TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS: Teorias Administrativas

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO MERCADOLÓGICA

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

SÃO PAULO – SP

2019

        

GESTÃO MERCADOLÓGICA

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Relatório apresentado a Universidade Paulista UNIP como parte de exigências do APS – Atividades Práticas Supervisionadas do curso de Administração para obtenção do titulo.

ORIENTADOR: PROF. EDIVÂNIA 

SÃO PAULO – SP

2019

Sumário

1 Introdução        4

2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO        5

2.1 TEORIA CIENTÍTICA        5

2.2 TEORIA CLÁSSICA        6

2.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS        7

2.4 TEORIA BUROCRÁTICA        7

2.5 TEORIA ESTRUTURALISTA        8

2.6 TEORIA DOS SISTEMAS        8

2.7 TEORIA CONTINGENCIAL        8

2.8 TEORIA COMPORTAMENTAL        9

2.9 TEORIA NEOCLÁSSICA        9

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        10

3.1 COMPARAÇÃO DA EMPRESA NAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS        11

REFERENCIAS        12

1 Introdução

Este trabalho tem como intuito apresentar três teorias administrativas e suas contribuições para o desenvolvimento administrativo de empresas, bem como suas vantagens e desvantagens. Neste também iremos compara-las, usando como estudo a empresa TELEFONICA S/A, conhecida mais usualmente pela marca VIVO, analisando seu processo e sua relação com as teorias que serão apresentadas.

2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO

Administração é a Ciência Social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

A administração teve inicio na Revolução Industrial onde com o declínio das bases do sistema feudal, surgiu a produção em manufaturas e as corporações de oficio, posteriormente entre os séculos XVI e XVIII sendo substituídas pelo serviço assalariado.

As teorias da administração são agrupadas nas áreas das tarefas, da estrutura, das pessoas, no ambiente e na tecnologia, uma completando a outra.

Podemos citar como principais teorias administrativas:

2.1 TEORIA CIENTÍTICA        

A Teoria da Administração Científica, também chamada de Taylorismo, pois foi um estudo de Frederick Taylor, analisou na época da Revolução Industrial que era necessário a padronização das tarefas de todos os funcionários das empresas, já que a maioria eram pessoas simples, do campo, que vinham para cidade em busca de melhores oportunidades. O foco tornou-se o empregado, capacitando-os, especializando-os nas divisões do trabalho e o incentivo com o pagamento por produtividade. Porem a Administração Cientifica era voltada apenas para a fábrica/empresa, deixando de se analisar todo o ambiente externo em que se envolvia, focando apenas no mecanismo, na superespecialização do trabalhador, na visão microscópica do homem, na abordagem do sistema fechado, na exploração dos empregados e nas recompensas limitadas.

2.2 TEORIA CLÁSSICA

A Teoria Clássica desenvolvida por Henri Fayol também apresentava foco nas estruturas organizacionais, ou seja, nas funções dentro da empresa. Definiu seis funções empresariais, como técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativo, que por sua vez era responsável pela coordenação das funções anteriores, geridos por um administrador de acordo com o processo administrativo de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A Teoria Clássica também se baseava no sistema fechado e no Taylorismo do conceito Homo Economicus (incentivos materiais aos seus funcionários). De acordo com Fayol existem 14 princípios gerais da administração.

1) Divisão do trabalho

2) Autoridade e responsabilidade

3) Disciplina

4) Unidade de comando

5) Unidade de direção

6) Subordinação dos interesses individuais aos gerais;

7) Remuneração do pessoal

8) Centralização

9) Cadeia escalar

10) Ordem

11) Equidade

12) Estabilidade do pessoal

13) Iniciativa

14) Espírito de equipe

Porem, podemos dizer que o problema da Teoria Clássica era a falta de preocupação com a organização informal, com o foco somente na organização.

2.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

        

A Teoria das Relações Humanas com o foco nas pessoas defendiam um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo. Dando uma atenção especial as pessoas, a organização devia entender melhor o funcionário e se adaptando a ele, a empresa teria maior sucesso. Estudos de Hawthone chegaram a conclusão Criando o conceito do Homem Social, focando nos aspectos emocionais e psicológicos de relacionamento entre as pessoas e ao funcionamento do grupo dentro da empresa, aumentando assim a produtividade.

2.4 TEORIA BUROCRÁTICA

A Teoria Burocrática de Weber tinha como objetivo a previsibilidade e a organização formal (baseada em regras e normas) do funcionário atingindo assim uma maior eficiência. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência. O modelo burocrático veio com uma administração mais racional e impessoal, baseada em uma sociedade mais complexa. As principais características da burocracia são a formalidade, a impessoalidade, a  profissionalização, caracterizando a meritocracia na forma da contratação e promoção de empregados, a autoridade expressas, isonomia no tratamento, especialistas em leis, renumeração em dinheiros, comunicação é racionalidade, noção padronizada, sistema legal e econômico de carreira, hierarquia, controle do previsível e os procedimentos. Porem têm alguns pontos negativos da burocracia tais como, a rigidez e apreço extremo às regras, a lentidão no processo decisório, a excessiva formalização, a dificuldade de respostas às mudanças no meio externo e a perda da visão global da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com