TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

 


SUMÁRIO

 

1 

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

   2.1 Microeconomia e Macroeconomia......................................................................4

   2.2 Métodos Quantitativos........................................................................................5

   2.3 Ética, Política e Sociedade.................................................................................7

 

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho nos leva a uma reflexão crítica sobre o assunto do nosso portfólio em grupo. Para alcançar os resultados propostos, analisamos e observamos o MERCADINHO BOI GORDO LTDA, que inicialmente era um açougue, e veio a tornar-se um mercado. Associado à Rede Nordeste, em busca de melhoria no atendimento e preços menores, o citado empreendimento tem crescido e se destacado entre os demais, segundo seus clientes pelo bom recebimento da parte de toda a equipe e pela facilidade com que os produtos estão dispostos nas prateleiras. Entrevistamos o gerente, o senhor Kleber, há quase 20 anos no posto, os funcionários e os clientes.

Para melhor entendimento, o trabalho foi disposto em três partes, explorando as disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia – abordando os principais aspectos do mercado; Métodos Quantitativos – aplicando os conceitos estatísticos; Ética, Política e Sociedade – analisando o mercado e a relação com as pessoas, sejam clientes ou funcionários. É imprescindível destacar o enfoque do estabelecimento sobre a perspectiva do cliente e dos funcionários em relação às questões desenvolvidas.

A metodologia usada na presente discussão foi o material desenvolvido nas disciplinas, enriquecido com algumas entrevistas e alguns acessos a internet.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

No MERCADINHO BOI GORDO LTDA, da Rede Nordeste, são comercializados os seguintes produtos: Artigos da cesta básica (feijão, arroz, macarrão, carnes, açúcar, café, sal, óleo, leite, manteiga, farinha e flocão); artigos de higiene e limpeza (creme dental, sabão em pó, água sanitária, papel higiênico, vassoura, etc); bebidas (água, refrigerante, cerveja, vinho, sucos, etc); produtos embutidos e industrializados (salsicha, sardinha em lata, linguiça, mortadela, presunto, etc); laticínios (leite, queijo, manteiga, margarina, iogurte, etc ).

Baseado nas entrevistas feitas aos clientes, chegamos a conclusão que maioria dos clientes são mulheres, com grau de escolaridade no ensino médio completo, em maior número casadas e com ao menos um filho. A frequência à ida ao mercadinho é uma vez ao mês, podendo também, ter eventuais visitas, dependendo da necessidade causada pela falta de algum produto; gastam em torno de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais e as formas de pagamentos são: à vista; no cartão de crédito com vencimento para o dia da fatura; no cartão de débito; na nota promissória (para clientes fidelizados), com o prazo máximo de 30 dias.

A preferência por alguma determinada marca não existe, já que a maioria dos consumidores é assalariado. Para facilitar a economia do cliente, o mercado dispõe de uma vasta variedade de itens, fazendo com que haja liberdade na hora da escolha, do melhor produto pelo menor preço, o cliente substitui a mercadoria por uma similar, para que não precise se abster de comprá-la. Visando sempre novas promoções, o mercado revisa seus preços através dos abastecedores, não é feita nenhuma pesquisa com concorrentes. O aumento ou redução dos preços, repassados pelos fornecedores, ditam os novos valores, quando há aumento, é feita uma análise para avaliar a possibilidade de manter o valor e não afetar o consumidor. Quando há redução de custo, são criadas novas promoções, em busca do aumento da lucratividade, e da compensação dos custos dos artigos que sofrem aumento, mas não são repassados aos compradores.

Um fator que interfere e muito na definição dos preços, é a inflação, quando a inflação sobe, os custos também sobem e assim ficam mais tempo estocados, já que o salário permanece o mesmo e dessa forma a moeda desvaloriza, fazendo com que o consumidor compre menos e com isso haja uma queda nas vendas. Por outro lado, quando a inflação cai, ou seja, a deflação, também interfere, pois aumenta o valor real do dinheiro, isto é, compra-se uma maior quantidade de produtos com a mesma quantidade de moeda.

O pagamento dos fornecedores é feito através de boleto bancário, com prazo de 15 a 20 dias, dependendo do valor do pedido. É feita uma pesquisa entre os principais repassadores, visando melhores descontos e consequentemente maiores lucros. Por tratar-se de uma cidade interiorana, existem muitos mercados de pequeno porte (mercadinhos), muitos já adquiridos por redes maiores, como a Rede Nordeste. Existe uma concorrência monopolística, pois existem muitos empreendimentos no setor, no entanto, não suficientes para considerar um mercado de concorrência perfeita, onde cada mercado controla parcelas pequenas, através de características que os diferenciam de seus concorrentes. O maior diferencial da citada empresa, é, segundo seus fregueses, o bom atendimento. As estratégias de venda mais utilizadas nos negócios do ramo são: propaganda em rádio e carro de som e panfletos com as promoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com