TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS NIQUELAÇÃO E CROMAÇÃO UNIVERSO LTDA

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADS PRÁTICAS SUPERVISONADAS NIQUELAÇÃO E CROMAÇÃO UNIVERSO LTDA

SÃO PAULO

2017

APS – ATIVIDADS PRÁTICAS SUPERVISONADAS NIQUELAÇÃO E CROMAÇÃO UNIVERSO LTDA

Atividades Praticas Supervisionadas – APS Niquelação e Cromação Universo Ltda. Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre do curso de Administração da Universidade Paulista sob a orientação de professores do semestre.

SÃO PAULO

2017

1.  Introdução

Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo relativo aos consumidores da Niquelação e Cromação Universo Ltda, desde os níveis mais básicos como o 1º contato com o cliente aos níveis mais complexos de atendimento de pós venda e relacionamento com clientes.

2. Perfil da Organização

2.1 Apresentação da empresa

A empresa Niquelação e Cromação Uniuverso Ltda. foi fundada em fevereiro de 1947 por trabalhadores de uma empresa de carvoaria em sua da família Begliomini. Ingressaram no ramo de galvanoplastia após um dos sócios e o químico em questão sugerir um novo empreendimento, um novo tipo de indústria que estava surgindo com um mercado emergente. Era o começo de um legado que já duram 70 anos. Atualmente a empresa está localizada no mesmo lugar que foi fundada, Rua Tito, 197 – Vila Romana em São Paulo é uma pequena de pequeno porte que desde sua fundação trabalha com o mesmo ramo de Galvanoplastia¹ e é considerado um grande modelo no quesito qualidade.

2.2 Forças de Trabalho

A empresa Galvanoplastia/ Cromação Universo, atualmente, dispõe de 28(vinte e oito) colaboradores, 24(vinte e quatro) da área da linha de produção, 22(vinte e dois) homens e 2(duas) mulheres. E 4(quatro) colaboradores na área administrativa, que a 1(um) homem e 3(três) mulheres. Atualmente na empresa trabalham cerca de 20(vinte e três) colaboradores homens e 5(cinco) colaboradores mulheres. Anexo 1

2.3 Produtos e Clientes

        A Principal atividade da empresa é o revestimento de metais em Cromo e Níquel, mas contando também com profissionais capacitados nas demais áreas de lavagem, cobreação e polimento. Atuando fortemente desde 1947 na área de construção civil, automobilística, indústria metalúrgica e de restauração de antiguidades, atendendo tanto pessoa jurídica como pessoa física.
Atualmente o ramo jurídico conta com um tipo de produção diária e rápida, já o ramo de pessoa física conta com profissionais mais especializados e com mais experiência em lidar com peças de menor porte, mais delicadas e que exigem maior cuidado ao passar por todos os processos.

2.4 Principais concorrentes da organização

        Atualmente a Niquelação Universo conta com a concorrência de empresas no mesmo ramo de galvanoplastia que atuam ou estão situados na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Um ponto importante também são as empresas que disponibilizam alguns revestimentos alternativos como pinturas epóxi, vernizes eletrostáticos e metalização e vácuo para os materiais metálicos que também implicam de certa forma na quantidade total dos serviços prestados.

1.Galvanoplastia: é uma técnica que permite dar um revestimento metálico a uma peça, colocando tal metal como polo negativo de um circuito de eletrólise.

2.5

        Os Principais insumos utilizados nos processo de cromação são:

  • Anodos de Cobre, Níquel e Chumbo.
  • Ácido Crômico.
  • Sulfatos de Cobre e de Níquel.
  • Ácidos Sulfúrico, Nítrico e Clorídrico.
  • Cianeto de Sódio
  • Aditivos Especiais

Todos os produtos adquiridos são regulados pela Policia Federal, Policia Civil e Exercito, só podendo ser comprados com alvará de liberação de cada Órgão e as compras são declaradas trimestralmente.

3. Revisão Conceitual.

        Um dos conceitos que não são muito bem explorados dentro da Niquelação e Cromação Universo e deveriam estar mais presentes no dia- a – dia da empresa seria a pós venda e pré venda. Em relação às pós-venda foi observado que sim existe uma pós venda, mas ela não é trabalhada intensivamente e também não é feita por apenas uma pessoa, não há nenhum tipo de anotação sobre oque o cliente está relatando não criando nenhum histórico e impossibilitando que esse atendimento seja mais efetivo e possa gerar mais credibilidade para empresa e lucros. No pré venda oque foi observado segundo os relatos da direção da empresa e da parte de marketing é que não existe nenhum tipo acompanhamento no desenvolvimento de novos clientes da mesma forma como a pós venda, a pré-venda não é feita por uma pessoa fixa, os acordos feitos precisam ser mais formalizados, contratos precisam ser redigidos para que não haja nenhum problema futuro e também para que não haja nenhum investimento em vão. Agora um aspecto interno que pode ser melhorado e trabalhado em relação aos clientes internos seria a parte psicológica onde muitos estão desmotivados em relação as suas funções e apenas permanecem por comodidade, necessidade e lealdade. A empresa já fornece alguns benefícios extras, mas talvez seja hora de dar maior importância ao seu trabalhador. Sobre o ambiente onde são recebidos os clientes de pessoa física ser um local mais reservado onde a pessoa sinta-se mais a vontade em relação ao serviço que está contratando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (327.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com