TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES DA ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES INDUSTRIAIS: FATORES DE COMPETITIVIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE DAVID GARVIN

Por:   •  26/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Londrina

2020

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 OBJETIVO GERAL        4

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

1.3 METODOLOGIA DO TRABALHO        5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE        6

2.2 ABORDAGENS  E DIMENSÕES DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE        8

2.2.1 Performance ou Desempenho        10

2.2.2 Características        10

2.2.3 Confiabilidade        11

2.2.4 Conformidade        11

2.2.5 Durabilidade        11

2.2.6 Serviço ou Atendimento        11

2.2.7 Estética        12

2.2.8 Qualidade percebida        12

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

1 INTRODUÇÃO

O conceito de qualidade e sua compreensão nas organizações é variável e dotado de múltiplas complexidades: de acordo com Lobo (2010) até a Segunda Guerra Mundial o conceito estava atrelado ao atendimento de uma alta demanda monopolista que era tangencialmente superior à oferta, e se voltava para as características físicas do produto e do processo produtivo, com normas e padrões estabelecidos de forma prévia para inspeção e controle da qualidade. 

As transformações sociais que se seguiram formaram um mercado mais exigente e observador quanto à compreensão do constructo qualidade do produto, e a crise do petróleo e queda dos monopólios colocaram as organizações diante de uma nova perspectiva, extremamente competitiva e orientada a alta qualidade do produto com baixos custos, na qual os processos de inspeção foram sendo substituídos pelo controle das etapas produtivas. 

A concorrência foi intensificada com novos modelos de produção em países asiáticos a partir da década de 1980, que conseguiram ofertar produtos de qualidade e ao mesmo tempo competitivos por seus baixos custos de produção, e a Administração da Qualidade passou a ser um elemento estratégico e primordial para empresas se manterem competitivas e atingirem a satisfação das expectativas e necessidades do mercado consumidor, com clientes buscando segurança em produtos com alta qualidade técnica e preços atraentes, e serviços estruturados com ênfase na excelência

Diante desse cenário de competitividade, a importância dos clientes e a percepção da qualidade passa a ser considerada um elemento estratégico para as organizações, e David Garvin contribui de forma significativa com o campo de estudos da Administração de Qualidade ao discutir seus impactos estratégicos para as organizações.

  1. OBJETIVO GERAL

Diante de sua importância como um elemento estratégico e competitivo para organizações industriais, o presente trabalho tem por objetivo principal a compreensão sobre a importância da Administração da Qualidade, sob a ótica do pensamento do autor David Garvin.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Definir os elementos e fatores de competitividade em organizações industriais;
  2. Discorrer sobre as abordagens do conceito de qualidade e suas oito dimensões para o autor David Garvin;
  1. METODOLOGIA DO TRABALHO

Quanto aos fins do presente trabalho, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e explicativa, e de acordo com Vergara (2004, p. 47), esse tipo de pesquisa é utilizada em casos na qual a investigação tem por objetivo principal tornar algo inteligível e justificar os seus motivos. Sua utilidade se efetiva em casos na qual o pesquisador procura esclarecer os fatores contributivos na ocorrência de determinados fenômenos, com a utilização de pesquisas descritivas realizadas anteriormente para a base das explicações formuladas.

Quanto aos meios de investigação utilizados para buscar os dados e compreender os conceitos, as informações presentes nesse relatório são oriundas de fontes de pesquisa bibliográfica, que consistem no estudo sistematizado, desenvolvido e publicado de artigos científicos, teses de mestrados, trabalhos de conclusão de curso e outras fontes primárias e secundárias sobre os temas investigados (VERGARA, 2004, p. 46).


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A presente seção tem por objetivo discorrer sobre as abordagens dimensões da qualidade propostas por David Garvin e de que forma elas se convertem em vantagem competitiva por organizações industriais durante o planejamento estratégico e gestão da qualidade.

Manso e Chiquetano (2017, p. 03) pontuam que a dificuldade em definir o conceito de qualidade está relacionada à perspectiva na qual é observada, e que David Garvin contribui de maneira significativa ao campo de estudos da Administração da Qualidade ao analisar a contribuição de autores clássicos como Deming, Juran e Feigenbaum, e com base neles, caracterizar as diferentes dimensões da qualidade.

David Garvin em seus trabalhos pontua a dificuldade dos administradores em entender esse conceito e aplicá-los no campo prático, e sinaliza alguns contrapontos sobre a imagem que os gestores tinham desses processos, com postura defensiva das ações em controle da qualidade e visualização restrita de uma espécie de atribuição e fardo compartilhado entre as áreas funcionais e departamentos das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (276.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com