TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA ORGANIZACIONAL

Resumo: Este artigo informa a respeito das mudanças organizacionais e sua cultura, abordando as características, as mudanças organizacionais, os fatores e o planejamento das organizações.

Palavras-chave: Mudanças. Organização. Cultura. Evolução. Transformação.

INTRODUÇÃO

Através deste material, busco apresentar as características e objeções das mudanças organizacionais e da cultura organizacional, ligadas ao lado humano de uma organização, a qual possui hábitos, praticas, valores, crenças, comportamento, entre outros, que interagem como um todo. A cultura organizacional tem como objetivo orientar as pessoas, direcionando seu comportamento e suas atividades.

Posso afirmar que as mudanças organizacionais trazem benefícios para a empresa, auxilia na preparação da organização para atuar nos cenários mais diversos e competitivos.

Entrarei mais a fundo sobre as teorias que abordam o tema mudança organizacional e cultura organizacional, mostrando seus pontos positivos e negativos, como funciona o gerenciamento e planejamento, abordando as diferentes possibilidades.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

As organizações vêm sendo construídas com mais flexibilidade na forma de sua condução, estão mais dinâmicas e com os olhos voltados a todos que contribuem para o crescimento, seja o cliente, sócios, colaboradores e terceiros. Onde antes era muito incomum uma mudança, atualmente se tornaram algo rotineiro. E deve ser levado com muita seriedade, onde podemos encontrar empresas estipulando comissões específicas para cuidar da gestão da mudança em organizações, com profissionais capacitados na gestão e implantação de projetos.

Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status do indivíduo, que se encontra fundamentalmente organizado e seguro.

A mudança deve ser encarada como um processo permanente, contínuo, uma necessidade de atualização que gera atualização. A reprodução de modelos passados representa a contradição de uma cultura a ser sustentada pela inovação e, portanto, voltada para o futuro. (VIEIRA; VIEIRA, 2003)

Apesar de alguns autores apontarem que a mudança não pode ser gerenciada, a grande parte dos artigos encontrados na literatura diz que é possível, por isso a importância dos diferentes tipos de mudanças. Existem mudanças de primeira e segunda ordem, as de primeira ordem é sobre as mudanças no sistema, as de segunda ordem são mais radicais, levando as mudanças no sistema para a prática.

A mudança organizacional é entendida como uma adequação às exigências do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno. Pode ser uma mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo. É qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional. Com o mercado cada vez mais exigente e a satisfação do cliente cada vez mais difícil de ser atingida, as organizações precisam acompanhar suas necessidades, resultando em uma mudança contínua para que haja diferencial competitivo, aumentando a qualidade de seus produtos e serviços e minimizando os custos operacionais. Mudanças devem ocorrer para que as organizações sobrevivam no mercado.

Segundo Chiavenato (2004, p.84) “A organização abrange o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada”.

TIPOS DE MUDANÇAS

Mudança é um processo multinível e interativo, tendo seus resultados moldados por interesses e compromissos, tanto ao nível do indivíduo como ao dos grupos de dentro da organização, para tantos as mudanças precisam ser gerenciadas. (Pereira, 2004)

As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa. Como um produto pode ser substituído por outro mais atualizado já é uma mudança organizacional.

A mudança transformacional implica em grandes alterações nos processos da empresa, sendo reestruturada internamente para atender a uma nova estratégia. Usualmente utilizada diante de sérias crises ou da necessidade de se reposicionar no mercado, esse tipo de mudança afeta todos os âmbitos da empresa, funcionários, líderes, produtos e, por isso, pode ser de mais difícil assimilação pelos colaboradores. Há também a mudança que surge a partir de um propósito especial: a mudança evolucionária. O objetivo em questão é adequar a evolução da empresa às demandas do mercado, para que seu crescimento não gere problemas, as necessidades dos clientes sejam sempre atendidas e a empresa esteja sempre à frente de seus concorrentes. São implantadas gradualmente e facilitam a escolha de possíveis caminhos de atuação a serem seguidos pela organização no futuro.

Mudança incremental depende dos recursos da empresa para maior funcionalidade dos objetivos da empresa.

Mudança multidimensional depende da complexidade da empresa, pode acontecer de várias maneiras, inclusive de uma forma radical, envolvendo toda a organização que necessita da mudança.

Mudança contínua acumula conhecimentos, acontece de forma constante, é uma mudança evolutiva e gradativa, até que a organização escolha fazer uma mudança mais significativa.

A característica mais importante da organização formal é o racionalismo. Uma organização é um conjunto de cargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamento todos os seus membros devem se sujeitar. (CHIAVENATO p. 186)

A mudança revolucionária é a que mais tem impacto nas empresas é a revolucionária, pois é tirada diante da necessidade de uma profunda alteração nos princípios base da empresa, na sua gestão, na sua atuação e nos produtos, para que a empresa sobreviva e cumpra com sua missão, essa mudança se faz imprescindível. Empresas com uma longa história são as que geralmente necessitam empreender esse tipo de mudança, garantindo a superação da má fase e o lucro para os investidores. Com a implementação dessa mudança, a empresa pode terminar parecendo outra: novos funcionários, novo modelo de gestão, novos objetivos e, inclusive, novos mercados de atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com