TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Professor  Carlinhos Portela

Etimologicamente, a palavra Administração significa: ad= direção para; e minister = obediência, ou seja, na origem, a temos como uma maneira ou forma de comandar para uma ação. Mas existem vários conceitos que sempre explicarão o mesmo significado, de alguma forma. Para Chiavenato, por exemplo, Administração significa condução racional  das atividades de uma organização, seja ela lucrativa, ou não.

Ao longo da história da humanidade, a Administração se desenvolveu de forma muito lenta. Somente a partir do século XX é que a Administração começa a ganhar seu espaço de forma notável. Já Henri Fayol, define como sendo a atividade de prever, organizar, comandar e controlar. Mais recentemente, a teoria comportamental da Administração, afirma ser o meio de se alcançar objetivos através das pessoas, sendo considerados os ativos mais importantes da Organização.

 Assim, o administrador sempre se relacionará com pessoas e  assim,  lidará com o dilema entre necessidades humanas e necessidades da Organização, cabendo assim, a função de mediador dos interesses conflitantes no afã de atingir os objetivos organizacionais.

Administração: arte, ciência ou profissão?

Como arte: a pessoa deve ter uma habilidade artística; a visão do artista; a técnica e comunicação da arte.

Como ciência: conjuntos de procedimentos cientificamente comprovados em que pese que nem sempre, essa previsibilidade se confirme, ou encontre lugar na prancheta do administrador, assegurada.

Como profissão: do ponto de vista Legal, existe regulamentação da profissão, com fiscalização e normatização do CFA (Conselho Federal de Administração), neste caso, a justificativa é técnica e legal.

Encontramos evidencias históricas da Administração desde os remotos tempos da pré-história. A divisão de trabalho de trabalho nas comunidades primitivas, uns caçavam, outros cultivavam e outros ainda, se preocupavam com a defesa tribal das aldeias, onde a simples divisão do trabalho familiar, denota uma necessidade de se praticar a administração, ainda que incipiente, para que assim, o objetivo maior fosse alcançado, ou seja, a sobrevivência dos membros dessas comunidades.

Lendo tratados históricos e bíblicos, por exemplo, encontramos evidencias inequívocas de que o homem, desde os primórdios, necessitou adotar certa Administração para gerir certos eventos daquela época. Entre essas evidencias, encontramos, por exemplo:

Muralhas da China;

Pirâmides do Egito;

O êxodo do povo de Israel;

A organização do exército romano;

A Igreja Católica.

A seguir, analise da reorganização do Êxodo...

A administração esta estruturada nas organizações em três níveis:

Alta Direção;

Administração Intermediaria;

Administração Operacional.

As habilidades requeridas da parte do administrador, dependerá, em tese, no nível em que esse se encontre na estrutura organizacional, a saber:

[pic 1]

Esse modelo, é encontrado em praticamente todas as organizações conhecidas – como o modelo militar, a estrutura da Igreja, a família, o Governo etc. Todos esses modelos apontam para o principio da hierarquia. Ao longo da linha do tempo, o mundo passou por muitas transformações principalmente econômicas, cientificas e tecnológicas, o que exigiu das Organizações, resposta rápida a essas necessidades, principalmente as industriais, comerciais e publicas. A Administração agrega saberes científicos de varias outras áreas do conhecimento, sejam humanas, exatas e até mesmo biológicas.

No final do século XIX, a sociedade era completamente diferente.  Haviam poucas organizações e de pequenos portes, sendo que predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos, advogados, que trabalhavam por conta própria), o lavrador, o armazém da esquina etc. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (82.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com