TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 1ª ETAPA

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito da empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, matérias e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem.

Gestor é a pessoa responsável por gerenciar ou administrar determinado local, empresa ou qualquer ramo de negócio que exige um cargo de direção secundária, ou seja, é aquele que tem “poderes” para substituir o dono da empresa caso este precise ausentar-se.

As principais habilidades para um gestor de sucesso é a capacidade de aplicar o conhecimento seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo completamente novo e diferente. Significa colocar em pratica o conhecimento e torná-lo rentável e agregar valor por ele. As habilidades exigem uma visão ampla, sistêmica e global da situação.

As habilidades dos gestores são tratadas de diferentes maneiras de acordo com cada autor, desta forma alguns enfatizam a comunicação enquanto outros priorizam a tomada de decisões, como no caso de Herbert Simon, que define três fases na tomada de decisões, sendo estas:

1ª- Intelecção ou Prospecção, análise de um problema ou situação que requer solução;

2ª- Concepção, criação de alternativas de solução para um problema ou situação;

3ª- Decisão, julgamento e escolha de uma alternativa. Trata assim cada fase como um processo decisório em si.

As idéias de Simon é um complemento com as que Bernard alocou no livro As Funções do Executivo (Empresário), de 1938, onde da importância as relações humanas para atingir os objetivos, abrangendo também três habilidades principais:

1ª- Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal a fim de possibilitar a eficácia da organização formal;

2ª- Formar e manter um sistema de recursos humanos, incluindo a motivação do pessoal por meio de incentivos;

3ª- Formular e definir objetivos e fins da organização, bom como a doutrinação dos funcionários operacionais com os propósitos gerais e as grandes decisões, de modo que eles permaneçam coesos.

Já Chavienato em seu livro Administração, demonstra de maneira bastante completa as habilidades do bom gestor, habilidade Técnica é utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas, com base em seus conhecimentos e experiência profissional, trata-se de fazer coisas concretas e práticas, está diretamente ligada ao hardware disponível. Habilidade humana é saber se comunicar e trabalhar com pessoas, gerando motivação e desenvolvendo uma liderança eficaz, de modo a orientar, sem isso o administrador nada conseguira resumidamente ele faz uso das pessoas a fim de atingir seus objetivos, já a habilidade conceitual tem a capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos, permitindo ao gestor fazer abstrações e desenvolver filosofias, desta forma definir de um modo geral a missão do negócio, visão do futuro e os valores essenciais da empresa estão diretamente ligados ao conceito de software.

A partir de tais definições pode-se dizer que gestores são bastante experientes, capazes de analisar, traçar objetivos, comunicar-se de maneira clara, motivar seus colaboradores e gerir com competência.

Em todos os momentos devem estar prontos a tomarem decisões e atento as modificações no mercado. “As empresas são especiais e é preciso conhecê-las, entendê-las, interpretá-las”. Apesar de cada empresa possuir uma identidade, a partir do conceito de organização, trata-se de um sistema que conta com pessoas e recursos, traçam metas a serem alcançadas e tem como característica marcante a procura pela obtenção de lucros, Guitton sustenta essa visão ao dizer que o fim da empresa capitalista não é o de satisfazer, ou melhor, satisfazer a necessidade do maior número de consumidores, mas o de realizar o maior lucro monetário possível.

Contudo Martins Cita algumas exceções, como as cooperativas e entidades beneficentes, que são movidas por outras razões, porém o lucro ainda se torna necessário para manter suas atividades.

Segundo Fayol o Gestor pode ser definido pelas funções que desempenha nas organizações, a ele cabe a tomada de decisões, o planejamento e a distribuição das informações aos colaboradores de maneira que todos entendam, sejam motivados e trabalhem pelo mesmo propósito da empresa. O gestor é capaz de apresentar resultados rápidos mesmo nos mercados mais exigentes.

Segundo o Código Civil, Empresário é todo aquele que faz a abertura de uma empresa, trata-se da pessoa que detém a propriedade dos meios de produção.

Este deve exercer as atividades de modo contínuo, ser capaz de contratar novos empregados e ter o conhecimento do que é para quem oferece seus produtos e serviços.

Empresas são consideradas sistema aberto devido às interações que fazem o ambiente externo, essas interações se dão através das entradas (inputs) e saídas (outputs). As entradas são insumos, como tecnologia, mão de obra e matéria-prima, necessários ao processamento, onde subsistemas específicos processam tais insumos para chegarem ao mercado, é neste momento que ocorrem as saídas, ou seja, chega ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com