TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Autor:

Jussara Cattani

Paula Rios dos Santos

Soraia Capelli

Tutor (a) Externo (a) Bartholomeo Oliveira Barcelos

Centro Universitário Leonardo da Vinci–UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0674) – Seminário Interdisciplinar IV

26/06/18

RESUMO

A evolução do pensamento capitalista ocorreu após a Revolução Industrial, em decorrência de o homem querer satisfazer suas necessidades. Ao longo de décadas, buscou-se aperfeiçoar os métodos de trabalho e ganhos. A partir disso, foram aplicados diferentes métodos, conforme estudos realizados pelos gestores da época. A evolução destes originou as teorias administrativas, que nos ajudam a entender a prática de gestão empresarial desenvolvida conforme a necessidade existente de cada período.O presente trabalho apresenta os pontos relevantes utilizados por cada gestor e as falhas em seus respectivos processos. Entendemos que todas as teorias possuem fundamento e são de certa forma aplicáveis no cenário de gestão atual. Até hoje elas nos auxiliam na administração de empresas e contribuem para a evolução do pensamento administrativo.

Palavras-chave: Métodos. Gestores. Evolução.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo descrever e buscar conhecimentos na área de gestão no que diz respeito às principais teorias administrativas, sendo elas teoria científica, clássica, neoclássica (APO), burocrática, comportamental, necessidades, dois fatores, x e y, equilíbrio organizacional e estruturalista. Neste sentido, o trabalho aborda as contribuições dos administradores de cada época, indicando as características de cada método de gestão e expondo seus pontos mais relevantes e a possível falha. O principal alvo é propor para as alunas a busca pela pesquisa e ampliação do seu conhecimento na área de gestão, através de pesquisas em livros, a fim de compreender a aplicabilidade de cada teoria.

2 METODOLOGIA


O procedimento técnico utilizado no desenvolvimento deste presente trabalho foi à pesquisa bibliográfica, que utiliza materiais já publicados, tendo uma abordagem qualitativa onde foi utilizado como principal material de pesquisa os livros de renomados autores, como por exemplo, Idalberto Chiavenato.

3 REVISÃO DA LITERATURA

3.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Após a segunda etapa da revolução industrial, surgiram os primeiros estudos de ergonomia, a relação entre o homem e a máquina. Frederik W Taylor (1856-1915), um engenheiro nascido nos Estados Unidos, foi pioneiro e pai das teorias no final do século XIX e início do século XX. Estudou e deu início nos métodos científicos aplicado nas indústrias através da racionalização de produção, pois o ambiente de trabalho era muito rudimentar e desorganizado, para ele os trabalhadores deveriam ser escolhidos de acordo com suas aptidões. O trabalhador passou a exercer sua função no menor tempo possível e da melhor maneira, então a produção foi dividia e especializada. Ele também instituiu a hierarquia de produção, onde ocorreu a implantação de gerentes nas fábricas, que exigiam o que era solicitado para minimizar os erros operacionais. Acreditou que a remuneração era fator importante para incentivar o operário e diminuir as falhas e a partir disto, foi determinado que quem mais produzisse mais ganhava, ou seja, o salário passou a ser determinado conforme a produção de cada indivíduo. (CHIAVENATO, 2014)

Teoria da AdministraçãoCientífica

Abordagem

Possui uma abordagem de baixo para cima, sendo da parte dos operários para toda a organização. A ênfase da teoria era a tarefa.

Objetivos

Tinha como objetivo aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas. Divisão do trabalho, tarefas e separação dos cargos.

Principaisautores

Frederick Winslow Taylor

Características

- Incentivo salarial

- Foco nas tarefas

- Divisão e especialização do trabalho

FONTE: CHIAVENATO (2014)

3.2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A Teoria Clássica da Administração que surgiu em 1916 na França e seu fundador foi Henri Fayol (1841-1925), engenheiro, que foi diretor em uma grande empresa de mineração, e preocupava-se com a eficiência em um nível organizacional, e não no nível de tarefas (de cima para baixo). (COLTRO 2015)

TeoriaClássica da Administração

Abordagem

Estruturalista. Possui uma abordagem de cima para baixo, da organização para os departamentos.

Objetivos

Aumentar a eficiência das organizações, podendo ser departamentos, seções ou pessoas que ocupavam algum cargo e executores de tarefas.

Principais autores

Henry Fayol (1916)

Características

- Ênfase na estrutura;

- Busca pela máxima eficiência;

- Visão do homem econômico.

FONTE: CHIAVENATO(2014)

3.3 TEORIA NEOCLÁSSICA: APO

A Administração por Objetivos nasceu na administração neoclássica, com a publicação de um livro de Peter Ducker lançado no ano de 1954, relatando experiências de uma das maiores multinacionais, a General Motors Coportation. Esse modelo administrativo baseou-se nos objetivos e resultados a serem alcançados. O antigo pensamento de “o que fazer?” cedeu lugar a importantes questionamentos como “por que devo fazer?”. Importava o futuro e não somente o presente, verificando os resultados e não os meios utilizados para chegar até ele.  Nesse pensamento, a eficiência e eficácia devem estar entrelaçadas e os objetivos devem ser definidos pelos administradores em conjunto com seus subordinados, onde eles definem também metas e responsabilidades. Depois, esses dados passão a ser utilizados para verificar o desempenho de cada envolvido. Todo esse processo deve ser democrático e interativo, entre gerentes e subordinados, que tem um ciclo médio de um ano. (OLIVEIRA, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com