TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de empresa de calçados sustentáveis

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2        EMPREENDEDORISMO        6

2.1        MODELO DE NEGÓCIOS – CANVAS        6

2.1.1        Como?        8

2.1.2        O que?        8

2.1.3        Para quem?        8

2.1.4        Quanto?        8

3        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        8

4        GESTÃO DE PROJETOS – (GESTÃO DE ESCOPO)        9

5        MODELOS DE GESTÃO        10

6        LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        11

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICES        16

APÊNDICE A – Livros online, livros didáticos (Unopar), artigos em PDF relacionados ao empreendedorismo e empreendedorismo sustentável e pesquisas na internet.        17


INTRODUÇÃo

A elaboração deste trabalho tem como objetivo fornecer informações e características importantes sobre a criação de uma empresa de calçados sustentáveis, assim como dados atuais sobre esse mercado.

O meio ambiente tem se tornado uma preocupação para toda a população e, com isso, algumas empresas adotam a sustentabilidade na hora de empreender com o intuito de minimizar os impactos ecológicos e conscientizar os consumidores em questões ambientais e sociais. Ou seja, o empreendedorismo sustentável, na qual muitos preferem chamar de “Empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, é aquele que visa diminuir os danos na natureza e buscar por uma lucratividade por meio de processos humanizados e que tenha como prioridade o respeite ao meio ambiente melhorando a qualidade de vida das gerações futuras e, para isso, é necessário que todos os integrantes da organização independentemente do seu nível adotem práticas sustentáveis.

Segundo o Sebrae, o setor de calçados de origem sustentável esta classificado como um dos maiores no ranking mundial, totalizando uma produção acerca de 12,3 bilhões de dólares, com uma fabricação acerca de 800 milhões de pares. Sendo consumida quase a totalidade de pares de calçado dos mais diferentes modelos e tamanhos no ano de 2010.

Uma das maiores necessidades dos clientes é ter um produto que tenha durabilidade, conforto, estilo, características e com custos acessíveis, além de se preocupar com o meio ambiente e sociedade.

Este trabalho está dividido em 06 capítulos. No primeiro foi abordada uma fundamentação teórica sobre o tema. No segundo, falamos sobre o empreendedorismo sustentável e apresentamos a construção da metodologia Canvas. No terceiro, foi desenvolvido o conteúdo sobre Homem, Cultura e Sociedade mostrando principalmente os impactos de uma empresa sustentável na atual sociedade. No quarto apresentamos a Gestão de Projetos por meio da declaração de escopo. No quinto, está apresentado o conceito e as funções do Modelo de Gestão, tendo como destaque a Gestão Inovadora e as ações que as empresas podem realizar para incentivar a inovação e construir um ambiente organizacional criativo. No sexto, a Legislação social e trabalhista aborda as mudanças da reforma trabalhista relacionado a este tipo de empresa.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As empresas que introduzem práticas sustentáveis apresentam uma postura de respeito ao meio ambiente e no mercado, reduzem os recursos diminuindo também os gastos. Além disso, um processo ambientalmente mais responsável gera mais lucratividade a partir de produtos melhores, permitindo inovar na produção.

Diversos estudos apontam a sustentabilidade como peça fundamental da inovação. Reduzir a quantidade de matérias primas usadas na produção ou repensar processos para eliminar o impacto ambiental de certas substâncias traduzindo-se, cada vez mais, em melhoria nos indicadores financeiros da empresa. Em um futuro próximo, as empresas que não adotarem práticas sustentáveis não conseguirão mais competir no mercado. (QUADROS e TAVARES, 2014, p. 30).

Parrish (2008) destaca o empreendedorismo sustentável como mais integrado ao de desenvolvimento sustentável. O mesmo considera o empreendedorismo sustentável como aquele que explicitamente introduz dimensões tanto sociais quanto ambientais no desenvolvimento de uma empresa, a qual possui o foco econômico já existente.



  1. empreendedorismo

Empreendedorismo consiste no resultado da ação de empreender, que por sua vez significa implantar novos negócios, produtos e projetos, seja no mercado ou na própria empresa de atuação, e ainda tomar a decisão de realizar uma tarefa com certo nível de dificuldade e elaboração.

De acordo com a pesquisa (2015) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) a cada dez brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, três deles são empreendedores ou estão planejando desenvolver seu próprio negócio, o que destaca o Brasil como o primeiro no ranking mundial de empreendedorismo com 34,5% comparado aos outros países.

O empreendedorismo sustentável é aquele com uma visão global e com reeducação de hábitos; econômicos, sociais e ambientais que utilizam estratégias que aumentam a qualidade de vida da sociedade atual e promovem o bem estar das gerações futuras. Atualmente os consumidores estão se tornando mais conscientes e, com isso, aumenta o nicho de clientes que buscam por produtos mais sustentáveis. No caso dos calçados, essa parcela procura por produto de qualidade, conforte e estilo, além de estar disposto a pagar um preço diferenciado para a empresa na qual melhor suprir essa necessidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (313.9 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com