TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO MASP PARA AUMENTO DE TAXA DE OCUPAÇÃO EM UMA METALÚRGICA

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

APLICAÇÃO DO MASP PARA AUMENTO DE TAXA DE OCUPAÇÃO EM UMA METALÚRGICA

Maria Gabriela Castro Menezes

Universidade Salgado de Oliveira

gabicastromenezes@gmail.com

Eduardo Padilha Nunes Salviano

Universidade Salgado de Oliveira

padilhaepn@gmail.com

Resumo

Este estudo apresenta uma problemática encontrada na área de solda submersa de uma fábrica de torres eólicas, onde inicialmente foram acompanhados tempos de processos, identificando os problemas existentes. Este artigo tem o objetivo de solucionar os problemas encontrados relacionados aos arcos de soldas ociosos no processo e a morosidade para realização das atividades. O estudo foi realizado em uma empresa metalúrgica situada no estado de Pernambuco. Durante uma atividade padrão realizada na empresa de acompanhamentos de tempos de processo, foi diagnosticado um tempo diferente do tempo standard por vários fatores. Na pesquisa foi utilizado o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), adjunto as suas ferramentas de entre elas gráfico de Pareto, brainstorming e por fim o 5W1H. Como resultado, foram desativados quatro arcos de solda e realocação de pessoas, diminuindo ociosidade de espera.

Palavra-chave: MASP; Taxa; Ocupação.

ABSTRACT

(TRADUZIR) Este estudo apresenta uma problemática encontrada na área de solda submersa de uma fábrica de torres eólicas, onde inicialmente foram acompanhados tempos de processos, identificando os problemas existentes. Este artigo tem o objetivo de solucionar os problemas encontrados relacionados aos arcos de soldas ociosos no processo e a morosidade para realização das atividades. O estudo foi realizado em uma empresa metalúrgica situada no estado de Pernambuco. Durante uma atividade padrão realizada na empresa de acompanhamentos de tempos de processo, foi diagnosticado um tempo diferente do tempo standard por vários fatores. Na pesquisa foi utilizado o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), adjunto as suas ferramentas de entre elas gráfico de Pareto, brainstorming e por fim o 5W1H. Como resultado, foram desativados quatro arcos de solda e realocação de pessoas, diminuindo ociosidade de espera.

Palavra-chave: MASP; Taxa; Ocupação.

  1. Introdução

Um dos fatores comuns entre as empresas é a busca de produtos com baixo custo produtivo, alta qualidade e a eliminação de perdas. Em busca desta meta, vários estudos foram desenvolvidos e evoluídos com o passar do tempo, onde o objetivo macro é inicialmente a eliminação de desperdícios, levando em conta, desperdício de matéria-prima até tempos de processo e expedição.

A falta de conhecimento de ferramentas da qualidade ou o mau uso das mesmas é exorbitante nas indústrias. Neste caso a ferramenta em evidência foi o MASP (Método de Análise e Solução de Problema), no qual foram analisados tempos de processos para obtenção deste estudo.

Segundo Campos (2004), “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

De acordo com a revista eletrônica de Administração (2014), “No setor eólico, a qualidade e a agilidade são fatores primordiais. A fabricação de torres eólicas é um processo minucioso, preocupando-se com número de retrabalhos, falhas e ociosidade.

Segundo a revista BBC, numa publicação em 2015, “O Nordeste é o polo da energia eólica no Brasil: a região responde por 75% da capacidade de produção nacional (o restante se concentra no Sul do país) e 85% da energia gerada de fato no país por essa fonte. Dos cinco maiores Estados produtores, quatro são da região: Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí – o Rio Grande do Sul completa a lista”.

O objetivo deste artigo é a aplicação da ferramenta MASP em uma metalúrgica, mostrando a identificação dos possíveis problemas e suas causas. Somado a isso, este artigo ajudará outras fábricas que necessitam de melhoria, como identificar problemas e tratá-los com intuito de reduzir custos, desperdícios e eliminação de espaços ociosos na área produtiva.

Esse método é utilizado para identificar, solucionar de forma definitiva e acompanhar o problema com o desenvolvimento de oito etapas: Identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.

Muitos autores utilizam a aplicação da ferramenta em diversas área produtivas. Fernandes (2012), por exemplo, aplicou em uma gráfica, onde obteve resultados positivos em relação à minimização de desperdício de folhas na reprodução gráfica. Sousa (2015), utilizou o método em uma fábrica de polpas de frutas e obteve redução de custos operacionais e aumento da produtividade.

Estumano (2015), por sua vez, em uma empresa de recuperação de crédito, reduziu índices de inadimplência e recuperou a credibilidade dos clientes.

Braga (2015), implantou a ferramenta em uma indústria médico-hospitalar e como resultado identificou que o problema seria a falta de treinamentos dos colaboradores.

Já Santos (2012), resolveu utilizar em uma indústria de baterias automotivas com objetivo de melhorar a eficiência do processo produtivo, o resultado foi a eliminação de perdas no processo e aumento significante da qualidade, tanto no produto quanto no processo.

Também Ferreira (2010), com a finalidade de tratar as altas taxas de mortalidade de aves em uma indústria do setor avícola, fez uso da metodologia e alcançou reduzir a taxa e consequentemente, aumentou a lucratividade da empresa.

Com base no histórico apresentado pode-se observar a eficiência da ferramenta em vários setores e segmentos, consolidando assim, a escolha do uso do MASP.

         

  1. Referencial Teórico

  1. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

O MASP é uma metodologia baseada na japonesa QC-Story, na qual tem como objetivo solucionar problemas encontrados nos diversos processos existentes na indústria e agir de forma contínua na melhoria da qualidade. Segundo Campos (1992), o domínio deste método é o que há de mais importante na teoria do Controle da Qualidade Total (TQC).

De acordo com Campos (2004), este método é dividido em oito etapas, conforme tabela abaixo:

[pic 1]Fonte: Falconi.

  1. BRAINSTORMING

Trata-se de uma técnica usada para solucionar problemas, estimulando a criatividade através de dinâmicas em grupo, onde todo e qualquer tipo de ideia é aceita. Brainstorming significa tempestade de ideias. Segundo Roldan (2009), o Brainstorming consiste em estimular e coletar ideias dos participantes da reunião, um por vez e continuadamente, sem nenhuma preocupação ou crítica, até que se esgotem todas as possibilidades.

  1. PARETO

Trata-se de um recurso gráfico (gráfico de barras) utilizado para organizar as causas do problema.

 De acordo com Campos (2009), o princípio de Pareto apresenta o conceito de que na maioria das situações, 80% das consequências vem de 20% das causas, para isso o gráfico é organizado de forma que seja visualmente fácil de perceber os principais fatores das causas, nas quais sejam evidenciadas das graves às menos graves, auxiliando na tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (273.4 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com