TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA.

Com o objetivo de promover a eficácia, o Comportamento Organizacional (CO) estuda o impacto que a estrutura, os indivíduos e os grupos têm sobre a organização, esse impacto pode ser positivo ou negativo, no ultimo caso, a área de CO é a responsável por solucionar o problema que torna esse impacto negativo. Para chegar à eficácia é preciso analisar quais são os fatores que prejudicam a boa estrutura e a boa convivência dos indivíduos bom desenvolvimento da empresa e tomar providencias para que isso não aconteça.

O Comportamento Organizacional esta se firmando como um campo próprio de estudo, por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa, dentro das empresas torna-se um fator indispensável dentre de qualquer organização. É preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de comportamento organizacional diferencia de um individuo para o outro, considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Saber quais são os motivos que impede a boa convivência ou um bom ambiente de trabalho, ajuda a achar soluções para um bom desempenho dos funcionários, e consequentemente um bom desempenho de toda a organização.

O estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos funcionários dentro da empresa, faz parte do quadro de tarefas do comportamento organizacional, que estuda também o efeito que a organização tem sobre os trabalhadores, se a empresa ajuda o funcionário a desenvolver suas tarefas com êxito, através de ambientes de trabalhos adequados.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício básico da gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Visão sistêmica é enxergar os fragmentos de um todo , não de modo isolado, mas sendo parte importante que está interligado com as outras partes que compõe um todo. Não se pode tratar um fragmento isoladamente, sem se preocupar com o equilíbrio das outras partes, uma vez que um sofrer mudanças, prejudicara o todo.

A sobrevivência da organização depende de ações harmônicas das pessoas quem a compõem, e isso implica em trabalhar em equipe, que é uma maneira de visão sistêmica. Diferente do grupo, equipe distribui funções a cada integrante, e é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho, onde se valoriza a relação entre os indivíduos.

Para Iêda (2008) visão sistêmica é a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessada.

Segundo Nunes (2007) mudança corresponde a um processo de reinvenção ou reestruturação da cultura organizacional, da estratégia e da estrutura organizacional, o que implica colocar de parte as práticas tradicionais na organização.

As empresas precisam estar preparadas para mudanças, já que ela é rápida e imprevisível, é preciso tomar providencias com urgência, para que a organização não fique ultrapassada. As organizações estão sujeitas a fatores internos e externos que podem influenciar uma mudança, fatores externos como, economia, tecnologia, cultura, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com