TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                                                        

Raphaela Nogueira Couto RA: 2863939527

Comportamento Organizacional

 

(ATPS)

Profº.  Lucilene Marques Herculano

1º Sem. (Tecnologia em Gestão Financeira)

Disciplinas: Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação

Itapecerica da Serra

Abril de 2011

[pic 2]

Comportamento Organizacional

(Relatório)

[pic 3]

Itapecerica da Serra

Abril de 2011

Sumário

    Introdução .....................................................................................................................4

   O efeito da inovação.....................................................................................................5  

   Inovação Organizacional...........................................................................................6              

   Inovação Tecnológica.................................................................................................7

   Conclusão........................................................................................................................9

   Referências Bibliográficas..........................................................................................10

INTRODUCÃO

Uma das características atuais mais marcantes das ciências sociais aplicadas, e particularmente da administração de empresas, é a dificuldade de sistematização de seus objetos de estudo. Dificulta esta sistematização as diferentes visões sobre um mesmo assunto, muitas vezes conflitantes entre si, assim como o mapeamento de um determinado campo de estudos. É isso que ocorre com os estudos de inovação, que ganharam forte impulso e se constituíram um complexo campo de pesquisa onde apontam muitas certezas acumuladas e também muitas dúvidas ainda por responder.

A competitividade faz com que as organizações busquem novidades tecnológicas e organizacionais para que as mesmas sobrevivam ou cresçam no mercado de trabalho. E os Sistemas de Informação têm sido as ferramentas de apoio necessárias para facilitar o gerenciamento de informações que devem estar disponíveis em tempo hábil para a realização da tomada de decisão.

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

 A Inovação Organizacional ocorre quando um método organizacional é implementado pela primeira vez. A meta é reduzir custos das áreas administrativas, e também na melhoria do local de trabalho, das relações externas e o desenvolvimento dos empregados.

Programas de aumento de produtividade também são formas de inovar na organização da empresa. A inovação Organizacional pode acontecer nas atividades internas e externas da empresa. A necessidade de mudar ou melhorar um produto, processo ou serviço. Toda inovação gira em torno de mudar, mas nem todas as mudanças é inovador. Inovação organizacional encoraja os indivíduos a pensar de forma independente e criativa na aplicação do conhecimento pessoal para os desafios organizacionais. Portanto, a inovação organizacional requer uma cultura de inovação que ofereça suporte a novas idéias, processos e formas novas de modo geral "fazer negócios".

O caminho para a inovação organizacional reside na capacidade de transmitir novos conhecimentos aos funcionários da empresa e na aplicação desse conhecimento. O conhecimento deve ser usado para novas formas de pensar, e como um trampolim para a criatividade e para a mudança e a inovação. O valor e a importância do conhecimento e da aprendizagem no âmbito da inovação organizacional são cruciais.

Inovar é um ótimo negócio. A inovação é determinante na conquista de diferencial competitivo em um mercado cada vez mais globalizado, complexo e exigente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacao-organizacional/24882/

http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2009/06/17/exemplos-de-inovacao-organizacional/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518

REIS, D.R; CARVALHO, H.G. Gestão Tecnológica e Inovação. CD do IETEC, Belo Horizonte, jan. 2008.

O EFEITO DA INOVAÇÃO

A criatividade é um tema que faz parte do contexto atual das organizações. Aquelas que pretendem substituir o paradigma da sobrevivência pelo paradigma da expansão precisam se reinventar.

Na última década, a inovação passou a ser reconhecida como um fator fundamental para o desenvolvimento de empresas.

Saber lidar com o erro, ter uma política de reconhecimento e investir em capacitação e gestão do conhecimento são algumas das características de empresas inovadoras.

Define-se Inovação Organizacional, conceitos associados e quais as barreiras à inovação. Varias empresas de nível mundial (Nokia, Apple,

Microsoft, Sony, Google) têm uma forte característica em comum: a inovação.

Por fim, propõe-se uma gestão estratégica da inovação nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com