TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ETAPA I

Apresentação da disciplina e contrato pedagógico. Comportamento Organizacional: uma visão geral do Caminho a ser trilhado. O que vem a ser comportamento Organizacional. Ponto de Partida: Da visão Sistêmica. Um mundo de Mudança. O novo conceito e seu impacto no Processo Adaptativo-Inovativo das Organizações.

Passo 1


EMPRESA: AREA CONSULTORIA LTDA.

ATIVIDADE: Identificar problemas nas empresas e prestar consultoria para melhorar o crescimento dos colaboradores pessoais e profissionais.

FUNDAÇÃO: 09/04/2015

LOCALIZAÇÃO: Avenida Dois, 124 – Centro – Pirassununga/SP.

CONSULTORES: João Marin, Pedro Albuquerque e Sandra Serrano.

OBJETIVO: Identificar possíveis falhas na empresa ‘Casa Ceará’, que atua no ramo de móveis e eletroeletrônicos, localizada no centro comercial da cidade de Pirassununga/SP. 



Passo 2

LIDERANÇA
Na visão organizacional define-se liderança como o estudo de perfis de liderança, estilos e comportamentos. Posteriormente predominam-se as abordagens contingenciais e situacionais.

A primeira abordagem clássica de liderança, denominada dois traços, concentrou-se na qualidade das características pessoais, que diferenciam os lideres dos não lideres.

Logo, passou-se a estudar a abordagem dos estilos de lideres e seus comportamentos. Na abordagem contingencial, propõe-se que a eficácia do estilo do líder dependerá de alguns fatores, tais como: características de lideres – liderados, estrutura da tarefa e poder inerente à posição em que o líder se encontra.


MAIÊUTICA
Trata-se de uma das formas pedagógicas que consiste em multiplicar as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral de objeto em estudo.

VISÃO SISTÊMICA

Define-se por Visão Sistêmica a capacidade que um profissional tem de enxergar a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações ao mercado e seus clientes.

Entender como seus processos internos se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde sua origem, nas quais foram geradas, até seus destinos, nos quais foram utilizadas é uma característica de quem possui a competência de visão sistêmica.

Passo 4

A) Qual a importância das ações do Sr. Luis Augusto para a mudança organizacional?
R: É de grande importância e necessária a mudança, porque ele identificou que as vendas aconteciam de qualquer forma, porém, o aspecto interno dos colaboradores não condiz com aquele volume de venda que gerava. A percepção de mudança não foi tardia, pois, não havia reclamações internas dos colaboradores e algo precisava mudar para gerar incentivo aos funcionários e ganharem um novo gás na empresa.

B) Qual a importância da loja e da sua equipe se adaptarem as novas mudanças do mercado e as demandas do consumidor?

R: A loja deveria passar por essas mudanças para atenderem a necessidade dos consumidores, que cada vez mais exigem bom atendimento. Muitas vezes eles acabam pagando mais caro pelo simples fato de serem bem atendidos. No caso da ‘Casa Ceará’, o preço já é bastante competitivo, apenas há necessidade de adaptação do bom atendimento como diferencial de venda.

C) Qual a importância de um colaborador ter uma visão sistêmica do negócio e entender claramente, a visão, missão e os valores e os objetivos que a organização pretende atingir em médio prazo?

R: Ter um líder com visão sistêmica é o que toda empresa procura. Pois ele tem uma visão do todo e sabe o que é fundamental para atingir melhores resultados e irá traçar metas reais e definir ações que para incentivar a equipe para atingir os objetivos.

D) Como um grupo de pessoas podem alterar comportamentos? Apresente um exemplo anterior e um posterior, bem como o estímulo para a mudança.

R: Oferecendo treinamentos técnicos que propiciam um desenvolvimento profissional, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, otimização do tempo, gerenciamento de stress, relacionamento familiar, melhora da qualidade de vida. Propiciando o desenvolvimento pessoal, fará com que o colaborador tenha satisfação e consequentemente reterá um talento. Disponibilizar recursos modernos poderá auxiliá-lo nas vendas, boas condições de trabalho, geram satisfações fantásticas.

ETAPA II

Um mundo em Mudança. O novo conceito e seu impacto no Processo. Adaptativo-Inovativo das Organizações. O novo contexto e o indivíduo: A aquisição de novos Conhecimentos como forma de Sobrevivência. 

Passo 3

A avaliação de sua equipe deve ser feita individualmente. Seu vendedor perceberá que você sairá da zona fria para um tratamento diferenciado, deixando-o confortável e reconhecido e gerando assim uma motivação.

Reconheça quando cada membro tiver uma conquista, vibre com ele. Saber reconhecer e mostrar o quanto ele é importante, é característica de um bom líder.

Dê feedbacks positivos, mostre pra ele quando acerta e o oriente de forma sutil quando ocorrer um erro. Destaque sempre seus pontos positivos.

Treinamentos técnicos são bons para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, abordando assuntos pessoais, relacionamento familiar, qualidade de vida e etc.

Acompanhe de perto sua equipe, vá a campo e entenda o porquê do vendedor está vendendo bem. Saiba qual é a real necessidade dos clientes, que muitas vezes não são percebidas por quem não acompanha de perto. Promova encontros diários, semanais ou mensais a fim de capacitar sua equipe e compartilhar experiências de crescimento.

Cumpra prazos de pagamentos. Cumpra o que prometeu. Isso gera confiança, retém o talento perto e não corre o risco de perdê-lo para concorrência.
Crie metas reais para a realidade do mercado. Metas irreais desestimula a vontade do vendedor de buscar novos negócios.


Passo 4

1. INTRODUÇÃO

A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grandes estudos e debates teóricos e metodológicos. 

A palavra personalidade diz respeito a padrões de comportamentos e atitudes que são típicas de um determinado individuo, de forma que os traços de personalidade se diferenciam de cada pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com