TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS ETAPA 1 E 2

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

2. O QUE É PLANEJAMENTO?

De acordo com Chiavenato (2014), o planejamento é a primeira função administrativa e serve de base para as outras funções como organizar, dirigir e controlar determinando quais são os objetivos que devem ser atingidos e como fazer para alcançá-los.

Para Chiavenato o planejamento é uma técnica que consiste em desenvolver premissas para uma ação futura possibilitando maior consistência no desempenho das organizações.

Segundo Chiavenato (2014):

[...] planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, como e em que sequência.” (CHIAVENATO, 2014, p. 155).

2.1 Tipos de planejamento

Oliveira (2007, p. 14), afirma que “o planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.”

Segundo o autor, os tipos de planejamentos estão relacionados aos níveis de decisão numa pirâmide organizacional conforme mostra a figura abaixo:

Forma

ImagemDECISÕES ESTRATÉGICAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Forma

DECISÕES TÁTICAS

PLANEJAMENTO TÁTICO

Caixa de Texto

[Quebra da Disposição de Texto]FIGURA 1: fonte própria

2.2 Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico deve ser elaborado em longo prazo, visando o futuro, contando com os fatores internos e externos de uma abordagem global, pois envolve toda a organização. A empresa e seus departamentos têm que trabalhar em união visando usar o talento, intuição, capacidade e potencialidade no qual exige que algumas etapas sejam executadas:

Determinar os objetivos da empresa;

Análise ambiental externa;

Análise organizacional interna;

Formular e escolher alternativa estratégica e empresarial;

Elaborar planejamento estratégico;

Implementar por intermédio de planos táticos e operacionais;

Acompanhar e avaliar resultados.

Conforme Chiavenato os objetivos da empresa servem para apontar uma direção futura que orientará as pessoas naquilo que devem fazer para proporcionar convergências de esforços a fim de aumentar a eficiência e eficácia capaz de produzir melhores resultados.

Já a análise ambiental serve para conhecer seu ambiente externo e diagnosticar suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, ameaças, etc.

Segundo o autor, a análise organizacional interna analisa as condições internas da empresa examinando os recursos disponíveis a fim de verificar suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades ou defrontar-se com as ameaças.

Partindo dos objetivos empresariais e análise do ambiente externo e interno a administração possui um balizamento que servirá para definir as alternativas estratégicas quanto uma ação futura da empresa.

Quanto a elaboração do planejamento estratégico Chiavenato (2014), ressalta que:

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deve ser colocada em ação, isto é, operacionalizada. Enquanto a estratégia empresarial se ocupa com “o que fazer” para atingir os objetivos empresariais propostos, o planejamento estratégico volta-se para o “como fazer”, tendo em vista o diagnóstico sobre “o que há no ambiente” e “o que temos na empresa”. (CHIAVENATO, 2014, P. 177)

A implementação implica em executar os planos traçados pela administração por intermédio das pessoas nos vários níveis da empresa. Nessa fase a empresa deve ater-se aos seguintes passos:

Participação das pessoas;

Comunicação intensa;

Preparação prévia do pessoal;

Reforço contínuo;

Avaliação sistemática.

O planejamento estratégico requer uma organização adequada, intensa coordenação, incentivos às pessoas, controles, acompanhamento intenso a fim de avaliar o progresso dos resultados alcançados de forma contínua e ininterrupta, além de uma liderança estratégica.

2.3 Planejamento tático

Para Chiavenato (2014) o planejamento tático visa determinar antecipadamente o que fazer e quais objetivos atingir para permitir que a empresa possa organizar e dirigir seus departamentos a partir de hipóteses previamente formuladas. Nessa perspectiva, os planos táticos dividem-se em:

Planos de produção;

Planos financeiros;

Planos de marketing;

Planos de recursos humanos.

Assim sendo, o planejamento tático consiste no desdobramento do planejamento estratégico cujas decisões são moldadas e traduzidas em planos detalhados para serem executados no plano operacional.

O planejamento tático funciona com base na certeza e programação de suas estratégias. Abrange características voltadas ao futuro ou das atuais atividades da empresa que possam ser realizadas em níveis de departamento, suas principais características são:

É um processo permanente e contínuo;

É sempre ligado ao futuro;

Preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com