TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  8/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.725 Palavras (27 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

[pic 2]

Emerson Process Management

Sorocaba

2015

Estevão Maciulevicius RA: B91HHB5

Natanaeli Rodrigues Clemente RA: C329CC4

Guilherme Ariosi RA: C20GCG-6

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Emerson Process Management

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência do segundo bimestre, em disciplinas do 4º semestre, do Curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Sorocaba

2015


Lista de Imagens

Imagem 01 – mapeamento recursos humanos        13

Imagem 02 – principais clientes        Erro! Indicador não definido.

Imagem 03 – Mapeamento de processos de pessoas        Erro! Indicador não definido.



Sumário

Introdução        5

1        Revisão Conceitual        Erro! Indicador não definido.

2 Fundamentação teórica.......................................................................................................................9

2.1        Perfil da organização        10

2.1.1        Apresentação da empresa .        10

2.1.2        Força de Trabalho        12

2.1.3        Produto e clientes        14

2.1.4        Principais concorrentes        17

2.1.5        Principais insumos        19

2.2        Coletas de dados        19

2.2.1        Mapeamento de processo de avaliação        21

2.3        Avaliação da eficiência eficácia         21

2.3.1        Analisar e avaliar mapeamento de processo        22

3        Considerações Finais        23

Referências Bibliográficas        24


Introdução

Este projeto tem como base de estudo a Emerson Process Management que é uma empresa de Automação Industrial, foi considerada como referencial de organização preparada para lidar com diversos tipos de situações que envolvem o mercado global, atendendo as necessidades dos diversos clientes. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida entre os clientes internos e externos do segmento em que está inserida.

A seguir serão detalhados os seus processos gerenciais, para que se possa entender a empresa como um todo.

Através de pesquisa realizada na empresa, foi possível facilitar preenchimento das informações necessárias para a confecção deste e identificar que um dos pontos fortes da organização é a constante busca por sugestões de melhorias, com a qual faremos a conclusão do estudo.


  1. Revisão Conceitual

1. REVISÃO CONCEITUAL 1.1 Gestão de Pessoas – Administração de Recursos Humanos  

Gestão segundo o dicionário on-line Michaelis, é o ato de gerir, administração ou direção.  

[...] A área ou departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupam com o gerenciamento das pessoas nas organizações e que levam à eficácia dos colaboradores nas organizações em busca dos objetivos pessoais e da organização. (PORTAL EDUCAÇÃO, acessado em 3 de novembro de 2015)  

No entanto a área de Gestão de Pessoas irá atuar de acordo com a visão e diretrizes da organização, mas mantendo o foco de como a organização alcançará eficácia por meio das pessoas. O Portal Educação destaca os seguintes pontos relacionados a área de Gestão de Pessoas: • Proporcionar aos colaboradores motivação: manter elevada a motivação por meio de reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira.  

• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados e na preocupação com o autodesenvolvimento e com a Missão da empresa.  

• Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado.  

• Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores: proporcionar uma estrutura, um ambiente de trabalho que atenda as necessidades das pessoas, como confiança nos funcionários, estilos gerenciais, segurança, liberdade de atuação e para tomar decisões, solidez, trabalhos desafiantes, horas adequadas de trabalho, etc. • Gerenciamento das mudanças: as mudanças constantes e variações do mercado exigem uma flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar

    8  

rapidamente às novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências para atender e superar as expectativas da globalização, das pessoas e dos clientes.  

• Assegurar uma política ética e de abertura: a área de Gestão de Pessoas deve conquistar a confiança dos colaboradores, ser aberta e receptiva e manter uma postura ética e de preocupação com os direitos.  

1.1.1 Principais Subsistemas  A) Provisão

Segundo Chiavenato (1999) inicialmente, a Provisão acontece através de uma pesquisa de RH, que tem por objetivo descobrir tudo que as empresas concorrentes fazem em termos de recursos humanos. Este processo é realizado com frequência, visando acompanhar de forma detalhada como está o mercado de trabalho, bem como as empresas que estão se relacionando com os seus colaboradores, além do que oferecem em termos de salário, ambiente de trabalho, benefícios, clima organizacional e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (529.7 Kb)   docx (239.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com