TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportramento Organizacional

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SÃO PAULO/SP

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da Matéria de Pesquisa Operacional apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, como exigência do Curso Administração.

Orientador: Agnaldo Roberto De Almeida

SÃO PAULO/SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2.  ETAPA 1        

2.1 Relatório 1        

2.2 Desafio        

2.3 Personalidade e Comportamento        

2.4 Big Five        

2.5 Teste De Personalidade        

3.2 Tabela 1        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

2.  ETAPA 1

2.1 Relatório 1

Comportamento Organizacional

        O Comportamento Organizacional, pode ser classificado como o estudo do comportamento de indivíduos, dentro de um ambiente empresarial.

        De acordo com Maximiliano (2000, p.243 e 244) o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e grupos.

        Alguns pontos que são de grande importância dentro do ambiente organizacional podem ser avaliados, através da:

  • Liderança: é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
  • Maiêutica: consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não conhecem,
  • Visão Sistêmica: consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

        

        


2.2 Desafio

        Tendo em vista que a Empresa de Assessoria DLSSMA, foi contratada a prestar um serviço de consultoria a Loja de departamentos “Casa Ceará”, podemos destacar as seguintes iniciativas:

        O gerente Sr. Luis deverá assumir um comportamento de liderança mais democrático, ou seja, ele deverá estimular a participação do grupo e orientar as tarefas que deverão ser desempenhadas, lembrando que decisões serão tomadas após debate e em conjunto.

         A equipe num todo, deverá estar aberta as novas ações que serão desenvolvidas pela Loja, visto que é de suma importância, que a equipe se adapte as modificações que o mercado vem apresentando, tanto no que diz respeito as técnicas de venda, abordagem do cliente e pós venda, pois é através dessas adaptações que os consumidores serão cativados e motivados. Fazendo com que haja  satisfação por parte dos clientes, a loja começará a apesentar resultados positivos o que será lucrativo para ambas as partes, visto que uma das ações que o gerente irá apresentar será as comissões em cima de cada venda e do lucro da empresa.

        Para que as metas da Loja sejam alcançadas, é necessário que seja feita uma palestra com todos os colaboradores, com a finalidade de apresentar os objetivos da organização, sua missão e a visão que esta possui. Cada colaborador deverá compreender qual é o seu papel dentro da empresa, a fim de que entendam que todos desempenham uma função importante e que elas estão interligadas  com a única finalidade de apresentarem um resultado positivo no final de cada processo.

Visando que o comportamento da equipe sofra uma alteração positiva com relação aos resultados que são apresentados hoje, o gestor deverá realizar uma analise de comportamento, para que o mesmo possa entender o perfil profissional de cada integrante da equipe com o intuito de  compreender de uma forma mais clara e abrangente o comportamento de cada um e entender qual é o real fator que está atrapalhando o andamento das funções empresa.

Como um exemplo do que deve ser desenvolvido, apresentaremos uma situação onde um gestor inicia suas atividades liderando uma equipe desmotivada e que não realiza suas funções de forma que a empresa cumpra suas metas.

A principio ele irá analisar individualmente cada funcionário a fim de identificar se o mesmo está disposto a continuar no quadro de funcionários.

Após isso, é necessário entender os processos que o funcionário desenvolve e se há um acumulo de funções e serviços desnecessários;

Sendo identificados todos os processos o gestor deverá desenvolver o processo de melhorias que podem incluir bonificações e/ou bônus por bom desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com