximo dois moradores, industrias, lojas e eventos onde o consumo será menor. A linha de água mineral em embalagens descartáveis é considerada líder de vendas, pois seu consumo é destinado a bares, lanchonetes, hotéis, motéis, agência de viagens, diversos eventos e demais pontos comerciais.

A água mineral em copos descartáveis de 200 ml é destinada ao consumidor que organiza palestras, teatros, concursos públicos e em alguns outros pontos comerciais (figura 6).  

E água mineral no galão de 10 litros descartável é revendida somente para redes de supermercados.

O volume para esse tipo de comércio é bem sazonal, pois depende muito da alta temperatura para aumentar as vendas. Por isso à empresa dispõe de um planejamento estratégico rigoroso  para estocagem e compras de todo seu mix de produtos, pois em alta temporada como no verão suas vendas são triplicadas e a empresa precisa de ter um bom estoque para não sofrer com a escassez dos produtos e seus clientes saírem insatisfeitos em busca de futuros concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (228.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com