TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES

Por:   •  27/4/2015  •  Seminário  •  5.638 Palavras (23 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES

Visão Baseada em Recursos: Estratégia Competitiva de um Laboratório Nacional no Mercado Farmacêutico Brasileiro

AUTORES ROGERIO PINTO TORRES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO rogerio.ache@ig.com.br

MARCO ANTONIO FERREIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO bauhaus@ufrrj.br

Resumo O presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado suas ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico através de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, nos últimos anos, apresenta-se como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada ocupar a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da RBV e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura da RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos. O estudo busca contribuir para a melhor compreensão do que são recursos considerados diferenciais e estratégicos para uma empresa. Palavras-Chave: Visão Baseada em Recursos, Posicionamento Estratégico, Indústria Farmacêutica.

Abstract The present work shows the strategic activities of a national pharmaceutical laboratory, due to the changes in its business environment, which has guided their actions towards positioning in resources in face of the natural trend of market position. The aim is to present an empirical study by means of a case study starting from the theoretical construction of Resource Based View (RBV) which, in the last years, has presented itself as an alternative to the traditional Market Based Vision or the vision of competitive advantage. There has been an analysis of internal resources and of the strategies which allowed for the organization being studied to remain in the third place in gross revenue within the Brazilian pharmaceutical market. The company vision was obtained from semi-structured interviews with directors and managers and the results of the study were analyzed in light of the theoretical references of the RBV and of the information about the pharmaceutical market in Brazil. As a result, can observe the convergence of RBV literature, in which the identification and use of abilities and unique resources of the organization have relevant impact in the performance and ability of the company to compete in the medicament market. Key words: Resources-Based Vision, Strategic Positioning, Pharmaceutical Industry.

1


1 Introdução

A indústria farmacêutica se destaca como uma das mais inovadoras e rentáveis dentre os setores produtivos. A defesa desta posição ocorre de forma agressiva, por meio da criação ou manutenção de barreiras de entrada, principalmente pela utilização extensiva dos direitos de monopólio durante o período de patente, por processo de reestruturação empresarial e por aumento do rigor nas exigências sanitárias determinadas pelos órgãos regulatórios nacionais ou supranacionais (CAPANEMA E PALMEIRA FILHO, 2007). Vários fatores caracterizam a indústria farmacêutica, dentre os quais se destacam os custos elevados de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) de novos medicamentos, o crescimento dos medicamentos genéricos e a ampliação dos mecanismos públicos e privados de regulação da indústria farmacêutica, com o objetivo de reduzir os seus custos com a aquisição de medicamentos (MAGALHÃES ET AL, 2003).

O mercado farmacêutico brasileiro apresenta-se como um dos maiores e mais atrativos do mundo (10o no ranking), mas é dominado pelas grandes indústrias transnacionais, destacando-se algumas nacionais. Entretanto ele é considerado como uma indústria basicamente de transformação, entendida como a de modificação do princípio ativo (matéria- prima) em medicamento final (CALIXTO E SIQUEIRA JR, 2008). Por não ter desenvolvido sua indústria de farmoquímicos, não sendo produtor de matéria-prima (farmoquímicos e adjuvantes), o setor depende intensamente da importação de outros países. Ao final da década de 1990, importantes modificações ocorreram no mercado farmacêutico brasileiro com a entrada em vigor da lei de patentes (1996) e a introdução dos medicamentos genéricos (1999). Estas mudanças acabaram por tornar o mercado mais competitivo, provocando uma concorrência mais acirrada, envolvendo preço e desconto, e obrigando as empresas a diminuírem suas margens. Os consumidores dos produtos de marca passam a ter como opção, além dos similares de baixo preço já existentes no mercado, os medicamentos genéricos substitutos. O mercado farmacêutico brasileiro é monopolizado e/ou oligopolizado, em função da concentração deste por classes terapêuticas, onde as empresas líderes o monopolizam, panorama observado até os dias atuais (BERMUDEZ, 1995).

Uma leitura desse setor, a partir da Visão Baseada em Recursos (VBR), constitui uma importante contribuição. Principalmente porque a indústria farmacêutica brasileira apresenta, em sua dinâmica, forte orientação para o mercado, como preconiza a Visão Baseada no mercado (VBM), com forte influencia das contribuições de Michael Porter.

O trabalho tem como objeto mostrar os motivadores que levaram um laboratório farmacêutico nacional a desenvolver seu planejamento estratégico com orientação para suas competências e recursos únicos, de forma a melhorar seu desempenho dentro do mercado farmacêutico brasileiro. Busca apresentar, com base nos depoimentos de diretores e gerentes e nos conceitos da Visão Baseada em Recursos (VBR), a movimentação estratégica do laboratório Ache no competitivo mercado farmacêutico brasileiro. O método utilizado foi o estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas.

2 Mercado Farmacêutico

A estrutura do mercado farmacêutico mundial pode ser definida como oligopólio, uma vez que o setor tem seu comportamento influenciado fortemente por multinacionais de grande porte. De acordo com IMS (2009), as 10 principais empresas do setor, em 2008, concentraram 42,6% do mercado total, tendo a Pfizer a maior cota do mercado (6,0%), seguida da GSK, da Novartis e da Sanofi-Aventis, cada uma com aproximadamente (5,0%), da Astra Zeneca, da Roche e da Johnson & Johnson, cada uma com aproximadamente (4,5%), da Merck & Co (3,6%), e da Abbott e da Eli Lilly, ambas com aproximadamente (2,5%). A concentração deste mercado deu-se, principalmente, por processos de fusões e aquisições de interesse dos principais grupos do setor. Este processo se justifica pelos elevados custos de pesquisa e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (296.8 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com