TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.984 Palavras (24 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 24

Anhanguera Educacional de São Paulo

Campus Vila Mariana

Administração de Empresas – 3° Semestre

Processos Administrativos

Andréia Gomes de Sá

RA: 8641276322

Dávison Fellipe Adolfo da Silva

RA: 8412152231

Sheila Luciana de Barros

RA: 8403974766

Viviane Pimentel Franco

RA: 8062791307

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Professor Sinval

São Paulo

2015


Administração de Empresas

Andréa Gomes de Sá – RA: 8641276322

Dávison Fellipe Adolfo da Silva – RA: 8412152231

Sheila Luciana de Barros – RA: 8403974766

Viviane Pimentel Franco – RA: 8062791307

ATPS – Processos Administrativos

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Professor Sinval

3º Semestre – Turma Noite

São Paulo

2015


Introdução

Este artigo acadêmico tem como objetivo, o desenvolvimento dos alunos da disciplina de Processos Administrativos, através da aplicação dos conceitos aprendidos em situações que simulam o ambiente dentro das empresas e a vida profissional do Administrador.


Questões

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

  • Adaptabilidade: é proceder de maneira em que seja qual for a situação o líder com todos os tipos de formatos empresariais, sendo que por mais que uma empresa seja diferente de outra ele sempre estará em busca dos resultados.
  • Resiliência: O executivo resiliente é aquele que sabe que a pressão faz parte do jogo e tem plena convicção de que assumir o cargo na condição de jogar e faz isto com excelência, tratando isto como parte de sua busca tornando-se sem importância diante do desafio de comandar uma empresa.
  • Interação: é a capacidade de um gestor de ligar com as pessoas que ele comanda e ser seguido como exemplo, o que produz respeito e admiração sempre reconhecendo habilidades de seus colaboradores e o utilizando ao máximo.
  • Polivalência: Significa trabalhar em várias frentes é ter uma visão ampla do negócio e da empresa e saber negociar em todos os seus setores, isto traz uma visão global de onde ele quer chegar e como.
  • Ponderação: é procurar sempre as melhores alternativas uma vez que o futuro de muitos e de setores pertencem a ele, avaliando sempre o que pode ser bom para os resultados da empresa.

 O bom gestor, gerencia a equipe pela afetividade a compreensão e a sabedoria das palavras; nunca usa palavras de desmotivação e jamais impõe sua presença como força maior, e sempre se coloca como parte da equipe e não cabeça da mesma. (Thiago Herinch).

O conceito de Gestor, empresa e empresário?

  • Empresa: é uma unidade econômico-social que disponibiliza e participa do mercado econômico com bens e serviços fazendo uso de fatores produtivos como trabalho, terra e capital.
  • Empresário: Pessoa que exerce atividade profissional organizada e direcionada a produção ou circulação de bens e serviços
  • Gestão: No geral é ter controle sobre os processos da empresa, através do gerenciamento e da administração de uma determinada unidade, “um empresário de sucesso não é aquele que transforma sua família em uma empresa; é aquele que transforma sua empresa em uma família.” (Rafael Zago).

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

  • São sistemas abertos, pois todo o processo desses sistema sofrem várias influências tais como sociais, tecnologia, ética, de ordem legais e até legislação vigente e tributação, etc.
  • O que faz com que novos processos apareçam a medida que antigos se tornem afetados por algum problema externo.
  • As empresas no geral possuem sistemas abertos, se moldando as dificuldades do mercado, remodelando seus sistemas a medida que forem afetados por problemas externos como a adhocrácia que também é sinônimo de organização flexível.
  • Em geral podemos concluir que os sistemas abertos interagem com o ambiente sendo adhocráticos e em contrapartida os sistemas fechados são considerados burocráticos e não interagem com o ambiente. “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar. “(Sam Walton).

O que é missão, visão e valores organizacionais?

Missão:

São objetivos da empresa a curto prazo onde avalia-se a razão de ser da empresa e os tipos de atividades que deverá se concentrar no futuro sempre analisando o ambiente, ou aonde se quer chegar, passando valores e crenças aos termos do negócio e sua área de atuação.

Com alguns questionamentos podemos analisar e sobrepor vários aspectos que podem servir de ajuda para o melhor direcionamento da visão e missão da empresa. Com isto a empresa passa a ter mais objeção para suas áreas e aplicações de seus recursos, sendo obtido através de um consenso em que a opinião e esforços aos alvos estabelecidos no horizonte da missão sejam bem sucedida.

A missão de uma empresa exerce função orientadora e delimitadora na empresa, sendo este, por longo período, exercendo compromisso com seus valores, crenças, expectativas, conceitos e recursos.

Uma vez que determinados negócios surgem, eles passam a ser denominado conforme forem considerados viáveis ou não, e assim passam ou não a propósito para a empresa, “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant).

Visão:

É feita a partir de longo prazo, onde eu(empresa) quero chegar, ou o que quer ser. É feita com uma abordagem ampla que enxergará a empresa a partir de sua essência dada a suas articulações e aspirações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (138.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com