TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  7/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

8º SEMESTRE

ERICK SHIMIZU FRACOLA              RA3776761292

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DA QUALIDADE

PROFESSOR ALEX ZOMPERO

Leme-SP

2015


ETAPA 1 - EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

        

AUTOR

CONCEITO

CARACTERÍSTICAS DO CONCEITO E DA ERA

Walter A. Shewhart

- Fundiu os conceitos de estatística em um método de gráfico de fácil utilização. Desenvolveu o CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado..

O pai do controle estatístico da qualidade, Shewhart desenvolveu uma ferramenta de controle de qualidade utilizada até os dias de hoje: gráficos de controle. O conceito de Walter era baseado no controle estatístico do processo, ele fundiu a estatística em um modelo de gráfico de fácil utilização e elaboração, aplicando-o a realidade produtiva da empresa. A ferramenta analisava os resultados das inspeções em gráficos de controle, onde era visível e apontava as variações das causas comuns e especiais. Shewhart também propôs o PDCA como aliado do controle da qualidade, através de planejamento, direcionamento, controle e por fim, a ação necessária para a solução do problema encontrado.

William Edwards Deming

- Três Premissas

- 14 pontos de Deming

Deming e Stewhart caminhavam juntos na era do controle estatístico do processo, ambos trabalharam com esta metodologia incluindo o ciclo PDCA, mas foi Deming quem ficou conhecido no Japão como pai do controle da qualidade. Convidado a ir ao Japão no pós-guerra (1947 e 1950) para ensinar as técnicas de amostragem estatística. A visão estatística do doutor mais a experiência vivida nas empresas japonesas, onde a participação da alta administração e dos trabalhadores caminhavam juntas em busca de maior qualidade e de uma melhoria contínua (conceito de kaizen), trouxeram novas perspectivas da qualidade. Deming desenvolveu três premissas que considerava importante na gestão da qualidade: produto, atendimento ao cliente e cliente. Atingir a necessidade e a expectativa do cliente era crucial segundo o doutor. William foi o autor dos 14 pontos de Deming, que enfatizavam o relacionamento constante de todos os envolvidos da empresa (da alta administração até o nível operário) em busca de melhorias contínuas nos processos internos e externos.

Joseph M. Juran

- A qualidade possui 3 pontos fundamentais: Planejamento, melhoria e controle da qualidade.

O planejamento da qualidade: Identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional.

A melhoria da qualidade: Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria em uma tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação da qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipes vencedoras, divulgar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.

O controle da qualidade: avaliar o nível de desempenho atual, comparar com os objetivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.

Armand V. Feigenbaum

- TQC – Total QualityControl(Controle da Qualidade Total)

Feigenbaum ficou conhecido por ser o pioneiro em abordar a qualidade de uma forma sistêmica nas organizações, formulando o sistema de Controle Total da Qualidade em 1951. Para ele, um sistema eficaz se torna efetivo quando observamos todo o ciclo produtivo, começando e terminando no cliente, para conseguir produtos e serviços econômicos sem deixar a qualidade de lado, ou seja, atingir a satisfação total do cliente. Segundo Feigenbaum, o ciclo produtivo engloba: Expedição, instalação de serviços pós-venda, engenharia do produto, compras, engenharia da manufatura, supervisão da manufatura e inspeção e testes.

Philip Crosby

- Zero Defeito

- 14 pontos de Crosby

Em 1957, Crosby desenvolveu o programa Zero Defeito, a partir da abordagem dos custos da qualidade de Juran, mas com um apelo gerencial e motivacional, enfatizando o “fazer certo na primeira”. Como Deming, Philip também escreveu seus 14 pontos prioritários para a qualidade, onde citava a importância de haver a preocupação da alta administração com a qualidade, a instalação de equipes de aperfeiçoamento e mensuração por meio de indicadores que deveriam apontar as melhorias a serem feitas, disseminar a importância da qualidade, a implantação de ações corretivas, entre outros pontos que considerava importante. Crosby também indicada cinco pressupostos errôneos com relação a qualidade, abordando a ideia de que a qualidade tem um valor diferente para cada indivíduo e não pode ser mensurada, também não gera custo e muito menos é obrigação apenas da produção, pois a qualidade envolve todos os setores como um todo.

Kaoru Ishikawa

- Círculos de Controle da Qualidade

- Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)

Ishikawa foi um grande tradutor das teorias norte-americanas no Japão, onde ficou conhecido pela difusão dos círculos de controle de qualidade (CCQ) e pela criação do diagrama de Ishikawa, também conhecido por espinha de peixe. O conceito de Kaoru era distinto do TQC. O CCQ abordava sete ferramentas da qualidade: análise de Pareto, diagrama de causa-efeito, histograma, folhas de controle, diagrama de escada, gráficos de controle e fluxos de controle.

Genichi Taguchi

- Função perda da qualidade

Taguchi focou suas atividades em projeto diferenciando-se nos outros pensadores que abordavam a produção. Para ele, para satisfazer um cliente devia se criar um produto de qualidade robusta. Genichi propôs técnicas e projeto de experimento (DoE – design ofexperiment) e a função perda da qualidade. Quanto mais o produto se afasta do valor-alvo, aumenta a perda para a sociedade.

Para Taguchi, quando um produto novo é lançado surge uma nova necessidade no mercado, ou seja, a qualidade está relacionada com a perda que um produto causa à sociedade a partir do momento em que ele é colocado no mercado.

Vicente Falconi Campos

- Sistema de qualidade: Gerenciamento pelas diretrizes; Gerenciamento da Rotina; Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano

Falconi abordava o conceito de qualidade total e produtividade, um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades dos clientes. Para ele o sistema de qualidade era composto por: 1) Gerenciamento pelas diretrizes: A alta administração define a visão de futuro da empresa e como ela será vista pela sociedade nos próximos anos. Definirá também os planos de metas a serem atingidas para que alcance a visão proposta e quais os procedimentos a serem adotados por cada área da empresa; 2) Gerenciamento da Rotina: Consiste em gerenciar a produção desses produtos e serviços a fim de reduzir os custos e proporcionar melhorias, buscando a satisfação do cliente. 3) Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano: De competência de todos os que exercem cargo gerencial na empresa, consiste m buscar melhores condições de trabalho para o colaborador, buscando motivá-lo e propiciando seu crescimento profissional e pessoal.

Falconi também aborda a gestão do Ciclo PDCA e de outras ferramentas gerenciais, tais como: 5W1H, MASP, 5 S, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (217 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com