TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração de Recursos Humanos

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.513 Palavras (63 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 63

[pic 1]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso de Administração de Empresas

Vicente Alves de Lima Junior    RA 412391

Jorge Luis Oliveira de Amorim – RA 409148

ATPS: Administração de Recursos Humanos (Produção de um Plano de Ação com Estratégias para uma boa relação com os empregados).

CUIABÁ 2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso de Administração de Empresas

Vicente Alves de Lima Júnior - Ra 412391

Jorge Luis Oliveira de Amorim – RA 409148

ATPS: Administração de Recursos Humanos (Produção de um Plano de Ação com Estratégias para uma boa relação com os empregados).

ATPS de Administração de Recursos Humanos apresentada ao curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Cuiabá, 6º semestre, supervisionada pela professora Raquel de Oliveira Henrique.

                                                     Cuiabá 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................4 

1.        CAPÍTULO 1 – A Importância da Gestão de Pessoas..................................6 

2.        CAPÍTULO 2 – A Ética Facilitadora na Sociedade.........  ..........................18

3.        CAPITULO 3 – Ética e Moral da Lei................ ..........................................26

4.        CAPÍTULO 4 – Analise de Comportamento................................................38

5.        CAPITULO 5 – Gestão de Pessoas dentro da organização..........................44

6.        CAPITULO 6 – Relações com os Empregados............................................52

7.        CONCLUSÃO – ..........................................................................................58

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................60

INTRODUÇÃO

Pode-se intitular Universidade Inclusiva a instituição de ensino que se preocupa em atender as necessidades do aluno, e essa não é apenas uma questão que se resume com a reserva de vagas, cotas nos cursos de graduação ou pós-graduação ou a inserção na sala de aula. Nessa perspectiva a importância da ética na educação é um tema de crescente interesse nos meios acadêmicos, é possível mencionar os cursos da Graduação e Pós-Graduação, não obstante grandes filósofos do passado tais como Sócrates, Plutarco, Platão, Aristóteles, Kant e tantos outros cujas reflexões romperam as barreiras do tempo e do espaço, que chegaram até nós e servem como fonte de orientação de boa conduta social.

Na Universidade a sensibilização de colaboradores de todos os departamentos, colegas e educadores que entram em contato direta ou indiretamente com as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, certamente evitam constrangimentos, dando igualdade de condições através de adaptações sejam no espaço físico ou recursos didáticos, pois assim o aluno sente-se parte integrante da comunidade acadêmica e tem sua cidadania respeitada.

Este trabalho traz como objeto de estudo a Ética como facilitadora no processo de inclusão de pessoas com necessidade educacionais especiais na Universidade, para além das bases legais. Traz o resultado de pesquisas, bibliográfica, exploratória descritiva e de campo. As fontes de pesquisa estão entre livros, artigos científicos, disponíveis no acervo das Bibliotecas da Universidade Tiradentes em Aracaju no estado de Sergipe, em sites confiáveis da internet e na biblioteca particular.

A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2009, nos dias 10 e 11 do mês de setembro, com alunos do Curso de Pedagogia do 1º e 6º período, da Universidade Tiradentes, da cidade de Aracaju, Sergipe. Contou-se com 45 pessoas entrevistadas. Este tema é de interesse da pesquisadora, visto ser esta uma pessoa com deficiência visual, porém mantendo o espírito científico que confere a todo trabalho de pesquisa.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS

Em seu livro Filosofia da Educação, Aranha (1996, p.152) destaca três aspectos importantes para a formação do professor entre eles está à formação ética e política, na qual o professor deve educar a partir dos valores e tendo em vista um mundo melhor.

Percebe-se então que para ensinar é preciso conhecer bem o assunto, sendo assim “(...) o professor deve estar atento aos acontecimentos do seu tempo, devendo ser capaz de realizar juízos de valor a respeito dos comportamentos coletivos e individuais (...)” (idem.). Valle (2001) faz uma reflexão sobre o pensamento de filósofos gregos como

Protágoras e Aristóteles em relação à ética na teoria ensinada e na prática vivenciada durante a antiguidade clássica. Para a autora o ressurgimento da ética na atualidade é muito importante devido à crise de valores gerada pela busca do rompimento com as tradições. Hoff (2004) também faz uma análise sobre valores nos pontos de vista históricos e contemporâneos, conceitua ética, direito e justiça, faz paralelos entre autores de diferentes linhas de pensamento, divide valores em cinco dimensões. A primeira referese ao indivíduo e sua relação com o trabalho, a segunda envolve a política na sociedade fazendo valer o direito da igualdade, a terceira diz que o homem tem direito a ter sua própria opinião sem ter que concordar com todas as regras impostas pela comunidade.

A quarta e quinta narram sobre a justiça e a tolerância como direitos de cada pessoa, e aponta o direito do exercício da cidadania respectivamente. O autor também expõe a limitação da escola no ensino dos valores, trazendo na conclusão no texto uma breve reflexão sobre a Pedagogia de Kant.

Objetivando apresentar e refletir sobre regras de valor e moral, comenta sobre a ética de Aristóteles, as ideias de Kant e o Utilitarismo que deu origem ao Pragmatismo que enfatiza a prática das ideias. Destaca os direitos e deveres e o comportamento ético e moral do profissional de educação no exercício da profissão. Reflete sobre o perfil do professor competente e a necessidade de uma postura interdisciplinar, e finaliza seu texto com a apresentação do código de deveres éticos, anexando as dificuldades que surgem durante a elaboração de trabalhos acadêmicos e a postura do aluno diante da banca examinadora e a sensação do dever cumprido para o educando de Pós-Graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (101 Kb)   pdf (640.1 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com