TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.578 Palavras (19 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Atividades Práticas Supervisionadas

trabalho apresentado como exigência

para a avaliação do segundo bimestre,

em disciplinas do 3° semestre, do curso

de  Administração da Universidade

Paulista.

2014


[pic 10]

Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.

Daniel Godri Junior

SUMÁRIO [pic 11]

INTRODUÇÃO        05

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        06

  1. ESTUDO DE CASO        07
  1. Perfil da Organização        07

  2.1.1  Apresentação da Empresa        07

  2.1.2  Força de Trabalho        09

  2.1.3  Produtos e Clientes        09

 2.1.4  Principais Concorrentes da organização         09

 2.1.5  Principais Insumos        10

2.2 Estrutura Organizacional        10

 2.2.1  Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa        10

 2.2.2  Descrição das condições ambientais encontradas na empresa        11

 2.2.3  Avaliação da empresa/organização quanto à sua estrutura organizacional e como essa estrutura incentiva (ou não) o comprometimento das partes interessadas        13

 2.2.4  Informar quais os recursos/ferramentas utilizados na  medição de desempenho da estrutura organizacional        14

 2.2.5  Descrever como a administração apoia, implementa e impulsiona a estratégia da organização        15

  1. ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFEÊNCIAS        19

ANEXOS        20


Introdução

O trabalho a ser apresentado abordará um dos assuntos mais importantes da Administração, Estrutura Organizacional. Nenhuma empresa se sobressai sem uma estrutura adequada e muito bem planejada.

Usaremos como base a empresa Itacuã Comercial de Veículos LTDA de Ribeirão Preto Matriz, localizada na Avenida Castelo Branco111, onde será discutido sobre sua estrutura organizacional, em qual ela se enquadra e quais seus pontos fortes e fracos.

A Estrutura Organizacional é um aspecto importante a ser analisado, pois
processos, organizando-os para chegar seu objetivo final. Iremos apresentar nesse trabalho um tipo de organograma, sendo ele, o organograma departamental na qual a empresa controla as funções de cada departamento.

Analisaremos durante o conteúdo do trabalho com mais profundidade como a Itacuã trabalha com sua estrutura.


  1.  Fundamentação Teórica

Uma organização pode ser classificada como um sistema. Este sistema busca alcançar um determinado objetivo ou um conjunto deles. Buscando seu objetivo a empresa satisfaz as necessidades e desejos da sociedade. Porém para buscar este objetivo, a empresa necessita de recursos, processos de transformação e divisão do trabalho.

Em suma o objetivo de uma empresa pode ser comparado com um alvo a ser atingido. Para se chegar a este alvo se faz necessária a utilização de recursos. Estes recursos podem ser classificados como: Recursos naturais, recursos de capital, recursos tecnológicos e mão de obra. Com todos esses recursos reunidos forma-se um grande processo através de subprocessos de cada um. Até aqui temos um grande sistema que reúne recursos, organiza-os através de processos, reúne a tecnologia necessária às pessoas e chegar ao objetivo final. Para organizar isso demonstraremos a importância de uma boa administração através de uma passagem do livro “Teoria Geral da Administração – TGA” do autor Antônio Maximiano “É a Administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos”.

Agora que entendemos o que uma organização, falaremos de como funciona suas estruturas. As estruturas variam de empresa para empresa. A cima das funções que ocorrem em qualquer empresa, como vendas e serviços muitos gestores não conhece a estrutura da empresa em si. Em geral essa situação acontece em grandes empresas, onde a estrutura é mais ampla e pelo seu tamanho dificulta processos simples dentro da empresa, como a comunicação. Em empresas menores o trabalho é desenvolvido com mais facilidade já que todos conhecem o trabalho uns dos outros, trabalhando com mais eficiência e alcançando assim com eficácia seu objetivo final.

Logo vemos que para cada tipo de empresa é necessário uma estrutura diferente, para que cada qual se adapte ao objetivo da empresa e suas funções. Em suma essas variações estruturais ocorrem verticalmente e horizontalmente. Como citado anteriormente, as empresas de porte grande se baseiam, muitas vezes, em estruturas verticais onde é notável o nível hierárquico.

  1. Estudo de Caso
  1. Perfil da Empresa
  1. Apresentação da Empresa

Em meados de 1980, a diretoria do Grupo Stéfani, pertencente à tradicional família Stéfani (de Jaboticabal), estava interessada em fazer novos investimentos na cidade de Ribeirão Preto, já que conheciam o potencial da cidade, afinal já possuíam a Ribeirão Diesel S/A Veículos que é revenda autorizada dos produtos Mercedes Benz. Nesta época havia duas concessionarias autorizadas Volkswagen na cidade, sendo que os responsáveis por uma delas fez a proposta de venda à diretoria do Grupo Stéfani. A proposta foi recusada, porém se plantou a ideia. Após o encerramento das atividades da referida revenda, a família Stéfani analisou as condições do mercado e tendo em vista a grande aceitação pelo publico da marca Volkswagen decidiu pleitear a concessão para comercializar seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (572.4 Kb)   docx (128.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com