TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Processos Administrativos

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Professora EAD – Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor Presencial -

Administração

3ª Série

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

                         ALUNOS E RA:

 Maio de 2014.

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Administração

3ª Série

Processos Administrativos

ETAPA 1

Nos dias atuais as empresas não funcionam de qualquer maneira, elas não são um barco a deriva, não funciona a pura improvisação, e nem ao menos querem depender de sorte para que possam ter êxito em suas atividades e serem bem sucedidas, tudo nelas é cuidadosamente planejado, para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível.

Planejamento pode ser definido como o método contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas, para que se tenha um resultado positivo no geral da empresa, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, atingindo os respectivos objetivos. Essas ações devem ser identificadas e analisadas, para que possam ser executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho dentre outros.

Entendendo isto, deve-se colocar em prática na empresa, o bom Planejamento e posteriormente ações que são a organização, a direção e o controle, todas essas devem andar em conjunto.

Na administração das organizações distinguiram-se três (3) níveis de planejamento, os quais têm características distintas:

1. Planejamento Estratégico: Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia - definindo a relação entre a organização e o ambiente. Abrange toda a organização como um sistema único, dando uma ênfase muito grande a eficiência e eficácia das suas atividades.

Prevê o futuro da empresa à longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser e como ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

Portanto, o Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que através da análise do ambiente de uma determinada empresa, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, e dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão. Através desta consciência que se estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir, a fim de aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

2. Planejamento tático: é subordinado ao planejamento estratégico. É elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente. É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Visa dar condições racionais para organizar e dirigir a empresa, departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual ou futura. É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. É um conjunto de tomada liberada e sistemática de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização.


        O planejamento tático possui as seguintes características: É um processo permanente e continuo; É sempre voltado para o futuro; Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão; Seleciona entre varias alternativas disponíveis um determinado curso de ação; É sistêmico; É iterativo; É uma técnica de alocação de recursos; É uma técnica cíclica; É uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; É uma técnica de coordenação; É uma técnica de mudança e de inovação.

3. Planejamento Operacional: Trata-se do planejamento que se refere a cada atividade separadamente. Suas características são: É voltado para o curto prazo; Cada atividade é envolvida separadamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas; Seu foco está na eficiência e na execução das atividades, visando fazer corretamente.

Considerações Finais

O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue explicar a importância do planejamento para a administração. O planejamento é basicamente as ações de organizar, liderar e controlar.        
        É uma função importante porque contribuí para o sucesso da organização e ainda possibilita à adotar um comportamento proativo em relação ao futuro. Pode-se dizer que o planejamento contribui para melhorias na produtividade, na qualidade e também nos resultados financeiros da organização.

         Sem ter uma ideia clara sobre o que precisam organizar, os administradores deixam de saber como lidar com pessoas e recursos. Na ausência de um plano, eles não podem liderar com confiança ou esperar que os outros os sigam, sendo assim, os administradores e seus seguidores têm poucas chances de alcançar seus objetivos, sem mesmo saber quando e onde se desviaram do caminho. Com isso, planos falhos sempre afetam o desempenho de toda a organização.

        

ETAPA 2

        O Portador de Necessidades Especiais (PNE) é uma pessoa capaz, que possui algumas limitações física ou mentais. A vida do Portador de Necessidades Especiais não se difere das demais pessoas. O mesmo possui momentos de alegria e tristeza, vitórias e derrotas, e que procura superá-las gradativamente.

        O portador necessita tanto do auxílio das pessoas, quanto da busca de condições humanas e materiais que lhe permita viver como as demais pessoas em seu convívio social.

        Nosso projeto consiste em desvendar causas e motivos, que o grupo referente ao projeto acredita ser importantes, no processo de aprendizado. O projeto realizado na Comunidade Vinde Catalão GO, foi totalmente interativo por meio de oficina digitais, com três amostras de 06 alunos.

        Vimos a necessidade de implantar jovens Portadores de Necessidades Especiais através da tecnologia, assim proporcionando conhecimentos básicos sobre a informática os preparando para o mercado de trabalho e até mesmo para atividades pessoais. Logo através de pesquisas vimos que os alunos não tinham um conhecimento prévio de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (369.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com