TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS comportamento Organizacional

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM MARKETING

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

        

 

        João Carlos Pelegrin Filho        RA:5308947123

        Orlando Fortes De Andrade        RA:4916914748

        Sheila Mendes Araujo        RA: 1299926429

        Enio Yuji Arita        RA 4717915405

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Comportamento Organizacional”, sob orientação do professor-tutor a distância EVANDRO DENZIN.

INDAIATUBA

22/04/2013


Introdução

Capítulo 1        Texto Marcelo

Definição de CO (Comportamento Organizacional)

Podemos dizer por alto que o CO é nada mais do que regras básicas de gerenciamento, uma cartilha a ser seguida para que exista uma maior fluência entre o material humano e o empresarial, influenciando assim o macro e micro impacto que neles existem.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turn over e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. (conceito do Instituto Brasileiro de Coaching).

Comparação de CO Sistemas abertos e fechados

Frederick W. Taylor Se o trabalhador diligente, mais predisposto á maior produtividade, verifica que no final acabará ganhando exatamente a mesma coisa que o colega, menos interessado e menos produtivo, acabará perdendo o interesse e não produzindo segundo sua capacidade.

Abraham Maslow O homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência.

Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados De Co

Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados De CO CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada por pessoas, são à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade e é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALO comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.Livro: CO / IMPACTO DAS EMOÇÕESAUTOR: EDUARDO SOTOPÁG: 27O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.LIVRO: CO / LIVRO TEXTRO 133AUTOR: STEPHEN P. ROBBINSPÁGS: 6 – 7

Capitulo 3 As principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a relevância da liderança para as organizações. (Texto Ênio)

Analisando o conteúdo da imagem e do texto fornecido, fica claro que o conceito de trabalho em equipe não foi aplicado no contexto da imagem. Como podemos observar na imagem os trilhos de trem não foram instalados de maneira correta. Além disso, podemos que dois gestores estão discutindo na frente de seus subordinados para entender a causa desta ocorrência.

        Transformar um grupo de trabalho em equipe vencedora, não é uma tarefa fácil de realizar, pois depende de diversos fatores como conhecimento, experiências anteriores, sentimentos e comportamento dos indivíduos que integram a equipe. Além disso, o sucesso do trabalho em equipe depende também da capacidade do gestor de gerir diversos conflitos internos e externos, capacidade de motivar e cativar a equipe para atingir as metas da empresa. O gestor tem que conquistar carisma dos colaboradores, ser compreensivo e sincero para que possa extrair o máximo de produtividade e eficiência da equipe focando nos resultados.

        Hoje em dia a sociedade como um todo está num processo quase cruel de individualismo, portanto é necessário resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento para que as equipes tenham sucesso e sejam vencedores. A sobrevivência de uma empresa está relacionada com o conceito que ela tem de união e como ela vai passar isso aos seus colaboradores

        Voltando à analogia entre a imagem e o texto fica muito nítido que todo conceito mencionado acima sobre trabalho em equipe, união entre os colaboradores não foi aplicado. Houve uma falha de comunicação gravíssima dos dois gestores de equipe que não estavam alinhados o suficiente para realizar a atividade de maneira correta. Os gestores ou lideres devem ser vistos como modelos a ser seguido, porém no contexto da imagem não é isso que se observa.

Com a interpretação da imagem pode se concluir que os dois gestores estão discutindo quem é o responsável pelo erro de instalação dos trilhos, pois alguém será responsabilizado por este erro. Portanto, o trabalho em equipe, acima de tudo é uma questão de sobrevivência no mercado atual e exige dedicação, persistência e união de todos os colaboradores da empresa. O resultado geral conquistado no conjunto de ações acentua o progresso de cada individuo resultando no crescimento sustentável e continuo dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (401 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com