TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LOGÍSTICA

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  1. LOGÍSTICA

SANTOS-SP 2018


  1. APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LOGÍSTICA

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, na Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para finalização do curso de Administração.

        

SANTOS-SP 2018


SUMÁRIO                                                            

INTRODUÇÃO        04

  1. – Conceitos de Processos.        05
  2. – Classificação de Processos.        07
  3. – Gerenciamento de Processos.        08
  1. – Processos Chaves.        11
  2. – Processos de Apoio.        13

1.4 - LOGISTICA.        14

  1. – ESTUDO DO CASO        17
  1. – Perfil da Organização        17
  1. – Apresentação da Empresa        17
  2. – Força de Trabalho        17
  3. – Produtos e Clientes.        19
  4. – Principais Concorrentes.        19
  5. – Principais Insumos        21
  1. – COLETA DE DADOS        21
  1. – Descrição da Pratica de Processos        21
  2. – Indicadores de Desempenho        22
  3. – Analise das Informações Coletadas.        22
  4. – Identificação das Oportunidades        23
  5. – Sugestão de Melhorias.        23

BIBLIOGRAFIA        26


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e teórica, sobre as organizações, a pratica ligada a teoria geral da administração com enfoque na Logística em pesquisa aplicada na empresa “A UNICASERV – Comercio, Distribuição, Representação, Importação e Exportação LTDA - EPP.”, cujos resultados se encontram no capitulo “Estudo de Caso”.

Será abordado o conceito geral da teoria da administração e como ela funciona na prática. Sabe-se que as organizações afetam todos, todos os dias. Produzem bens e serviços com eficiência, facilitam a inovação, utilizam tecnologia moderna, adaptam-se e influenciam ao ambiente em transformação, criam  valor para proprietários, clientes e funcionários, acomoda constantes desafios da diversidade, da ética e da motivação e coordenação dos funcionários.

O foco principal deste trabalho, porém, será abordar o processo de logística da empresa, ou seja, analisar como a empresa administra a partir da venda até a entrega do produto no endereço exigido pelo cliente.


  1. CONCEITO DE PROCESSOS

De acordo com (OLIVEIRA, 1995) processo: é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

(OLIVEIRA, 1995) aponta que o principal problema que a administração de processos apresenta é sua consolidação como um instrumento administrativo com alta qualidade, mas por muitas vezes faltam metodologias estruturadas em sua operacionalização nas organizações e indica uma metodologia dividida em cinco fases para o desenvolvimento e implementação dos processos administrativos nas organizações.

Segundo (DRUCKER, 1986) o processo de gestão, ou processo administrativo, no contexto de um sistema organizacional compõe-se das coisas que o administrador faz, isto é, das atividades realizadas por todos os administradores, desde o presidente até o supervisor de primeira linha. Inclui também as atividades dos gerentes que funcionam em diferentes áreas da empresa: produção, venda, finanças, pesquisas.

(DRUCKER, 1986) Ainda complementa que não há um conjunto universalmente reconhecido de funções administrativas. Diferentes  teóricos dividiram o "todo" de várias formas. Alguns sugeriram umas três funções, outros propuseram doze ou mais. Na realidade, entretanto, há muito menos discordância  do que se imagina. Várias funções básicas são amplamente reconhecidas, mesmo havendo variação, quando se trata de denominá-las.

Para os objetivos deste trabalho, conta-se mais vez com (DRUCKER, 1986) enumerando cinco funções básicas componentes do processo gerencial, conforme ilustrado na figura 06, que podem ser interpretadas como uma sequência de passos que devem ser trilhados por uma empresa adequadamente estruturada, na busca de bons resultados.

Figura 06: Etapas do processo gerencial

[pic 1]

Fonte: (DRUCKER, 1986)


"O planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais, e pode ser definido como o processo de reflexão que precede a ação e é dirigido para a tomada de decisão agora com vistas no futuro." (FIGUEIREDO, 2011)

A base de um bom planejamento está em qual estratégia é adotada e de como ela será efetivada. A forma que uma estratégia é utilizada pode garantir o sucesso ou fracasso de um planejamento. (MINTZBERG, 2003) afirma que não existe uma definição especifica de estratégia, mas que existem áreas gerais de concordância a respeito da natureza da estratégia:

  • Diz respeito tanto à organização como ao ambiente;
  • É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a - organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
  • Afeta uma organização em seu todo;
  • Implica questões de conteúdo e processo;
  • Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
  • Existe em níveis diferentes na organização;
  • Envolve vários aspectos conceituais e analíticos

(FIGUEIREDO, 2011) mostra que planejar significa estabelecer a linha de conduta a ser trilhada, os recursos a empregar e as etapas a vencer para o alcance do objetivo. O planejamento indicará quais recursos serão necessários, como e quando deverão ser empregados. Deve considerar alternativas diferentes de como fazer, escolhendo a que melhor se adequar ao volume de recursos definidos no objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (386.3 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com