TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.708 Palavras (19 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Avaliativa – ATPS

Gestão da Qualidade
Prof.ª EAD: Monica Satolani

RIBEIRÃO PRETO - SP

Outubro/15


ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof.ª EAD: Monica Satolani

Professor tutor presencial: Carlos Rodrigo Cherri.

Professora tutora a distância: Carlos Rodrigo Cherri

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão da Qualidade para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

RIBEIRÃO PRETO - SP

Outubro/15

SUMÁRIO[pic 5]

INTRODUÇÃO        

ETAPA 01        

ETAPA 02        

ETAPA 03        

ETAPA 04        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

.

Neste trabalho será apresentado toda contextualização de qualidade desde sua história, pensadores fundadores até mateiras de gestão que foram surgindo ao longe de seu surgimento e crescimento, tais como: Kaisen, TQM e Ciclo PDCA.         

Além disso, estaremos estruturando uma tabela de comparativo entre as estratégias de PDCA versos TQM, mais a diante no desenvolvimento deste trabalho detalhando o planejamento de qualidade citando suas ferramentas e funcionalidades, analisando assim todo cenário e opções que integram a gestão de qualidade.          

ETAPA 01

Passo 01 e 02

- O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?


         A palavra qualidade vem do latim 
'qualitate'. Definir qualidade é entender que é um valor conhecido por todos, mas definido de forma desigual por diferentes grupos de pessoas.

Constatamos que as percepções dos indivíduos são diferentes em relação aos mesmo produtos e serviços, em função de suas necessidades, experiências e expectativas. Também podemos dizer que qualidade é aquilo que me satisfaz, aliado a um preço justo, a um produto que funcione corretamente, pode ser um serviço prestado de forma a superar as expectativas de quem dele faz uso.  

Para os gurus da qualidade seguem algumas definições:

Segundo W. Eduards Deming “Qualidade é melhoria contínua”, para Joseph M. Duran “Qualidade é adequação ao uso”, já para Philip Crosby “Qualidade é conformidade com os requisitos” e para Kaoru Ishikawa “Qualidade é em termos de produto, o mais econômico, o mais útil e que sempre satisfaça o consumidor”.

 “Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. “Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz – aliás – em tudo o que se faz – e não apenas no que se tem como consequência disso”. Entendemos que, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; principalmente se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. 

A qualidade passou a ser de suma importância para as organizações ao longo da história, principalmente a partir do advento da produção em larga escala (produção em massa). A partir da década de 20 a qualidade passa a ser vista como uma função gerencial, distinta das outras funções da organização. Para melhor expressar essas mudanças adotamos a proposta de David Garvin, que classifica a evolução da qualidade em quatro eras, tais como: Inspeção; Controle Estatístico da Qualidade; Garantia da Qualidade e Gestão da Qualidade.         

Era da inspeção – anos 20.

  • Voltada para a linha de produção. A inspeção era realizada a partir do produto pronto.
  • Existiam incertezas quanto à qualidade dos produtos.
  • A inspeção, produto a produto, não era suficiente para atender a uma demanda crescente.
  • A inspeção do produto final limitava-se a descobrir defeitos, relegando a um plano secundário a questão da prevenção de defeitos.

Era do controle estatístico da qualidade – anos 30 e 40.

  • O foco passou a ser o desempenho e a qualidade do processo;
  • W.A.Shewhart estatístico norte-amercicano cria um sistema para mensurar a variabilidade na linha de produção que ficou conhecido como Controle Estatístico do Processo – CEP;
  • Uso da estatística como ferramenta de controle da qualidade;
  • Inspeção por amostragem;
  • Aparecimento do setor de controle da qualidade nas organizações.

Controle da qualidade total – anos 50.

  • Era marcada pela padronização – garantia para o consumidor de que o produto seguia certos padrões.
  • A qualidade passa a ser responsabilidade de toda a organização.
  • Mudança do foco no produto ou serviço para o foco no sistema (sistema de qualidade);
  • Abordagem de longo prazo, baseada na medida da satisfação dos clientes.

Era da gestão da qualidade total – a partir dos anos 80.

  • Crescente globalização da economia e acirramento da competição pelos mercados consumidores;
  • As empresas passaram a conduzir suas ações considerando: os mercados, a satisfação dos clientes e o conhecimento e habilidades dos seus funcionários.
  • Visão estratégica da qualidade – a qualidade passa a ser requisito necessário para a sobrevivência das organizações no longo prazo, dentro de um contexto de mercado altamente competitivo.

- O que é Gestão da qualidade e como foi sua evolução?

A Gestão da qualidade consiste em um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade. A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (200.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com