TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE COMPETÊNCIA DE PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  8/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE DE COMPETÊNCIA DE PLANO DE NEGÓCIOS

INTRODUÇÃO

Este trabalho, visa estudar e definir as ações feitas por Figueiredo, um empreendedor que fez a diferença em seu segmento de atuação.

O estudo terá base cientifica e vivencia pessoal para contribuir nas respostas apresentadas.

Segundo o IBGE 60% das empresas fecham nos primeiros anos de sua abertura, e o exemplo que estudaremos, mostra que é possível sobreviver e se manter no mercado.

TEXTO BÁSICO

Até cinco anos atrás, Manoel Teixeira Figueiredo era um conceituado funcionário de uma indústria de máquinas para embalagem. Foi quando um cliente da fábrica, impressionado com seu talento, o alertou: “você está perdendo tempo aqui!” Figueiredo levou o aviso a sério e decidiu mudar de vida. Com a ajuda da mulher, Fernanda, montou, em 2015, a JLM Equipamentos, fábrica de máquinas para as indústrias químicas, farmacêuticas e alimentos. Formalizada em 2017, a empresa tem 16 empregados, “selecionados pelo caráter e competência”, e fatura mais de R$ 1 milhão por ano. “Meu padrão de vida mudou para muito melhor”, diz ele, que, aos nove anos, saía pela rua vendendo bolinhos feitos pela mãe.

Agora, seus pais moram em uma casa vizinha. Seu único ressentimento era com a falta de tempo para curtir a família. Mas até isso melhorou, com as novas tecnologias que adotou na fábrica. E ainda sobra um tempinho para ver filmes no home theater e fazer alguns pratos especiais para a mulher e os filhos.

Fonte: PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS. Galeria: De Empregado a Patrão. Globo: PEGN, novembro de 2001.  

Com base na situação exposta, responda:

  1. Como é chamada, em Administração, a iniciativa de Figueiredo, de montar seu próprio negócio, organizar os recursos necessários e assumir os riscos e recompensas?

Empreendedorismo

  1. O que explica a crescente popularidade da abertura do negócio próprio no Brasil. Justifique.

A crescente popularidade da abertura do negócio próprio no Brasil, é definido por dois grupos, sendo 61% de pessoas que decidiram empreender pela oportunidade do momento, onde segundo o texto envolve a realização pessoal, a própria capacidades de assumir riscos, valores pessoais, mesmo possuindo outras alternativas de emprego, optam por iniciar um novo negócio. O segundo grupo que representa 39% que decidiram empreender por necessidade, sendo na maioria das vezes por perder o emprego e não conseguir uma recolocação em curto espaço de tempo. Estas pessoas, possuem diversos fatores culturais, não somente se limitando a pessoas com baixa ou muita escolaridade, seu objetivo principal é ter uma fonte de renda para sustentar a sua família.

  1. Identifique as principais habilidades que deve ter Figueiredo para administrar melhor seu negócio. É importante justificar cada uma das habilidades identificadas.

Para Figueiredo administrar melhor seu negócio, é importante que ele desenvolva algumas habilidades que, segundo o Sebrae irá auxiliá-lo na manutenção e no crescimento de seu negócio. Pelo texto conseguimos ver o quanto é confiante, determinado e naquele momento em que decidiu empreender, foi ousado, mas é preciso buscar e aprimorar algumas competências para dar sustentabilidade e continuidade em seu negócio.

É preciso ter persistência, iniciar um negócio no Brasil requer enfrentar barreiras, e entender  que não se pode deixar se levar pelo momento do governo, pelos comentários, pelas dificuldades que apareceram na árdua caminhada. É preciso ter clareza, planejamento, visão de negócio e caixa para apoiar em possíveis dificuldade.

É preciso correr riscos de forma calculada, seja ele financeiro, logístico ou emocionais, mesmo que é um negócio que está a 4 anos e regularizado a 2 anos, sempre surgem riscos em qualquer que seja a caminhada. Segundo Cassio Bobsin, CEO de uma empresa de mobilidade “O empreendedor é, em suma, um entusiasta do risco. Realiza ações que podem gerar impactos positivos e/ou negativos, e a cada tentativa tenta aprender um pouco mais para melhorar os impactos positivos e reduzir os negativos.”

Exigência de uma entrega com qualidade e eficiência, por natureza Figueiredo já era um profissional que impressionava seus clientes, e não há dúvidas de que faz o mesmo em sua empresa, as 16 contratações que realizou foi com base na competência e é preciso acompanhar e garantir que este padrão não seja reduzida e nunca se contentar com o básico bem, feito, é preciso ser eficiente e eficaz.  

Estabelecer metas é necessário para qualquer empresa e negócio, pois não basta empreender e acreditar que vai dar certo, é preciso criar objetivos a ser alcançado para fazer o negócio deslanchar, sem meta, é impossível saber se está no caminho certo, seja no que está sendo produzido, seja no trabalho que está sendo entregue, seja no acompanhamento nos custos envolvidos.

  1. Se os gerentes são importantes para uma organização, por que você acha que houve uma tendência nos últimos anos no sentido de dispor-se de menos gerentes de nível médio e demais equipes autogeridas?

Entendo que o gerente é importante em qualquer organização, ele é uma posição-chave na organização, devido ao papel que possui quanto a organizar, definir papeis, atribuir tarefas e acompanhar o trabalho da equipe, além de motivar e incentivar a todos para que trabalhem por um objetivo comum. Ao longo do tempo vemos a necessidade das empresas caminhando para uma gestão mais aberta, porém não tão menos responsável, que são as equipes auto geridas. Segundo o blog Engage, “esse tipo de equipe, possui autonomia e responsabilidade o suficiente para cuidar das próprias entregas com excelência. E não pense que sem um gestor por perto as coisas vão “desandar”. Esse tipo de equipe de alto impacto consegue melhorar ainda mais as entregas graças a boa sinergia e alto grau de comprometimento dos envolvidos.”

Acredito que devido as posturas acima, o papel do gerente junto a equipe, diminui muito, permitindo este gestor focar nos demais processo da administração tão essencial quanto ao gerenciamento da equipe. É visível que para muitas empresas, a figura do gerente, também é um custo extra e normalmente quando se fala em custo, é mais interessante trabalhar com equipes auto gerenciáveis do que que ter equipe mediana com um gerente acompanhando e orientando para todas as atividades. As escolas geralmente não nos formam para pensar estrategicamente e de forma independente, ensinam a seguir um padrão, onde muitas vezes, é o que faz a maioria, pensar fora da caixa é o maior desafio que temos para as gerações futuras.

  1. Em qual categoria de tipo de empreendedor segundo a revista Exame, você classificaria Figueiredo? Justifique. 

A revista exame apresenta 9 tipos de empreendedor, e segundo as características que vemos em Figueiredo, ele é um Empreendedor do negócio próprio normal, pois segundo o que se detalha, “costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande, além de ser um empreendedor que planeja para minimizar os riscos e segue o plano estabelecido.

Segundo o texto base, Figueiredo, pensou grande, apesar de ser motivado por terceiros, e incentivado pela esposa, seguiu com sua empresa sem formalização por 02 anos, até conseguir se consolidar e regularizar a situação da empresa, e no processo seletivo, demonstrou pensar grande visto que possui 16 empregados selecionados pela competência.

  1. Cite quatro ferramentas que Figueiredo precisará para analisar informações de mercado e tomar decisões e garantir a administração estratégica.

As ferramentas que ele deve utilizar para auxiliar nas tomadas de decisões frente ao mercado são:

Modelo das 5 Forças de Porter

Análise SWOT

Controle de Qualidade

Softwares de Gestão

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização deste trabalho, nos mostra o resultado de se especializar, arriscar e empreender. Figueiredo foi uma inspiração para todos que desejam se aventurar no empreendorismo, pois mostrou garra e vontade de vencer. Temos a oportunidade hoje, de nos especializarmos, de conhecer exemplos de pessoas que buscaram especialização, e mesmo empregados, já tem uma postura diferente face ao mercado.

Existem várias forma de ser empreendedor, e não precisa focar somente um modelo, existem outros que podem ter o nosso perfil.

Para empreender é preciso deixar de colocar barreiras, enxergam problemas, é preciso ver as oportunidades e criar um futuro com êxito .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/oportunidade-e-necessidade. Acesso em 22 mar 2019

https://empreendedor.com.br/artigos/empreender-e-a-arte-de-correr-riscos/ Acesso em 22 Mar 2019

https://destinonegocio.com/br/gestao/entenda-a-importancia-do-gerente-para-o-crescimento-da-empresa/ Acesso em 23 Mar 2019

https://blog.engage.bz/equipes-autogerenciaveis/ Acesso em 23 Mar 2019

https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2015/11/vamos-acabar-com-os-gerentes-nas-empresas.html  Acesso em 23 Mar 2019

https://exame.abril.com.br/pme/os-9-tipos-de-empreendedores-mais-comuns-no-brasil/ Acesso em 23 Mar 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com