TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAPÍTULO 1

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL é uma área do conhecimento que auxilia na prevenção, explicação e compreensão dos comportamentos nas organizações. O comportamento individual e dos grupos dentro das organizações constituem seu campo de estudo que investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Norbert Wiener foi o primeiro autor a desenvolver a idéia de como deveriam funcionar as organizações como sistema. A partir daí aprofundou seu interesse pela manipulação de informações relatando no seu livro sobre controle e comunicação no animal e na maquina além de detectar uma analogia entre maquinas, cérebro e o sistema nervoso do homem.

Para ele a cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas e seus subsistemas utilizem seu próprio output (tudo que produzimos, falamos e escrevemos) ou seu feedback (processo de fornecer a uma pessoa dados para atingir seus objetivos) e fazer seus ajustamentos necessários para que a organização funcione de maneira precisa.

Mas é Anthony Stafford Beer quem transforma a cibernética em instrumento prático da administração. Ele definiu a cibernética como a ciência da organização eficaz. Segundo o autor, muitos dos problemas empresariais repousam na incompreensão clara de como seus sistemas funcionam e a melhor maneira de entender como isso funciona é mapear como cada participante desta reage mediante uma situação problema, com isso, o autor acredita que quaisquer mudanças no sistema podem ser previstas de antemão e corrigidas.

Sistema aberto é onde se verifica troca de energia e de matéria com o meio ambiente envolvente interagindo com o mundo e o influenciando. As empresas devem possuir um sistema aberto com integridade, planejamento, normas, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando um sistema de funcionamento sistêmico e interativo.

Sistema fechado é uma técnica de análise que estuda os sistemas de isolamento. Neste caso não há interação com o meio ambiente. Neste tipo de sistema não há envolvimento das pessoas, automaticamente não existe troca de conhecimento e nem interação com o meio. Por isso, o sistema fechado não é aconselhável para as organizações.

CAPÍTULO 2

Realizamos uma pesquisa para saber qual é a idéia que as pessoas tem sobre o conceito de inovação. Entrevistamos 20 indivíduos de diferentes faixas etárias e a maioria 95% sabe o real significado da palavra inovação e qual seu efeito para as organizações.

Inovação é a criação de algo novo que irá facilitar e agilizar a vida das pessoas, é toda mudança evolutiva que ocorre em um organismo (pessoa, empresa, sociedade, etc.). É a exploração de novas idéias que tem como objetivo promover mudanças que tragam benefícios para os colaboradores de uma determinada organização. Seu efeito nas organizações é um fator positivo para o crescimento e evolução da empresa.

Atualmente devido ao avanço da internet e do fácil acesso às informações, as organizações precisam ser mais competitivas e para obter um diferencial não basta apenas analisar as informações é necessário sermos criativos, termos compreensão técnica e humana para a resolução dos problemas.

É essencial possuirmos a mente aberta a novas idéias e colocá-las em prática. O tempo também é um fator muito relevante, de nada adianta termos uma nova idéia e não a aplicarmos.

Outro fator de extrema importância é o futuro, não podemos pensar à médio prazo, temos que enxergar longe e fugir da mesmice.

Para inovar uma empresa necessita do ambiente certo, capacitar seus funcionários com conhecimento e treinamentos para que possam atingir todo o seu potencial, ou seja, antes de criar inovações, temos que criar inovadores, assim estarão com a mente aberta para novas criações e descobertas, a inovação nasce de pessoas criativas.

Para criar um ambiente próprio para a inovação é necessário que as pessoas invistam mais em pesquisas, desenvolvimento, qualidade e tecnologia.

O Brasil é um país de empreendedores, mas sem condições para a inovação. Não temos um ambiente encorajador e sem isso o país não consegue transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Segundo Rafael Duarte a falta de inovação tecnológica atrapalha o crescimento do Brasil no mercado externo e a sua maior dificuldade é agregar valor aos seus produtos. Falta uma cultura inovadora aos empresários e não existe comunicação entre os pesquisadores. Falta também apoio do governo que não investe o suficiente em inovações.

Já Howard Rush em uma entrevista para a revista Época de 25/06/2008, afirma que aquela piada de que o Brasil é o país do futuro já ficou para trás, ele acredita que o futuro chegou. Uma das razões é que o Brasil passa por um período de estabilidade que dura cerca de 10 anos. E a estabilidade é uma precondição para a inovação. Já existe histórias famosas de empresas brasileiras serem mundialmente conhecidas por suas inovações, como é o caso da Petrobrás, da Embraer e das sandálias Havaianas.

Segundo a revista Fast Company, segue abaixo as 5 empresas mais inovadoras do Brasil:

      - 1º Companhia Aérea Azul, o prestígio se deve a criação que a empresa exerceu na transformação de viajantes de ônibus em passageiros de avião.

      - 2º AmBev que liderou a fusão da maior cervejaria no mundo, não pelo seu produto, mas por sua capacidade de inovar na gestão.

      - 3º Petrobrás é líder de exploração em águas profundas. Investiu em depósitos de óleo em águas, ultra profundas, usando equipamentos inovadores para alcançar o objetivo.

      - 4º Osklen é a primeira loja de confecção de roupas esportivas para frio extremo, usando como matéria prima ecológica, combinando assim a sustentabilidade com elegância.

     - 5º Embrapa inova na agricultura tropical com o uso de técnicas tradicionais para aumentar os níveis de vitamina da banana, feijão, milho, mandioca e abóbora.

CAPÍTULO 3

Em um grupo, mesmo sendo formado por pessoas diferentes, ter objetivos comuns é um fator essencial. As equipes são uma somatória de forças que vêm do conhecimento e da experiência de cada membro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com