TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  9/5/2017  •  Abstract  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DO ALUNO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA VIII

(8º semestre)

SÃO PAULO

2017

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS no 8º semestre dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.  

Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido  em sala de aula -  à realidade.

 As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma  empresa/organização em situação real.

1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS  (APS-PIPA VIII)

  •  Composição das equipes: individual
  • Identificação de uma organização/empresa de pequeno ou médio porte para o estudo: caberá ao aluno escolher uma organização/empresa com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a organização/empresa se beneficiará com a contribuição do aluno e o mesmo terá na organização/empresa o espaço extraclasse para aprendizagem.
  • Realização das Atividades Práticas Supervisionadas na organização/ empresa escolhida pelo aluno. Caso seja necessário, o aluno poderá solicitar ao Coordenador Auxiliar do Curso – via Coordenador das APS do semestre - uma Carta de Apresentação da equipe.

  • Aluno:

a-) realizar as APS conforme as orientações recebidas via o Coordenador das APS do semestre, professores das disciplinas e o Manual (que contém o Título e o Roteiro do conteúdo);

b-) cumprir os cronogramas estabelecidos pelo Coordenador Auxiliar do Curso e pelo Coordenador das APS do semestre;

c-) elaborar o relatório escrito conforme o Título e Roteiro contidos no Manual do semestre letivo. Importante: na capa e na folha de rosto do relatório deve constar o título do relatório, como definido no roteiro, com as informações apropriadas quanto ao nome e porte da organização/empresa, objeto de estudo.

c-) preencher a Ficha de APS que será postada, em arquivo único, quando  postar o relatório (Trabalho Escrito Final) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos – http://trabalhosacademicos.unip.br .

  • Procedimentos do Aluno:
  • Trabalho de Campo, e o consequente relatório (trabalho escrito), conforme o Título/Roteiro de conteúdo estabelecido para o semestre letivo. O aluno deverá realizar ao menos uma visita técnica à organização/empresa e registrá-la via foto ou declaração da empresa.

Relatório (trabalho escrito) deve ser elaborado de acordo com a estrutura básica para trabalhos acadêmicos disponível no site - Portal da UNIP – www.unip.br/servicos/biblioteca/guia.aspx sob denominação de Guia de Normalização. Somente a Capa e a Folha de Rosto devem seguir o modelo anexo. Importante: na capa e na folha de rosto do relatório deve constar o título do relatório, como definido no roteiro, com as informações apropriadas quanto ao nome e porte da organização/empresa, objeto de estudo do aluno.

  • Postagem do relatório (trabalho escrito) e das Fichas de APS (em um único arquivo) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos - http://trabalhosacademicos.unip.br - (conforme Manual desse Sistema).

  • Avaliação

A avaliação das APS incidirá sobre PARTICIPAÇÃO, ou seja, o cumprimento, com pontualidade, das orientações/etapas do trabalho pelo aluno, o CONTEÚDO do relatório (trabalho escrito final), o respeito às NORMAS para a elaboração de trabalhos acadêmicos e a APRESENTAÇÃO / ARGUIÇÃO (quando houver).

  •  Critérios para avaliação

                                   Avaliação do Trabalho Escrito

ASPECTOS AVALIADOS QUANTO À FORMA

Formatação e cuidado na apresentação do relatório

Elementos Pré-Textuais

Elementos Pós-Textuais

Ortografia, Clareza e Coerência

Discurso imparcial  e não promocional

ASPECTOS  AVALIADOS  QUANTO  AO CONTEÚDO

Introdução

Fundamentação Teórica

Estudo de Caso

Análise e Sugestões de Melhoria

Considerações Finais

ASPECTOS AVALIADOS NA APRESENTAÇÃO

Habilidade para situar a audiência no assunto/ tema do roteiro.

Apresentação da empresa estudada com informações básicas e fundamentais.

Síntese da fundamentação teórica do tema em foco, dada sua relevância para a compreensão da apresentação.

Conhecimento e domínio das informações apresentadas.

Postura do apresentador durante a apresentação.

Presença e postura do aluno durante a apresentação.

Uso de recurso(s) de apoio à apresentação

Desempenho na arguição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (373.3 Kb)   docx (983.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com