TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

[pic 1]UNIDERP - POLO SALVADOR

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª. A DISTÂNCIA: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A SAÚDE DO TRABALHADOR EM UMA UNIDADE HOSPITALAR


[pic 2][pic 3]

ANHANGUERA - UNIDERP

POLO SALVADOR

SALVADOR - 2015


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO:

É o estudo das ações e atitudes que as pessoas se expõem em uma organização. O trabalho é uma atividade central na vida do ser humano é o local de realização e afirmação do sujeito como ser social, fonte de satisfação, conforto e produção de bens e serviços úteis à sociedade humana. Entretanto o trabalho, mesmo nos dias atuais pode significar exploração, sofrimento, doença e morte. Por situação de trabalho, se entende por um conjunto de elementos materiais e imateriais inseridos na Organização; o ambiente em que se encontra o indivíduo ou equipe, a definição das tarefas a cumprir, a disponibilização dos meios materiais que incluem: matérias primas, máquinas, equipamentos, ferramentas, local onde o trabalho é organizado, gerido e realizado estabelecendo metas, prazos a cumprir. Por meio de um contrato define obrigações trabalhistas, direitos, hierarquia e sistema de mando interno.

 A Teoria das Necessidades desenvolvida por Abraham Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades na forma de uma pirâmide, a qual a partir de uma pessoa, de uma sociedade ou grupo, nasce outra de nível mais elevado que passa ser motivadora de novas ações, de novos processos, de novos produtos e serviços (Maslow, 2009):

  • Necessidades de Auto realização;
  • Necessidades de Estima;
  • Necessidades Sociais;
  • Necessidades de Segurança;
  • Necessidades Fisiológicas.

Toda necessidade está relacionada com o estado de satisfação ou de insatisfação de outras necessidades. Uma vez satisfeitas suas necessidades básicas de alimento, vestuário e abrigo, o homem deseja amigos, torna-se sociável e grupal, satisfeita suas necessidades de autoestima buscam a realização de si mesmo e modos cada vez mais elevados de ajustamento e adaptação.

           

            EPIDEMIOLOGIA

Pode ser entendida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Fornecem ainda indicadores que sirvam de suporte no planejamento, administração e avaliação das ações em saúde. Pode ser classificada como descritiva ou analítica. A epidemiologia descritiva é segundo Rouquayrol (2000) como o estudo da distribuição da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva em função de variáveis ligada ao tempo, aos espaços-ambientais e populacionais e à pessoa, possibilitando o detalhamento do perfil epidemiológico, com vistas à promoção da saúde.

  • Os elementos base da Epidemiologia podem ser destacados no tripé de interdependência: determinantes-distribuição-frequência descrevem o estado de saúde das populações de modo a identificar os grupos mais afetados e a traçar seu perfil em saúde é a etapa analítica, entre os riscos que influenciam as causas das doenças encontram-se:
  • Riscos conhecidos de controle individual-comportamento humano através do estilo de vida;
  • Riscos conhecidos de controle coletivo através de políticas públicas globais ou locais;
  • Riscos conhecidos de controle institucional que se expressam nas organizações de saúde e de suas interfaces com outros serviços;
  • Riscos conhecidos de ação sinérgica de controle multidimensional através de ações individuais, coletivas Inter setoriais.

No que se refere ao estilo de vida a ciência aponta que os fatores de risco estão relacionados ao meio ambiente, a aspectos sociais, resultando em um conjunto multicausal de fatores acentuado por um fator de risco específico, determinando a Epidemiologia social através do conceito de determinante social da saúde infere-se que o sistema contemporâneo é patógeno na sua complexidade e os riscos se tornam difusos.

                            PROJETO DE PESQUISA  

A SAÚDE DO TRABALHADOR EM UMA UNIDADE HOSPITALAR

O Hospital Universitário Professor Eufrásio Santos, unidade hospitalar de alta complexidade tem como Missão ser referência em Ensino, Pesquisa e Extensão, atendendo à comunidade com padrões e requisitos de excelência na área de saúde assistencial pública e gratuita.

 A Central de Material e Esterilização é definida pelo MS (1999) como o conjunto de elementos destinados a recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais para as unidades dos estabelecimentos assistenciais de saúde. Sua estrutura deve ser uma unidade autônoma e independente do centro cirúrgico, pode localizar-se fora ou dentro da instituição. A complexidade dos processos de esterilização, o alto custo na aquisição de instrumentais cirúrgicos cada vez mais sofisticados e a demanda cada vez maior exige qualificação do profissional na montagem e na manutenção da central de esterilização, pessoas qualificadas, os equipamentos e insumos garantem a qualidade dos serviços prestados e níveis reduzidos de riscos de agravo a saúde do cliente. O quantitativo de pessoas necessárias está diretamente ligada ao porte da instituição, a produção, a jornada de trabalho da equipe, sua gerência que deve ser ocupada por profissional de saúde de nível superior com qualificação específica e experiências na área que responda legalmente por todas as ações realizadas, os demais profissionais devem possuir qualificação com no mínimo ensino fundamental completo, compreender a importância dos procedimentos, saber executá-los corretamente, inspirar confiança e credibilidade, planejar e organizar, ter espírito de equipe dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (272.5 Kb)   docx (333.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com