TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS RESENHA

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

RESENHA

ZANELLI; BORGES-ANDRADE e BASTOS; (2004, p. 391). Formas de poder.

HIAVENATO; (2005, p. 81). O Papel da comunicação nas relações interpessoais.

A partir do artigo, é possível distinguir os conceitos e significado quanto à origem de ética e moral, assim como sua importância e evolução no decorrer dos anos. Apresenta também o valor e a necessidade do relacionamento interpessoal social e individual, a transmissão de valores, a ética no cotidiano, comunicação e linguagem, ética profissional, conflito e poder nas organizações, a necessidade interpessoal e o processo grupal.

1. NOÇÕES DE ÉTICA

A ética é uma área da Filosofia direcionada aos estudos dos valores morais, o modo de agir, o comportamento e o caráter dos seres humanos. O Termo é oriundo do grego ethos, que significa modo de ser, costume ou hábito. Reflete conceitos do bem e do mal numa determinada sociedade ou em algum tempo. A ética esteve mesclada ao contexto religioso na tentativa de pautar regras e comportamento permitindo o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade. Porém, na idade moderna, em razão da evolução do homem esse seguimento deixa de ser o núcleo para dar espaço à razão e a intelecção. Foi no decorrer desse desenvolvimento que passou a se repensar posturas e sistematizar ações, surgindo discussões que até hoje fomentam reflexões éticas.

2. DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL

Moral é um termo associado à ética, embora sejam diferentes são facilmente confundidos. A palavra moral tem origem latino, moralis que significa relativo aos costumes, conjunto de regras aplicadas ao cotidiano, a maneira de se comportar. Portanto, a ética está associada aos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, está ligada ao individuo, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Possuem finalidade semelhante: construir bases e guias para a conduta do indivíduo no meio social em que se vive e a construção do caráter e virtudes.

3. ÉTICA SOCIAL E INDIVIDUAL

Hoje, vivemos em uma sociedade que se transforma constantemente, e isso remodela a forma de comportamental dos indivíduos. Existe uma tendência do ser humano defender, em primeiro lugar, os interesses pessoais, desrespeitando muitas vezes os parâmetros da conduta ética. O indivíduo tende ao egoísmo, mas para os interesses de uma classe, de uma sociedade, é preciso se ajustar às normas baseadas em princípios de virtude. Os indivíduos que sobrepõem seus interesses pessoais revelam menor consciência de grupo, dificultando o relacionamento coletivo e gerando conflitos. Atualmente a ética abrange uma vasta área, podendo estar relacionada com temas ligados ao ambiente familiar, escolar, profissional, econômico, social e político. Num mundo cada vez mais globalizado o homem tem o direito a viver a sua vida, mas sem se esquecer do dever com a convivência social.

4. NECESSIDADES INTERPESSOAIS E O PROCESSO GRUPAL

O ser humano é um ser social e precisa estar em contato com seus semelhantes e formar associações. Os homens são dependentes uns dos outros para atingir a satisfação de suas necessidades e seus sonhos, a felicidade. Nesse meio de interação a comunicação é essencial para o bem-estar do convívio social, para entendermos e sermos entendidos. Quando vivemos socialmente adquirimos novas experiências e esse processo pode ser desafiador para encontrar harmonia nas relações. Mas a arte de se viver em grupo não é uma tarefa fácil, pois as diferenças naturais são fatores que divergem a sua inclusão nos grupos. Pertencer ou não a determinado grupo é fundamental para determinar nosso comportamento em relação aos outros (tomados como pares ou como diferentes), embora saibamos que se por um lado temos o direito de nos identificar ou não com algum grupo, por outro devemos fugir do preconceito e discriminação (em todos os aspectos possíveis) dos que estão em outros grupos. Os grupos sociais possuem características de controle, ou seja, eles definem quem o pertence ou não. Independente do tipo de grupo, esse processo se estabelece em torno de objetivos comuns, de um mesmo propósito, deve ser compartilhada por todos dentro de uma determinada sociedade.

5. OS VALORES ÉTICOS NA EMPRESA

Os valores éticos estão relacionados intimamente com outros valores como: respeito, confiabilidade e segurança, fatores estes que constroem ou destroem a imagem das organizações. O homem carrega esses contextos morais as suas relações de trabalho. É nesse ser ético que as empresas buscam constantemente por profissionais que criem e implantem códigos de conduta, cartas de princípio ou manual de convivência dentro de suas organizações. Seja qual for a nomenclatura utilizada, todas buscam padronizar comportamentos em posturas adequadas e aprovadas dentro do ambiente corporativo. A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental. A responsabilidade social é um fruto do comportamento ético, e demonstra que a empresa se importa e que é solidária, que não tem medo de se comprometer com causas sociais. Assim, ética e responsabilidade social muitas vezes andam de mãos dadas.

6. VALORES INDIVIDUAIS X VALORES ORGANIZACIONAIS

Os valores organizacionais têm origem na interação social entre os membros das organizações. Eles são construídos em decorrência das necessidades do trabalho a ser realizado para orientar suas relações internas e externas. Esses valores expressam a individualidade e a tipicidade de cada organização, de acordo com a preferência dada a cada valor na composição de sua estrutura.

Cada pessoa possui seus valores individuais que são intransferíveis. A consciência do certo ou errado e suas próprias convicções, ideais, opiniões e emoções que influenciam e se manifestam fortemente, sendo de extrema importância as organizações, visto que a aplicação desses valores motivacionais sinalizam o que deve ser seguido em termos de padrões de comportamento de toda uma equipe em busca do mesmo objetivo, a excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com