TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

                UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                 Centro de Educação a Distancia –

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Trabalho de Técnicas de Recrutamento e Seleção Trabalhistas - ATPS apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp com exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Técnicas de Recrutamento e Seleção, sob a orientação do tutor a distancia Prof. Rosimeire Farias.


SUMÁRIO

Introdução        2

Etapa 1        3

         *Passo 1: Recrutamento e Seleção de Pessoas Eficaz        3

        *Passo 2: Mercado de Trabalho         4

        *Passo 3: A importância da contratação do Profissional        5

Etapa 2        7

        *Passo 2: Descrição de Cargo        7

        *Passo 3: Fontes de Recrutamento e Seleção a serem utilizadas        7

        *Passo 4: Anuncio de Cargo        8

Etapa 3        8

        *Passo 1: Elenco de Competências Universais        8

Etapa 4        9

        *Passo 2: Sugestão de Dinâmica em Grupo        9

Conclusão        11

Bibliografia:        12


Introdução

O trabalho executado esta tratando da área de Recrutamento e Seleção e há uma grande importância para as empresas porque sendo utilizado de maneira correta proporcionará à organização mais sucesso ao integrarem colaboradores mais comprometidos com a empresa, ou seja, colocando profissionais capacitados para ocuparem o cargo que esta ofertando através de oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho em que resulta no Recrutamento e na Seleção.

O recrutamento é importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação, ou seja, ele é importante mais não é determinante. Ele é eficaz na hora de atrair novos candidatos a novos cargos da empresa, facilitando assim, a entrada de pessoas capacitadas para ocupar determinados cargos.

Etapa 1

Passo 1: Recrutamento e Seleção de Pessoas Eficaz

         O recrutamento é a forma utilizada para atrair e localizar candidatos que possuam o perfil adequado ao cargo que necessita ser preenchido. As atividades de recrutamento de uma empresa devem ser altamente estimuladoras, no sentido de fazer com que potenciais candidatos queiram realmente ingressar na organização.

         O recrutamento deve ser a primeira etapa para a seleção de pessoas pois servem como uma triagem de candidatos adequadas ao cargo ,comparados com outros que não tenham o perfil necessário.

          Quando as empresas tomam conhecimento de que precisam preencher alguma vaga em aberto, é necessário fazer com que esta necessidade se torne pública, ou seja ,deve ser feito algum tipo de anúncio para que possíveis candidatos saibam desta oportunidade.

         Não basta atrai candidatos o fator crucial de um bom recrutamento é atrair potenciais candidatos, que tenham o perfil adequado ao cargo e que possam assumir tais responsabilidades sem dificuldades.

        A seleção vem logo após o recrutamento, nos processos de agregar pessoas a organização. A seleção de pessoas vem logo depois do recrutamento, sendo uma atividade de escolha, de opção, de decisão, de filtragem de entrada ,de classificação tornando se restrita .Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para uma organização a posição disponível ,considerando as atuais condições do mercado.

       Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa. Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz. As organizações de ponta estabelecem sistemas eficazes de recrutamento que definem claramente o perfil das pessoas possíveis de nela alcançarem sucesso.

Toda organização vive de seus resultados e seus resultados são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente. A seleção por competência é a ferramenta mais adequada para identificar um colaborador produtivo e comprometido com a organização. A maior contribuição que um profissional de recursos humanos pode dar a sua organização é selecionar corretamente esse novo colaborador.

Passo 2: Mercado de Trabalho

 Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e crescimento de pessoas e/ou empresas que tem em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação. Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem esta pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira.

 Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte de compreensão global da expressão “Mercado de Trabalho”.

        Mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. (procura - aqueles que procuram) oferta (aqueles que oferecem) .O mercado de trabalho é dinâmico e sofre continuas mudanças .As características estruturais e conjunturais do mercado de trabalho influenciam as praticas de RH das empresas.

        O grande diferencial competitivo entre as organizações está em atrair e manter talentos. Por esse motivo o perfil do gestor em recursos humanos vem atendendo a uma demanda crescente no mercado de trabalho. As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça políticas de gestão de pessoas de forma a garantir as metas organizacionais.

 

Mercado de Recursos Humanos

 O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os mecanismos de oferta e procura desses mercados trazem consequências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pela rotatividade de pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (414.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com