TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

SOROCABA - SP

2016

                                                    Integrantes do grupo:

 

         Nome: Angela Ferreira de Oliveira                                     R.A: B26GJG-0

         Nome: Anilber Sanches Gusmão                                       R.A: B37927-8

         Nome: Fernando Henrique Leister                                     R.A: B4488E-6

         Nome: Hosana Aparecida R. Silva                                     R.A: b3620B -1

         Nome: Kelvim Jardim Silva                                                 R.A: B3976-0

         Nome: Vanessa Sanches Gusmão                                    R.A: B37FFG-4

                  APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

   Um estudo sobre Borcol Indústria de borrachas automotiva – LTDA.

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do bimestre, em disciplinas do 1º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

                                              SOROCABA - SP

                                                        2012

                                                  Introdução

O trabalho de APS do 1º semestre do curso de Administração tem por objetivo a aplicação na prática dos conhecimentos obtidos em teoria referente ao relacionamento ao cliente e a busca de fidelização dos mesmos. Devendo ser selecionada uma empresa para que sejam analisados e aplicados esses conhecimentos, propondo alguns métodos de melhoria nesse setor, a empresa selecionada para o estudo é a empresa Borcol indústria de borrachas automotivas – ltda.

Través de pesquisa realizada com a empresa mostrará como é feito o seu processo de vendas, busca de novos clientes no mercado, como cultivar seus clientes já fiéis e também mostrara como eles fazem a coleta dos pneus para a reciclagem, ate a chegada dos tapetes automotivos.

Fundamentação Teórica

Marketing industrial

Em Marketing Industrial, o termo industrial é usado no conceito de setor de atividades econômicas, como em “industry” (indústria) no Inglês. Ou seja, sua abrangência inclui todas as relações entre empresas de todos os ramos de atividade e não apenas da indústria de transformação. Há mais de 15 anos atrás foi cunhado o termo “business to business” ou “B2B” para definir esse campo de estudo, mas esses termos evoluíram no sentido de hoje fazer referencia quase que exclusiva as relações entre empresas através da internet. Posteriormente, no exterior foi adotado o jargão “Business Marketing” (Marketing de Negócios) para essa área de interesse, exatamente com a mesma acepção que usamos no Brasil para Marketing Industrial.

Partindo da premissa que produtos/serviços de qualidade irrepreensível são oferecidos com o mais alto grau de eficiência e através de processos altamente confiáveis por todos os bons competidores, a diferenciação das ofertas pode ser construída pelo Marketing Industrial com o direcionamento das competências da organização para a atração dos melhores clientes e a criação de valor percebido único para esses clientes, através de ofertas de difícil copia. Para isso, as equipes têm que estar mobilizadas no foco do cliente, em contextos de cooperação nos quais são antecipadas necessidades ainda não expressas pelos clientes e articuladas soluções singulares e altamente eficazes.

Marketing intermediário

Os intermediários do marketing ajudam a companhia a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Incluem revendedores, firmas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros. A empresa precisa estudar seus clientes de perto. Cada tipo de mercado tem características especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor. O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. A empresa pode preparar planos de marketing para seus públicos principais e também para seus mercados clientes. Por exemplo, quando uma empresa deseja uma resposta específica de um público particular, como boa vontade, comentários favoráveis ou doações em forma de tempo ou dinheiro, deve planejar uma oferta suficientemente atraente para produzir a resposta desejada desse público.

Historia do Marketing

A expressão anglo-saxônica marketing vem do inglês e deriva do latim mercátus. Em português significa mercadologia, comercialização ou ação de mercado. Segundo Bartels, outra referência no assunto, à origem da palavra marketing tem a sua acepção entre os anos de 1900 e 1910, através de publicações sobre práticas do comércio e distribuição. No entanto, os primeiros conceitos básicos de marketing nasceram entre as décadas de 10 e 40, no século passado, sendo alicerçados com o nascimento do Journal of Marketing e da American Marketing Association, na década de 30, porém, nessa época seus conceitos eram muito limitados à distribuição e o comércio. No entanto, foi a partir da década de 50 que o conceito moderno do marketing surgiu motivado pelas transformações sociais da época – pós-guerra e o aumento da industrialização e da competição. Aumentava o poder do cliente, pois este agora detinha o poder de escolha. Adam Smith já dizia, em 1776, que o consumo é o único objetivo e propósito de toda a produção; ao passo que o interesse do produtor deve ser atendido somente na medida em que possa ser necessário promover o interesse do consumidor. O princípio é tão óbvio que seria absurdo tentar demonstrá-lo. Vê-se que o (verdadeiro) marketing se preocupa em satisfazer necessidades e não em “cria-las”. Portanto, o marketing não é um vilão, ele é uma ferramenta importante para o equilíbrio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (404.7 Kb)   docx (512.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com