TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de uma empresa

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

ABERTURA DE UMA EMPRESA

Para abrir uma empresa e fazer com que ela tenha sucesso é preciso passar por várias etapas, entre elas estão as 4 esferas que são os 4 P’s do Marketing.

Dias (2004), define Marketing como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis incontroláveis de marketing: produto, preço, praça e promoção. Baseado nesse contexto, Cobra (2007) define os 4 P’s explicitados minuciosamente:

• Produto: o produto ou serviço são ditos como certos quando atendem e porque não dizer excedem as expectativas do consumidor, atendendo assim, aos requisitos básicos do produto: tamanho, qualidade e design.

Esse refere-se à maneira como os consumidores percebem sua empresa e seu produto em relação à concorrência. Sabendo que há um risco em focar apenas no produto para suprir as necessidades do consumidor. Mesmo que as estratégias ligadas aos produtos sejam importantes para o sucesso da empresa, essas nem sempre representam vantagens competitivas. Atualmente os produtos são diferenciados pelo posicionamento no mercado, pela força da marca ou pelo relacionamento que têm com seus consumidores, em quase todos os segmentos. Isso quer dizer que a força das marcas ou das empresas foram baseadas na qualidade do produto, mas hoje essa qualidade não é suficiente. Com o mercado altamente competitivo a qualidade do produto é o mínimo que se pode oferecer.

Então hoje as empresas precisam ter boa qualidade, mas também tem que chamar a atenção pela forma de embalagem, serviços, propaganda, serviços para o consumidor e outras coisas que as pessoas dão valor.

• Preço: o consumidor alvo deve sentir que está pagando um preço justo pelo produto, que o preço corresponda à necessidade e o desejo do consumidor a possuir um determinado produto.

Com a concorrência acirrada, competir por preço pode ser muito arriscado, pois o cliente pode optar por uma outra empresa por causa do valor a ser pago. Então é mais vantajoso oferecer valor ao cliente, manter a oferta básica de seus produtos, sem oferecer valor agregado, assim a empresa tende a crescer e a trazer mais clientes devido a qualidade e o preço acessível dos produtos.

• Praça: deve estar localizado junto ao mercado desejado e vantajoso no momento da distribuição, transporte, armazenagem e embalagem.

Logística e pontos de venda são estratégias essenciais para a eficácia das vendas, pois não adianta ter um bom produto e divulgá-lo se as pessoas não puderem ter um fácil acesso a ele. A distribuição é fundamental para o sucesso da empresa, mas também é preciso que o ponto de venda esteja preparado para receber os clientes: estrutura, atendimento e beleza. E tudo se relaciona com o relacionamento com o cliente, um produto bom e um atendimento excelente garante clientes e trazem novos clientes para a empresa.

• Promoção: é um conjunto de ações que começa na publicidade, passa para as relações públicas, promoção de vendas, venda pessoal e o merchandising, que utilizados da maneira correta são capazes de estimular a realização das vendas.

A promoção é utilizada como estratégias para diferenciar e posicionar a marca. Uma boa promoção garante que a marca tenha visibilidade e, mais do que isso, sejam assimiladas pelo público e sempre relacionadas com as características que querem transmitir ao consumidor. Mas a qualidade do produto e o segmento são bastante similares, assim como os preços e as estratégias de promoção, então a empresa precisa ter uma boa relação com o cliente para que esta possa ser determinante na hora da compra. Percebendo que o valor dos benefícios intangíveis, relacionados com a prestação de serviços diferenciada, ou atendimento pesam muito na hora do cliente escolher a empresa para efetuar a compra.

De acordo com essas definições, a aplicação do marketing está relacionada com a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, por meio desses conceitos, é possível analisar que o marketing surgiu devido à necessidade das empresas buscarem inovações com o aparecimento de seus concorrentes, ou seja, os clientes não buscam somente preço como antes, hoje eles querem benefícios que podem ser percebidos como um valor, um diferencial que aquele determinado produto oferece.

Conforme observado, Kotler (2000) elenca que todas essas ações são formas de procurar encantar os clientes, já que esses ficaram cada vez mais difíceis de serem agradados, pelo fato de serem mais críticos do que há alguns anos. Com isso quanto mais as empresas conhecem seus consumidores, melhor conseguirão oferecer promoções, produtos, serviços e outras vantagens para eles.

Com base nas definições acima, faremos os devidos lançamentos nos razonetes da Empresa de Chinelos Daora, que ficaram da seguinte forma:

ATIVO PASSIVO

CAIXA CAPITAL SOCIAL FORNECEDORES

(1) 120.000,00 21.300,00 (2) 120.000,00 (1) 14.200,00 (3)

(4) 2.000,00 150,00 (7)

100.550,00

ESTOQUE MERC. IPTV: PAGAR ÁGUA A PAGAR

(2) 35.500,00 12.000,00 (3) 750.000,00 100,00 (9)

(3) 14.200,00 2.500,00 (11)

33.000,00

ENERGIA A PAGAR TELEFONE A PAGAR

350,00 (1) 180,00 (8)

LUCROS DE EXERCÍCIO

7.970,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com