TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS : Processo Gerenciais

Seminário: ATPS : Processo Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Seminário  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENÇÃO

ETAPA 1 – Compreensão do conceito de planejamento como função administrativa

Entre as varias funções em uma empresa, o planejamento constitui uma das primeiras funções do processo administrativo. Lança-se mão do planejamento com o objetivo de definir ondepretende-se chegar, e o procedimento a ser adotado para alcançar tal objetivo.

No passado as organizações tratavam os problemas conforme iam surgindo, de forma improvisada. Atualmente oplanejamento das ações empresarias buscam através de plano e projetos, prevenir e tratar os problemas, seria a tentativa de antecipá-los evitando ser pego de surpresa por eles, ou pelo menos ter o mínimo de estrutura para resolvê-los.

Não é exagero dizer que o planejamento seria o principal passo dado por uma empresa, uma vez que seria o planejamento a base e o alicerce onde as demais funções seriam estabelecidas. Tamanha importância se deve ao fato de seratravés dele que são determinados os objetivos a serem alcançadas pela empresas e quais os métodos ou formas de alcançá-los.

Nesse contexto, encontramos um posicionamento interessante no artigo de Santos (2010) O desafio do administrador do futuro. O autor identifica a necessidade de uma “visão de futuro”, concentrando suas atenções no que seria a busca de capacitação e aperfeiçoamento do empreendedor na atualidade. A busca dessa capacitação esta diretamente ligada a necessidade de adquirir e desenvolver ferramentas para um bom planejamento.

O empreendedor deve ter sempre uma visão ampla do futuro, para isso é preciso planejar além das expectativas é assim vencer os obstáculos no mundo dos negócios e conseguir manter-se seguro e com um pensamento diferenciado da maioria. O autor recomenda que um bom administrador faça exercício que desenvolvam o seu espírito empreendedor como, por exemplo, olhar as outras pessoas estabelecimentos comerciais, imaginar como seria estes estabelecimentos com outras idéias, usando ferramentas que melhorassem a qualidade de vida das pessoas e da empresa.

Santos (2011) ainda coloca como foco da sua explanação o perfil do jovem executivo. Para ele, o profissional do futuro tem que ter conhecimento para tornar-se bem sucedido e criar um sucesso duradouro. Por essa razão precisa estar aberto para as mudanças e adquirir novos conhecimentos, buscando cada vez mais novas habilidades no campo de atuação. O empreendedor que não tem uma qualificação continua torna-se um profissional sem sucesso incapaz de produzir e impossibilitado de planejar algo melhor para a empresa. O administrador do futuro não é ditador de regras e sim alguém capaz de fazer com que o trabalho se torne prazeroso e produtivo, fazendo com que todos pensem e busquem soluções. Também não deve se limitar apenas ao trabalho que faz cotidianamente de forma isolada, mas principalmente aprender a produzir em equipes.

Ainda dentro dessa perspectiva, o texto de Roberto Shinyashiki (2011) Veja o futuro antes dos outros fala sobre, oportunidades que surgem na vida do empreendedor que na realidade muitos não conseguem enxergar, no entanto, tais oportunidadespoderiam dar uma alavanca na carreira. Essa falta de visão é como uma barreira que impede de ir além das perspectivas. O texto relata um fato que tem acontecido com muitos empreendedores e executivos, onde o comodismo tem causado o fracasso de muitos profissionais. Oempreendedor sempre deve estar alerta para aproveitar as oportunidades de negócios.

Já Paulo Barreto Santos, nos mostrao perfil do administrador do futuro que aborda a questão da globalização, e que para ser um bom administrador tem que estaratualizado com as noticias e as tecnologias, sabemos que as empresas que não procuram se atualizar tem uma grande probabilidade de fracassar.O texto nos mostra que para entrar neste mercado tem que ter habilidade, criatividade e planejamento. Os jovens executivos farão parte deste novo mercado que vem crescendo a cadadia terão de competir em breve com gente ainda mais preparada. O administrador como um agente de transformação necessita de um novo perfil como uma forma de qualificação e requalificação profissional.

Definição e tipos de planejamento:

Chiavenato (Administração, Teoria, Processo e Prática, 2011) assim define planejamento: “planejamento significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com