TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  30/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.908 Palavras (32 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 1]

APS

 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2º/1º Semestres

Jundiaí

2011


Edivaldo

Estefanie

Jean

Julia

Jose Ribamar

Ricardo

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                                                          Trabalho da disciplina Atividades                                                                                                                             Práticas Supervisionadas do                                                                                                           curso de graduação de                                                                            

                                                                              Administração de Empresas e                                                          Ciências Contábeis.

Profº Me. Silvio Murdocco


Dedicatória

                                                        Ao mestre Silvio e suas inspiradoras aulas...

Agradecimentos

A todos que nos ajudaram e nos deram atenção, em especial ao “Tião” pela melhor explicação do mundo de como é definido o sabor do café.

“... Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.”

                                                                                         (Peter F. Drucker)

Lista de Ilustrações


Resumo


Sumário

Introdução

1 – Revisão Conceitual

   “...A organização certa é algo que não existe , a organização não é um absoluto , é uma ferramenta para tornar as pessoas produtivas quando trabalham em conjunto...”, celebre frase do pensador Peter Drucker, que define o mesmo como principal expoente da teoria neoclássica da administração que tem como foco o relacionamento das organizações em sociedade.

Peter Ferdinand  Drucker , nascido em 19 de novembro do 1909 ,em Viena, Áustria. Nasceu em uma época em que era normal receber uma educação ampla na arte , na história e na filosofia  , onde também era comum falar pelo menos sete idiomas.

  O seu pai era um alto funcionário público no momento alto Húngaro e sua mãe era uma mulher muito educada em medicina. Em Viena, na residência dos Drucker’s  ocorriam frequentemente reuniões com médicos, políticos, cientistas e  filósofos locais que discutiam diversos assuntos, finanças, medicina , literatura ,política internacional. Recebeu uma educação sem comparação.

Um estímulo para o conhecimento, sobre como as coisas se encaixam.

  È importante relatar as bases de Drucker, ou as pessoas que o influenciaram. Um deles é Sigmund Freud , neste se baseou para observar as relações psicológicas , humanas e de poder dentro das empresas ,Joseph Schumpeter também fez parte da base de Peter ,em relação a inovação e empreendedorismo ,mas também não se pode esquecer de John Keynes ,que ajudou Peter a ter uma visão melhor em relação a economia.

Filósofo e economista  ,considerado pai da Administração Moderna.

 Contribuiu com a descoberta da Gestão, a Percepção da transição do Industrialismo no final dos anos 50 para o mundo pós moderno e o início da formação da sociedade do saber. Pelas suas contribuições como pai da Administração Moderna , recebeu a “Medalha da Liberdade”a maior distinção que a Casa  Branca entrega , sendo assim se transformou no Guru na Gestão Administrativa Americana.

  A 1º Guerra Mundial deixou Viena empobrecida, neste momento muito consciente da sociedade que o envolvia, aos 18 anos saiu de sua casa e foi trabalhar  na Alemanha,em Hamburgo. Um ano depois foi para Frankfurt,entrou na Universidade e conseguiu trabalho em um dos maiores jornais.Um de seus primeiros artigos fora sobre a Queda da Bolsa (Crise de 1929).

 Como jornalista cobriu a queda da Democracia Alemã e acessão do Nazismo. Em 1933, com a ascensão de Hitler ao poder, percebendo os perigos representados pelos ideais de poder centralizado do regime nazista, foge para Londres onde começa a trabalhar como analista de valores em um banco. Casou-se em 1937 e logo após foi para os EUA, onde iniciou trabalho como redator de um grupo de jornais britânicos.

  Em 1939 escreveu seu primeiro livro, denominado “O fim do homem econômico”, sendo este uma análise sobre o totalitarismo nazista, tendo em Winston Churchill um dos críticos mais positivos.

  Em 1940 começa sua carreira como professor de Poliítica e Filosofia no Bennington College.

  Em 1941 Drucker morava Vermonnt , porém a faculdade fechava no inverno, alugou um apartamento perto de Columbia e começou a pesquisar livros de como as empresas eram gerenciadas.Nada encontrou sobre o tema. Ele tentou pesquisar o funcionamento de grandes empresas,porém nenhuma permitiu que ele estudasse sua estrutura e seus processos internos.

  Certo dia Drucker recebe uma ligação do Vice-Presidente da General Motors Paul Garrett ,questionando se ele estaria interessado em fazer um estudo sobre a alta administração da empresa. Passou 18 meses estudando a GM.

  Em 1942 publicou seu livro “O Futuro do Homem Industrial”, que descrevia a organização Industrial como uma Organização Social de cooperação e solidariedade operária. Esta linha de pensamento surgiu devido a uma releitura que Drucker fez das teorias administrativas vigentes até então :

  • - Abordagem Clássica : Proposta por Taylor e Fayol ,com ênfase na tarefas estrutura organizacional com visão do sistema fechado e visão atomística  de ser humano sendo este visto apenas como peça de uma engrenagem
  • -Teoria das Relações Humanas : Proposta por Elton  Mayo ,com ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho ,organizações informais e a substituição do conceito de hierarquia formal pelo conceito de liderança.

  Em 1946 ,após os estudos realizados na GM Drucker publicou o livro Concept  of the Corporation. Este livro defendia a descentralização, ou seja, processo de delegar decisões aos profissionais que efetivamente executam o trabalho. Tal obra exerceria mais influência nas décadas seguintes, pois essa proposta não foi aceita pelo CEO da GM, que queria manter a estrutura da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (687.9 Kb)   docx (421 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com