TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E A SUA RELAÇÃO COM O CLIMA E A CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

GEYSIANE SABINO DA SILVA

O COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E A SUA RELAÇÃO COM O CLIMA E A

 CULTURA ORGANIZACIONAL

Manaus-AM

2015[pic 3]

GEYSIANE SABINO DA SILVA

O COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E A SUA RELAÇÃO COM O CLIMA E A

 CULTURA ORGANIZACIONAL

Trabalho Bimestral para a obtenção de nota parcial , Disciplina Comportamento Organizacional, do curso de Administração, sob a orientação da profa. Alice Fabricio da Silva da      UNINORTE/Laureate International Universities.

Manaus-Am

2015


SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO.............................................................................................. 3[pic 5]

  • O que é comportamento organizacional....................................................... 4
  • O que é uma organização............................................................................. 5
  • Breve histórico das organizações................................................................. 6
  • Habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias nas organizações contemporâneas........................................................................................... 6
  • Estrutura organizacional............................................................................... 7
  • Modelos organizacionais mais comuns........................................................ 8
  • Novos modelos de estrutura organizacional................................................. 8
  • Modelo mecanicista x modelo orgânico........................................................ 9
  • As organizações e o comportamento organizacional nos últimos tempos.. 10

CONCLUSÃO.............................................................................................. 11

REFERÊNCIAS............................................................................................ 12


INTRODUÇÃO

O mundo do trabalho passa por profundas transformações. Temáticas como a globalização, flexibilização, competitividade e novas formas de organização do trabalho têm lugar garantido nas análises daqueles que atuam ou estudam as organizações.

Essas transformações geram um ambiente complexo, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, mudanças de conceito, de valores e quebra de paradigmas que norteiam todos os segmentos da sociedade.

No contexto das organizações, a luta de forças se manifesta entre o

“novo e o velho”, isto é, as transformações e inovações das organizações no mundo contemporâneo ante uma dinâmica e uma burocracia arraigadas.


  • O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

É forma de prever, explicar e compreender os comportamentos organizações, estudando o comportamento humano no local de trabalho, da interação entre pessoas e entre a empresa em si. Sua especialidade visa investigar três determinantes do comportamento nas organizações, que são: indivíduos, grupos e estruturas, promovendo assim uma melhor eficácia organizacional. Sua preocupação está em como as pessoas atuam nas organizações e como isso afeta o desempenho das empresas.

Como em Comportamento Organizacional estuda-se tanto a natureza das organizações quanto o papel que a pessoa desenvolve dentro delas e com isso os temas abordados são inúmeros em relação a sua vida corporativa e ligados ao microuniverso do ser humano, tais como: motivação, percepção, comunicação interpessoal, liderança e também os temas ligado ao macrouniverso: a cultura e o clima organizacional, estruturas, mudanças organizacionais. Enfocando a melhor produtividade, aumentando a cidadania organizacional e a satisfação no trabalho.

A Psicologia, Sociologia, Psicologia Social e Antropologia, são disciplinas comportamentais e se apoiam em Comportamento Organizacional, tornando-o uma ciência multidisciplinar.

A Psicologia, ciência que melhor fundamenta esse estudo, procura medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos. O início do século XX marcou o aparecimento da Psicologia como ciência aplicada e o desenvolvimento de teorias próprias nas áreas clínicas, como a Psicanálise, o Behaviorismo, a Psicologia da Percepção e a Psicologia Social. Dessa forma o Comportamento Organizacional é uma das principais áreas de aplicação da Psicologia e seu foco está voltado ao aspecto humano nas organizações; ou seja, a disciplina se preocupa em analisar e compreender o comportamento de cada indivíduo na organização, assim como aumentar o bem estar de todo o grupo de funcionários do contexto do trabalho.

  • O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?

Uma organização é uma junção de esforços individuais que tem como objetivo realizar propósitos coletivos. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas, equipamentos e recursos financeiros.

O pré-requisito básico para o funcionamento de organização é ter em seu quadro de pessoas que sejam capazes de se comunicar e que estejam dispostas a contribuir em ação conjunta a fim de alcançar um objetivo em comum, a habilidade de trabalhar de maneira eficaz com os outros.

Quando a finalidade de uma organização é gerar lucro, ter autossustentação e obter retorno de capital estamos diante de uma empresa; ou seja, de um empreendimento que procura integrar recursos humanos e não humanos (financeiros, físicos, tecnológicos mercadológicos) para atingir seus objetivos

.Organizações sem fins lucrativos cuja finalidade é o cuidado com o ser humano, o meio ambiente e qualidade de vida (ONGs, entidades filantrópicas).

  • A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida isoladamente bem como os indivíduos não podem sobreviver sem organizações. As pessoas são o principal ativo de uma organização, o recurso organizacional, ou seja, o recurso humano.

As organizações existem para que os indivíduos possam satisfazer as suas necessidades emocionais, intelectuais, econômicas, entre outras. Necessidades que, muitas vezes, os indivíduos não podem alcançar isoladamente por conta de suas limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com