TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

EAD – Unidade Belo Horizonte

Curso de Administração

ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

                           Prof. Ma. Yaeko Ozaki

                                                              Prof.Tutor Presencial: Eduardo Dias Soares

                                                                          Prof. Tutor EAD: Vanessa Pereira Mendonça

Belo Horizonte – MG

Abril/ 2013

[pic 2]

ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentando à Disciplina de Comportamento Organizacional do Curso EAD – de Administração Unidade Belo Horizonte da Faculdade Anhanguera.

Belo Horizonte – MG

Abril/ 2013

[pic 3]

Faculdade Anhanguera

EAD – Unidade Belo Horizonte

Curso de Administração

                                                  AGRADECIMENTOS

                                                             

Agradecemos a Deus, por ter nos concedido esta                                                                                      oportunidade, e ao professor tutor presencial, Eduardo Dias, por sua dedicação diária e empenho em nosso aprendizado.

Belo Horizonte – MG

Abril/ 2013

SUMÁRIO

1 – Introdução....................................................................................................................    5

2 – Capítulo 1: Definição de Comportamento Organizacional.........................................    6

2.1. Análise Comparativa entre dois autores: Conceito de C.O........................................    6

2.2. Análise Comparativa entre sistemas abertos e fechados............................................    7

3 – Capítulo 2: Pesquisa sobre conceito de Inovação.......................................................    8

4 – Capítulo 3: Relação entre a imagem e o texto: Liderança...........................................   11

5 – Capítulo 4: Percepção e Comunicação relacionadas à arte de administrar..................  12

6 - Conclusão...................................................................................................................... 13

7 - Referências Bibliográficas............................................................................................. 14


1 – INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem o objetivo de definir Comportamento Organizacional, adequando-o a administração moderna, fazer a comparação entre outras bibliografias que trabalham com o tema e compreender o comportamento do indivíduo e da organização, para entender até que ponto esses fatores levam o sucesso individual e o da organização. Saber entender que a motivação do indivíduo leva o sucesso ou o fracasso de uma organização e compreender os sistemas abertos e fechados mostrando a funcionalidade dos mesmos em relação ao ambiente.

Os estudos são voltados também para a inovação dentro das organizações. Foi feita uma pesquisa para entender quando as organizações investem em inovação, seria apenas para geração de lucros e diminuição de custos ou para sobrevivência no mercado? Outro fator importante também é saber se os colaboradores recebem incentivos para inovar. Esta pesquisa foi feita em algumas das grandes empresas com unidades em Belo Horizonte, como a Coca Cola, Vale S/A e Fio Cruz.                        

O conteúdo apresentado mostra a importância da criação das equipes de trabalho e de como a liderança influencia no bom andamento das tarefas. Uma boa liderança inspira em seus colaboradores motivação para a conquista.

O objetivo do trabalho também é trazer os conceitos de percepção e comunicação relacionando-os com a arte de administrar, mostrando a importância dos mesmos dentro de uma organização como elementos de estratégia de gestão.

Enfim, esta ATPS vem mostrar os caminhos necessários para uma organização atingir seus objetivos com eficiência e eficácia. Indicar os objetivos e metas claras, para que seja seguido o melhor caminho para se chegar ao resultado esperado. Ter conhecimento dos melhores métodos de produção e condições do mercado, saber do interesse da população, saber contratar a melhor mão de obra, assim a organização produzirá e prestará o seu serviço com eficiência e eficácia.

2 – CAPÍTULO 1: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

De maneira bem clara e objetiva, comportamento organizacional é o estudo do dinamismo das organizações analisando o comportamento de indivíduos e grupos no seu interior. Lembrando que esse estudo é voltado para qualquer tipo de ambiente organizacional tendo-se uma abordagem eventual dos conflitos e situações. Esses estudos têm contribuído para a resolução de conflitos e melhoria do ambiente organizacional, redução do absenteísmo, mudanças de atitudes, dinamismo dos grupos e formação de equipes, onde o esforço conjunto leva ao alcance do objetivo que individualmente seria impossível. O estudo do comportamento organizacional visa compreender as pessoas para melhorar a eficácia da organização.

2.1 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS AUTORES: CONCEITO DE C.O

Livro: Comportamento Organizacional

Autor: Robert P.Vecchio

Livro: Elementos de Comportamento Organizacional

Autores: James L. Bowditch & Anthony F. Buono

Este livro apresenta o conceito de comportamento organizacional destacando o a evolução dos níveis micro (individual) para o macro (organização ou de grupo), onde o primeiro leva em consideração as diferenças culturais, os valores das pessoas e a conduta motivada e o segundo, tem-se o estudo da organização como totalidade. Destacam-se os estudos voltados para a dinâmica grupal e intergrupal e a importância da liderança dentro de uma organização, segundo o autor a liderança é o fator número um para a permanência ou não no emprego.

Este livro apresenta o conceito de comportamento organizacional destacando tópicos como: motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupo, liderança, estrutura organizacional, cultura e ambiente. Todos esses tópicos mostram uma compreensão abrangente do assunto. Destacando o fator liderança para a boa funcionalidade da organização para atingir a eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (434.5 Kb)   docx (621.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com