TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de empresa

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.408 Palavras (30 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

CAUÊ MATHEUS DOS SANTOS

JOÃO HENRIQUE CRUZ

KÁTIA SANTOS

MARIA LUIZA CARDOSO

SOPHIA MONAUER

TRABALHO DE APS – ABERTURA DE EMPRESA

São José

2016[pic 3]

CAUÊ MATHEUS DOS SANTOS[pic 4]

JOÃO HENRIQUE CRUZ

KÁTIA SANTOS

MARIA LUIZA CARDOSO

SOPHIA MONAUER

TRABALHO DE APS – ABERTURA DE EMPRESA

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada do  Curso de Graduação em Administração, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

Prof. Orientador: Prof. Antenor da Silva Filho

São José

2016[pic 5][pic 6][pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 TIPOS DE EMPRESA        

2.1 LTDA.        

2.2 EIRELI        

2.3 EMPRESARIO INDIVIDUAL        

2.4 MEI        

3 PORTE DA EMPRESA        

3.1 ME        

3.2 EPP        

3.3 EMPRESA DE GRANDE PORTE        

4 FORMAS DE TRIBUTAÇÃO        

4.1 LUCRO REAL        

4.2 LUCRO PRESUMIDO        

4.3 SIMPLES NACIONAL        

5 A EMPRESA        

5.1 CONTRATO SOCIAL        

5.2 VIABILIDADE        

5.3 REGISTRO JUNTA COMERCIAL        

5.4 CNPJ        

5.5 ALVARA DE FUNCIONAMENTO        

5.6 INSCRIÇÃO ESTADUAL        

5.7 LICENÇA SANITARIA E LICENÇA DE BOMBEIROS        

6 DOCUMENTAÇÕES        

6.1 CONTRATO SOCIAL        

6.2 VIABILIDADE        

6.3 CNPJ        

6.4 ALVARA DE FUNCIONAMENTO        

6.5 LICENÇA SANITÁRIA        

6.6 LICENÇA DOS BOMBEIROS        

7 CONCLUSÃO        

8 REFERÊNCIA        

1 INTRODUÇÃO [pic 8]

Este trabalho acadêmico irá apresentar os tipos de empresas como Ltda., Eirele, Empresário Individual e MEI . Iremos relatar o porte das empresas, tais como: ME, EPP e Empresa de Grande Porte. Citamos também sua forma de tributação que são: lucro real, lucro presumido e simples nacional. E por último iremos demonstrar o passo a passo para a abertura de um empreendimento e suas documentações. Como contrato social, viabilidade, registro da junta comercial, seu CNPJ, o Alvará de funcionamento, inscrição estadual, licença sanitária e licença do Corpo de Bombeiros.

2 TIPOS DE EMPRESA

        Temos em nossa legislação uma gama de tipos de empresa, entre elas: LTDA, Eireli, Empresário Individual e MEI; cada um com sua característica reservada e distinta das demais.

2.1 LTDA.

A sociedade limitada é formada por duas ou mais pessoas. Nela o patrimônio pessoal de cada sócio no caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa é protegido, pois a participação no capital social da empresa é representado por meio de quotas. A responsabilidade dos sócios no investimento é limitada ao montante do capital social investido. Porém, Apesar de limitada ao Capital Social, a responsabilidade dos sócios pode ser ilimitada nos casos de desvio de finalidade da empresa, confusão patrimonial entre a empresa e os sócios, ilegalidade e abuso dos administradores, casos em que há a desconsideração da pessoa jurídica, respondendo os sócios com seus bens particulares.

 Para instituir uma empresa como sociedade limitada, é necessário que seja feito o registro na junta comercial, e realizar a inscrição em órgãos como a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, e a Prefeitura. Dependendo da natureza do empreendimento, será necessária a autorização de alguns órgãos específicos. Como por exemplo, órgãos responsáveis pela saúde, segurança pública, meio ambiente e outros.

2.2 EIRELI

A empresa Individual de responsabilidade Limitada tem apenas uma pessoa como titular. O titular não terá seus bens pessoais afetados pelas dívidas da empresa, exceto em casos de fraude. A empresa não tem nenhum limite de faturamento. Porém, seu capital social não poderá ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente no país. Por ter apenas um dono a Eireli é mais vantajosa para as micro e pequenas empresas. Ela permite que o empresário escolha o modelo de tributação adequado para o porte de seu negócio. O titular pode ter apenas uma Eireli, se o empreendedor quiser abrir uma segunda empresa, ele necessariamente precisa ter um sócio para trabalhar na modalidade de sociedade limitada, pois não é possível ter duas Eireli.  Assim como na sociedade limitada, para instituir uma empresa como Eireli, é necessário que seja feito o registro na junta comercial, e realizar a inscrição em órgãos como a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, e a Prefeitura. Dependendo da natureza do empreendimento, será necessária a autorização de alguns órgãos específicos. Como por exemplo, órgãos responsáveis pela saúde, segurança pública, meio ambiente entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (412.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com